Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Coordenação de Políticas para Juventude participa do festival ‘Games for Change’
Entre os dias 20 e 25 de junho, a coordenadora de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Gabriela Vallim, participa do festival Games for Change (G4C), sediado em Nova Iorque (EUA). O evento une os principais criadores internacionais de games e visa promover a pesquisa, a criação, a aplicação e a disseminação de jogos digitais que transformem positivamente a sociedade.
O objetivo do festival é explorar o papel dos games, do jornalismo e da mídia independente em projetos de informação desenvolvidos por meio de desafios educacionais e sociais nas periferias urbanas do continente americado. Além de Gabriela Vallim, o Brasil também participa representado pelo diretor da G4C América Latina, Gilson Schwartz, que irá compartilhar experiências, visões e desafios na criação da "Era do Engajamento Lúdico".
A coordenadora participará amanhã (24) de um debate sobre políticas de democratização da comunicação por meio da criação de plataformas digitais colaborativas e inclusivas. Gabriela apresentará as ações do Plano Juventude Viva em São Paulo e levará uma proposta aos participantes do festival: a produção de um game que aborde a temática da juventude negra brasileira. “Nós precisamos nos conectar com as ações de comunicação e tecnologia de outras partes do mundo que possam auxiliar as nossas transformações sociais”, afirmou.
A professora Livia Ferolla também integra a delegação brasileira. Ela fará a tradução simultânea e apoio de produção, além de contatos com autoridades e lideranças do terceiro setor em Nova Iorque. Todos os gastos de passagem aérea serão cobertos pela FUSP, (Fundação de Apoio à USP).
Sobre Gabriela Vallim
Sua trajetória enquanto ativista começa aos 13 anos, quando participou do Programa da Secretaria Municipal de Educação – Imprensa Jovem e Nas Ondas do Rádio. Aos 17 ingressa na universidade através do curso de Comunicação Social – Jornalismo.
Entre diversas ações realizadas em sua trajetória, com 21 anos foi uma das idealizadoras do #15contra16 – Festival Musical Contra a Redução da Maioridade Penal, que resultou em uma campanha com diversas personalidades sobre o tema.
Em setembro de 2015, representou o Brasil na Conferência Geral da ONU nos Estados Unidos, na qual foram abordados os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável pautando a violência sofrida no Brasil pela juventude negra.
Hoje, à frente da Coordenação de Políticas para Juventude da Prefeitura de São Paulo, Gabriela Vallim assume o desafio de articular ações para a juventude, pautadas no Plano Juventude Viva, em especial o Programa Bolsa Trabalho e a elaboração de um Plano Municipal de Juventude, transformando as políticas públicas de juventude em políticas de Estado.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk