Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Prefeitura de São Paulo inaugura três novos Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial

O racismo deixa marcas sociais e psicológicas difíceis de serem reparadas. Para prestar atendimento às vítimas de racismo e injúria racial, que pela legislação se equipara ao racismo, a Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Secretaria Executiva e da Coordenação de Políticas para Igualdade Racial, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), inaugurou oficialmente três novos Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial (CRPIR). Com as inaugurações dos centros de CRPIR Vila Nova Cachoeirinha (04/04), CRPIR Grajaú (07/04) e CRPIR Giovanni Gronchi, a rede de apoio completa 15 unidades que estão disponíveis para prestar esse tipo de atendimento para a população.
A inauguração contou com a presença da Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Regina Célia Santana, da Secretária Executiva Adjunta de Promoção da Igualdade Racial, Elaine Gomes, da Coordenadora da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, Adriana Vasconcellos e de nomes importantes do combate ao racismo na cidade.
De acordo com a Secretária Regina Célia Santana, com essas inaugurações, a Prefeitura de São Paulo amplia sua rede de atendimento com equipes multidisciplinares e reafirma o comprometimento da pasta com a promoção da igualdade racial. Segundo a secretária, “o equipamento visa ouvir as pessoas, e também fazer com que as suas denúncias sejam encaminhadas para os órgãos competentes”.
Com atendimento humanizado, realizado por uma equipe multiprofissional técnica, os equipamentos também oferecem cursos, oficinas e palestras, além de atuar em sintonia com organizações locais, coletivos, instituições de ensino e órgãos como a Defensoria Pública, a Delegacia Especializada (DECRADI) e o Ministério Público. Os locais contam com copa, banheiros e bibliotecas, além de salas para ocorram os atendimentos, bem iluminadas e com cores vivas e aconchegantes.
A Secretária Executiva de Promoção da Igualdade Racial, Elaine Gomes de Lima, comentou como é feita a escolha dos locais para as unidades, em específico, o CRPIR Grajaú. Segundo ela, “a gente pensa com muito carinho, a escolha do espaço, do local. Foi com muito cuidado que escolhemos, essa casa. O nosso objetivo é trazer a percepção de uma casa, acolhimento. Para que a pessoa possa chegar aqui, fazer a denúncia, se abrir e se sentir em casa, acolhida, pelas advogadas, assistentes sociais, psicólogos e equipe operacional que compõe essa luta pela igualdade racial”.
Os Centros de Referência de Promoção Racial fazem parte de uma rede de equipamentos mantidos pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, constituída por 15 unidades dispostas por todas as regiões da cidade.
Novos Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial (CRPIR):
CRPIR VILA NOVA CACHOEIRINHA
Rua Franklin do Amaral, 1122, Vila Nova Cachoeirinha
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
E-mail: smdhccrpircachoeirinha@prefeitura.sp.gov.br
Celular/ Whatsapp: (11) 98467-5086
CRPIR GRAJAÚ
Av. Carlos Oberhuber, 503, Vila São José.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
E-mail: smdhccrpirgrajau@prefeitura.sp.gov.br
Telefone: (11) 5925-4782.
Whatsapp: (11) 96139-6327.
CRPIR GIOVANNI GRONCHI
R. Thereza Mouco de Oliveira, 157, Vila Maracanã.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
E-mail: smdhccrpirgiovannigronchi@prefeitura.sp.gov.br
Telefone: (11) 2367-6335.
Whatsapp: (11) 95373-0396.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk