Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Exibindo 1 para 1 de 2
Segunda-feira, 9 de Março de 2020 | Horário: 13:25
Compartilhe:

SMDHC participa de evento que lança mostra de desenhos de alunos vencedores de concurso para ilustrar cartilha da Lei Maria da Penha

-

 

 

Nesta segunda-feira (09/03), a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Claudia Carletto, representou o prefeito Bruno Covas no seminário “Lei Maria da Penha: como podemos construir um futuro sem violência contra as mulheres?” e lançamento da Mostra de Desenhos dos alunos vencedores do concurso, que leva o mesmo nome, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. O concurso foi promovido de forma transversal pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo e a Secretaria de Educação do Estado em setembro de 2019.

8.432 desenhos de estudantes da rede pública de ensino do estado de São Paulo participaram da competição que selecionou, em 1º e 2º lugares, os desenhos que ilustram a nova Cartilha da Defensoria Pública sobre a Lei Maria da Penha.

A vencedora do concurso na primeira posição, Talita Vieira, 17 anos, estudante da Escola Estadual Profª Helena Cury de Tacca, localizada em Franca no interior de São Paulo, terá o seu desenho estampado na capa da cartilha da defensoria e mesmo tão jovem, demonstrou esclarecimento ao falar sobre o ciclo de violência vivenciado pelas mulheres desde a formação da sociedade.“O concurso me fez refletir sobre essa questão e no desenho eu pude representar o que para mim pode ser a solução para combater essa violência, mulheres unidas para que nossa voz seja cada vez mais ouvida” revelou.

A estudante Gabriela Santos Firmino, da Escola Estadual João Brásio, localizada em Adamantina, também no interior do estado, ganhou em segundo lugar e sua obra compõe a parte interna da cartilha.

Na cerimônia, o defensor público – geral do estado de São Paulo, Dr. Davi Eduardo Depiné Filho, parabenizou a iniciativa da Escola da Defensoria Pública do Estado e dos Núcleos de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres e da Infância e da Juventude, em trazer para o ambiente escolar uma discussão tão importante como violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha.

Para a secretária de direitos humanos e cidadania Claudia Carletto, a iniciativa é um exemplo claro do princípio de transversalidade em que a gestão Bruno Covas vem trabalhando na cidade de São Paulo. “Infelizmente a violência contra a mulher é democrática e afeta mulheres de todas as raças, idade e classe social. Por isso, nós enquanto agentes de mudança e como representantes do poder público, precisamos agir para combater essa violência também de forma democrática, usando de toda a força da máquina pública.”

Participaram do evento a representante da Secretaria de Educação do Estado e Diretora do Centro de Referência Mario Covas, Maria Cristina Noguerol, também a defensora pública coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres, Dra. Paula Santa’ana Machado de Souza, a defensora pública coordenadora do Núcleo Especializado de Infância e Juventude, Dra. Ana Carolina Schwan, a vereadora representante do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Sandra Tadeu, a deputada estadual Edna Macedo e o presidente do Instituto do Legislativo Paulista da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Vinícius Schurgelies.

A mostra de desenhos está disponível para visitação até o dia 13 de Março, das 8h às 20h.
 

 

collections
Galeria de imagens