Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Centro de Cidadania LGBTI realiza ato em memória de Edson Néris da Silva
No próximo dia 25 de Março, o Centro de Cidadania LGBTI Edson Néris, equipamento que pertence a Coordenação de Políticas para LGBTI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, localizado em Santo Amaro, irá realizar uma solenidade em memória dos 20 anos do assassinato de Edson Néris da Silva com a temática “Memória LGBTI e a Luta por Cidadania e Direitos Humanos”.
No Dia Nacional do Orgulho LGBTI, o evento relembra um dos primeiros casos de homofobia reconhecido pelos órgãos públicos na cidade de São Paulo.
O encontro terá debates com a presença de agente de órgãos responsáveis pelo caso Edson e que atuam até os dias atuais no enfrentamento à LGBTIfobia, bem como representantes de coletivos e movimentos sociais.
Relembre o caso Edson Néris
Edson Néris foi assassinado em fevereiro de 2000, apenas por caminhar de mãos dadas com outro homem na Praça da República, região central da cidade.
O caso representou um impulsionador para que políticas públicas para LGBTI começassem a ser criadas. No mesmo ano de sua morte, a Polícia Civil do Estado de São Paulo criou o Grupo de Repressão e Análise aos Delitos de Intolerância – GRADI, e em 2006 foi criada a DECRADI – Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, existente até os dias atuais.
Após um ano de sua morte, foi promulgada a Lei nº 10.948/2001, que prevê sanções administrativas em razão de atos discriminatórios por orientação sexual e identidade de gênero no Estado de São Paulo. E em 2020 foi sancionada pela Prefeitura de São Paulo a Lei 17.301/2020, que prevê tais sanções em nível municipal.
Programação:
10h – 11h: Solenidade de Abertura:
Edson Néris da Silva: Luta por Direitos e Cidadania LGBTI e enfrentamento ao ódio homofóbico
Ricardo Luiz Dias
Coordenador de Políticas para LGBTI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.
Gerohannah Barbosa
Coordenadora do Centro de Cidadania LGBTI Edson Néris – Sul, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.
Beto de Jesus
Secretário para América Latina e Caribe da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, pessoas Trans e Intersexuais.
Jorge Carrasco
Delegado Titular da 7º Delegacia Seccional da Polícia Civil do Estado de São Paulo e responsável pelas investigações do homicídio de Edson Néris à época
Marcelo Gallego
Coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo
11h – 12h30:
O papel dos movimentos sociais e dos agentes do sistema de justiça contra os crimes de ódio LGBTfóbico ontem e hoje
Daniela Branco
Delegada Titular da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI) da Polícia Civil do Estado de São Paulo
Valmor Oliveira
Advogado do Centro de Referência e Defesa da Diversidade e Coordenador do Núcleo de Diversidade e Religião da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/SP
Isadora Brandão
Defensora Pública - Coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa da Diversidade e da Igualdade Racial
Marcelo Milani
Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, responsável pelo caso de Edson Néris
Marcelo Gil
Presidente da ONG Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual (ABCDs) – Santo André/SP
Serviço:
Solenidade em Memória dos 20 anos do Assassinato de Edson Néris da Silva
Memória LGBTI e a Luta por Cidadania e Direitos Humanos.
25/03 das 10h às 12h30
Centro de Cidadania LGBTI – Edson Neris
Rua Conde de Itu, nº 673 – Santo Amaro – São Paulo –SP
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk