Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Nesse último final de semana, do dia 16 a 18 de maio, aconteceu a VI Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa, e organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Conselho Municipal da Pessoa Idosa e pela Coordenação dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento teve como objetivo promover a participação social da população e a chance de debater e propor ações que visam a superação de barreiras ao direito de envelhecer e à velhice digna e saudável.
Sob o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação” a VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa discutiu os desafios do envelhecimento com palestras e discussões em eixos temáticos diversos, além da eleição de 20 delegados e suplentes para participar da XVI Conferência Estadual, e a nacional, que devem ser realizadas ainda esse ano.
Após a abertura ainda na sexta-feira, 16/05, com as falas das autoridades presentes, como a Coordenadora de Políticas para a Pessoa Idosa, Josefa Anadethy dos Santos Silva, a Secretária Adjunta de Direitos Humanos e Cidadania, Stella Verzolla e o Sr. Nadir Francisco do Amaral, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e Presidente da Comissão Organizadora da 6ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa – seguida pela leitura do regime interno.
A base do segundo dia do evento ficou por conta dos eixos de discussão, onde foram debatidos temas de importantes para a formulação de políticas públicas. Os eixos foram divididos em 5 temas que englobaram: financiamento e fortalecimento de políticas públicas, proteção à vida e à saúde da pessoa idosa, fortalecimento da participação social e protagonismo da pessoa idosa e o fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro. O desenvolvimento das propostas partir das discussões dos eixos temáticos produziu o material necessário para a deliberação das propostas no terceiro dia, que ainda contou com a eleição dos delegados que participarão da XVI Conferência Estadual.
A Coordenadora de Políticas para Pessoa Idosa, Josefa Anadethy dos Santos Silva, reforçou a importância da Conferência para a construção de políticas públicas voltadas para a população idosa, “Queremos fortalecer os mecanismos de participação e garantir que a voz da experiência seja um elemento central nas decisões que impactam cada um de nós. Que este seja um espaço de diálogo aberto, de respeito às diferenças e de construção coletiva”, disse ela em uma de suas falas ao longo do evento.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk