Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Prefeitura de São Paulo inaugura Centro de Referência de Promoção de Igualdade Racial Carandiru
A Prefeitura de São Paulo inaugurou hoje (15/01) o Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial Carandiru, localizado na zona Norte da cidade, para atendimento a vítimas de racismo e injúria racial. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para igualdade Racial.
A inauguração contou com a presença da Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Regina Santana, da Secretária Executiva Adjunta de Promoção da Igualdade Racial, Elaine Gomes, e de nomes importantes do combate ao racismo na cidade, como a representante do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Cida Costa, e o Reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente. Também estiveram presentes o Subprefeito de Vila Maria e Vila Guilherme, Roberto de Godoi Carneiro e a presidente da Apoio da Associação de Auxílio Mútuo da Região Leste, Sirlândia Almeida Mendes.
De acordo com a Secretária, Regina Santana, com essa inauguração a Prefeitura de São Paulo amplia sua rede de atendimento e reafirma o comprometimento da pasta com a promoção da igualdade racial. “A Secretaria oferece para a população um atendimento pessoal e personalizado, que inclui a articulação com organizações da sociedade civil sediadas na região e com órgãos públicos, honrando seu compromisso com a população que enfrenta situações de racismo e discriminação em seu cotidiano”.
Com atendimento humanizado, realizado por uma equipe multiprofissional de advogados, psicólogos e assistentes sociais, o equipamento também oferece cursos, oficinas e palestras, além de atuar em sintonia com organizações locais, coletivos, instituições de ensino e órgãos como a Defensoria Pública, a Delegacia Especializada (DECRADI) e o Ministério Público.
No evento de inauguração, a Secretária Executiva de Promoção da Igualdade Racial, Elaine Gomes de Lima destacou a importância da interlocução entre Governo e Sociedade Civil e ressaltou que “O olhar atento e especial à política de igualdade racial do Prefeito Ricardo Nunes tem sido fundamental na concretização das ações de enfrentamento ao racismo”.
O Centro de Referência de Promoção Racial Carandiru é o quarto equipamento localizado na Zona Norte. Na região, os outros equipamentos atendem a população na Vila Guilherme, Brasilândia e Vila Nova Cachoeirinha. Ao todo, a SMDHC, por meio de sua Secretaria Executiva de Promoção da Igualdade Racial, mantém 15 Centros de Promoção de Igualdade Racial, de uma rede com unidades espalhadas por toda a cidade.
SERVIÇO
Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial Carandiru
Endereço: Rua General Ataliba Leonel,1618, Carandiru.
Dias e horários de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk