Subprefeitura Guaianases

Quinta-feira, 2 de Abril de 2020 | Horário: 08:22
Compartilhe:

Covid19 exige mudanças em velórios

As cerimônias noturnas foram canceladas e o tempo de velório limitado

 Depois de limitar o tempo e a quantidade de pessoas nos velórios, a Prefeitura de São Paulo, por meio do Serviço Funerário Municipal (SFMSP), vai adotar novas medidas para proteger servidores e os usuários dos serviços durante a pandemia do coronavírus.
As ações envolvem a contratação temporária de novos coveiros, locação de veículos, equipamentos de proteção e diminuição do tempo dos velórios. Todas essas ações foram ou serão implementadas com base nas recomendações do Ministério da Saúde.
Embora o Serviço Funerário Municipal tenha 257 sepultadores em seus quadros, cerca de 60% foi afastado por pertencer ao grupo de risco – 60 anos ou mais. Para garantir a prestação dos serviços, a Prefeitura contratou uma empresa privada para fornecer 220 profissionais temporários, que começaram a trabalhar nesta segunda-feira (30). A empresa contratada é a Carrara Serviços Limitada e o valor do contrato é de R$ 8.960.903,40, pelo período de seis meses.
Em média, o Serviço Funerário Municipal realiza cerca de 250 sepultamentos diariamente. No inverno, por exemplo, o número sobe para cerca de 340 ao dia em função do crescimento de doenças e complicações respiratórias.

Tempo de velório

Com base nos decretos municipais nº 59.283 e 59.291, publicados respectivamente em 16 e 20 de março, que estabeleceram situação de emergência e situação de calamidade na capital, o acesso às salas de velório está limitado ao número máximo de 10 pessoas e a duração de 1h. As cerimônias noturnas foram canceladas. Os funerais em casos suspeitos de coronavírus não são recomendados, mas, se for o desejo da família, o caixão deverá permanecer fechado durante toda a cerimônia. O limite de tempo e pessoas no velório vale para todas as causas mortis. O objetivo é evitar aglomerações, uma das formas cientificamente comprovada para evitar a transmissão e, consequentemente, a disseminação do coronavírus.

collections
Galeria de imagens