Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania é autorizada a exibir certificação nas normas ABNT NBR ISO

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) passa a exibir em seus materiais de divulgação o símbolo da certificação ABNT NBR ISO concedida para a cidade de São Paulo, a primeira capital brasileira a alcançar os mais altos níveis de certificação nas normas, classificando-a como um município inteligente, sustentável e resiliente. O Secretário Adjunto de Inovação e Tecnologia Humberto de Alencar esteve na SMDHC, na terça-feira, 08/04, para uma reunião de entrega da certificação para a Secretária Regina Santana.
A ABNT NBR ISSO é uma norma brasileira, que corresponde à norma da International Organization for Standartization (ISO), e cria padronizações com qualidade internacional.
São Paulo destacou-se como epicentro da tecnologia e qualidade de vida, alcançando os níveis máximos de certificação: ISO 37120 (Cidades Sustentáveis - Platina), ISO 37122 (Cidades Inteligentes - Ouro) e ISO 37123 (Cidades Resilientes - Platina). No caso, da SMDHC mereceram destaques os programas de sua Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento, entre os quais o "Cozinha Escola", desenvolvido conjuntamente com 65 associações da sociedade civil, que receberam recursos da Prefeitura de São Paulo para reforma de cozinhas industriais, instalações e utensílios. Cada associação distribui no mínimo 400 refeições diárias para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Ao todo foram 19 áreas em todos setores da administração municipal auditados. Foram avaliados entre outros setores Saúde, Educação, Trabalho/Empreendedorismo (Vaitec, Bolsa Trabalho, Fashion Sampa, Afro-Empreendedorismo), Verde-Meio Ambiente-Mudanças Climáticas (São Paulo Mais Limpa, SP Mais Verde, SP VerdeAzul), Segurança (Smart Sampa) e Zeladoria Urbana (Gaya, Urano, Programas de Asfaltamento e Trânsito Faixa Azul). Também foram analisadas as áreas de Resiliência e Eventos Extremos (CGE Baixas e Altas Temperaturas), Cultura, Esporte e Lazer (eventos internacionais), Infraestrutura e Obras, Habitação (Urbanização de Favelas, Pode Entrar), Programas de Sustentabilidade (Green Sampa, Resíduos Sólidos, EcoPontos), Alimentação/Abastecimento/Agricultura (Cozinha Escola, segurança alimentar, hortas urbanas, Sampa Mais Rural) e Tecnologia (Descomplica, 156, FabLab, FabLab games, SampaCast, Teia, GeoSampa, Mobilidade Urbana Elétrica e Antenas 5G).
Marco na evolução das administrações públicas modernas.
Quando um município adota os padrões estabelecidos pelas Normas ABNT NBR ISO 37120, 37122 e 37123, demonstra o compromisso com a melhoria contínua da qualidade de vida de seus cidadãos e se posiciona estrategicamente no cenário global como protagonista de inovação, sustentabilidade e resiliência.
As certificações para Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis representam um marco essencial na evolução das administrações públicas modernas. São instrumentos que permitem a medição e o monitoramento de indicadores em áreas essenciais como economia, saúde, educação, transporte e meio ambiente, entre outras, promovendo uma gestão baseada em dados. Desta forma é facilitada a tomada de decisões, otimizando o uso dos recursos públicos e fortalecendo as políticas de desenvolvimento sustentável.
A implementação dos indicadores normativos também possibilita o intercâmbio de experiências com outras cidades certificadas, criando uma rede global de aprendizado e colaboração. Esse compartilhamento de boas práticas contribui para soluções mais eficazes diante de desafios comuns, como a urbanização acelerada, as mudanças climáticas e a desigualdade social.
A capacidade de atração de investimentos é outro ponto positivo que o título proporciona. As cidades certificadas se tornam mais atrativas para investidores e empresas, gerando novas oportunidades econômicas e sociais. O processo também contribui para a redução dos riscos associados aos financiamentos, resultando em custos mais baixos e maior disponibilidade de recursos para projetos municipais.
O engajamento cidadão também é fortalecido, pois promove a transparência e a participação da população na construção de soluções e na avaliação das políticas públicas. Dessa forma, a governança municipal se torna mais inclusiva e responsável, aumentando a confiança e a satisfação dos munícipes.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O compromisso com as Normas ABNT NBR ISO 37120, 37122 e 37123 alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, consolidando o município como um agente ativo na construção de um futuro mais justo, inclusivo e ambientalmente equilibrado. Uma cidade, ao buscar essa certificação, eleva sua eficiência administrativa e reafirma seu papel como líder na transformação socioeconômica e ambiental de sua região.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk