Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa vai ser realizada no final de semana
Sob o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação” a VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa será realizada no próximo final de semana. O tema proposto interessa a população em geral, pois implica em consequências que afetam diferentes gerações. De acordo com a proposta de Regimento Interno, podem participar, com direito a voz e voto, as pessoas residentes na cidade de São Paulo, a partir dos 16 anos de idade.
Assim, a constatação de que a população caminha para o envelhecimento reveste de importância a Conferência Municipal. De acordo com estudos da Prefeitura de São Paulo, com base nos dados do censo do IBGE de 2022, a cidade de São Paulo tem mais de 2 milhões pessoas acima dos 60 anos, a maioria mulheres, numa proporção de 3 mulheres para cada homem. Ainda de acordo com esse levantamento a população idosa cresceu 51% no período de 2010 a 2022, acompanhando o ritmo verificado no estado, 60,3%, e no país, 56%. Nesse período, na cidade houve um acréscimo de mais 700 mil pessoas nessa faixa etária.
“A Conferência Municipal é a oportunidade que a população tem para influenciar e opinar sobre a necessidade de construir desde já uma sociedade mais justa, respeitosa e humana para a população idosa na cidade de São Paulo. A participação é livre para poder proporcionar que todos os cidadãos e cidadãs possam dar sua contribuição”, afirma a coordenadora de Políticas para a Pessoa Idosa, Josefa Anadete dos Santos Silva.
A VI Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa tem como objetivos promover a participação social para a proposição de ações que visem a superação de barreiras ao direito de envelhecer e à velhice digna e saudável; Identificar os desafios do envelhecimento plural no País, tanto nos instrumentos legais quanto nas práticas exercidas, para a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa; e propor ações de equidade para a defesa, a promoção e a proteção dos direitos e da cidadania de pessoas idosas, a partir da articulação interfederativa.
A VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa também irá eleger 20 delegados e 20 suplentes para participar da Conferência Estadual, que deve ser realizada nos dias 17 a 21 de agosto deste ano, em local a ser confirmado.
SERVIÇO
VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
Data e Local:
16 e 18/05: Bunkyo Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social - R. São Joaquim, 381 - Liberdade, São Paulo
17/05 (trabalho em grupos): Universidade FMU - Campus Liberdade - Prédio 16 - Av. da Liberdade, 899 - Liberdade, São Paulo (segundo dia, debate em grupos).
Quando: 16, 17 e 18/05/2025
Confira a programação completa neste link
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk