Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Sexta-feira, 25 de Abril de 2025 | Horário: 17:05
Compartilhe:

Polo Cultural da Terceira Idade José Lewgoy oferece oficinas gratuitas com inscrições abertas

De subsidiária da Escola de Samba da Portela à iniciação de informática e capoeira, todas elas para pessoas com 60 anos ou mais


Oficina de Dança Cigana no Polo, está entre as oficinas com inscrições abertas para pessoas 60+

Localizado no Bairro do Cambuci, o Polo Cultural da Terceira Idade José Lewgoy, mantido pela Coordenação de Políticas para Pessoas Idosas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania possui diversas oficinas culturais que são oferecidas gratuitamente de segunda a sexta-feira para as pessoas com 60 anos ou mais.

Entre as oficinas que estão com inscrições abertas há, entre outras, a Oficina “Viver e Aprender”, de reforço escolar, e as oficinas de regência, coral e canto, de capoeira, de iniciação e solução de dúvidas de informática e Smartphone até a Oficina “Projeto Geração Portela Cambuci 60+” dada pelo Consulado da Portela de São Paulo, representante oficial da famosa e tradicional Escola de Samba carioca.

As oficinas são frequentadas por 425 pessoas idosas ativas. “Viver e Aprender” nasceu por iniciativa das próprias frequentadoras do Polo que frequentam uma outra oficina, a de “Memória Criativa”, e detectaram que algumas colegas, que não tiveram oportunidade de frequentar a escola, tinham dificuldades para ler e fazer contas e decidiram ajudá-las.

Muitas delas eram professoras ou profissionais liberais, tais quais como advogadas e administradoras de empresa, e entre as pessoas que resolveram ajudar há senhoras que vieram de outros estados, em geral do Nordeste e que passaram a vida trabalhando no campo, antes de se mudarem para a cidade de São Paulo.  

O resultado foi uma via de mão dupla, pois as pessoas na faixa de 70 anos ou mais que ajudam as que necessitam passaram a se sentir úteis e as que são ajudadas vislumbram um novo mundo com as coisas que estão aprendendo, a partir da leitura, como o simples fato de assinar o nome, e pela aritmética, que as capacitam a manipular o dinheiro em suas compras. As oficinas utilizam matérias lúdicos feitos de reciclagem produzidos pelas próprias colaboradoras.

Há outras oficinas cujos colaboradores são pessoas idosas aposentadas como a “Tira Dúvidas de Informática e Smartphone” que trabalha com a iniciação digital e que funciona por ordem de chegada. O responsável pela oficina chama-se Hélio Maeda e há três anos, duas vezes por semana, se dedica a esse trabalho como voluntário.

A oficina Geração Portela do Cambuci 60+ é dada pelo Consulado da Portela de São Paulo, representante da famosa escola de samba carioca, que está localizado em Itaquera, Zona Leste, e que faz um trabalho com crianças e adolescentes por meio da música e do aprendizado de instrumentos musicais. O Consulado visitou o Polo e se propôs a adaptar a atividade para pessoas idosas. A oficina reúne atualmente 13 pessoas idosas, a grande maioria mulheres.

Parte dos instrumentos musicais utilizados vem de outra oficina que utiliza o método Yura do Japão, de terapia através da musicalidade, com colaboradores que foram conhecer a metodologia no país de origem, incluindo a própria coordenadora do Polo, Rosângela Cruz, mais conhecida por Tina Cruz, e que retornaram ao Brasil para propagar o método. Há grupos 60+ formados inclusive na Universidade de São Paulo (USP).

SERVIÇO

Polo Cultural da Terceira Idade José Lewgoy

Rua Teixeira Mendes, 262, Cambuci

Tel.: (11) 3207-9713

Confira a programação aqui. (Dias de semana e horário sujeitos a alteração)

collections
Galeria de imagens