Subprefeitura Guaianases

Segunda-feira, 23 de Maio de 2011 | Horário: 17:20
Compartilhe:

Desfile Cívico comemora 150 anos de Guaianases

O Desfile Cívico Militar integra o calendário de comemorações do 150º aniversário do bairro de Guaianases

Na manhã deste domingo, 22/5, cerca de mil pessoas se reuniram na rua Salvador Gianetti para comemorar os 150 anos da fundação de Guaianases e prestigiar o tradicional Desfile Cívico do bairro que, esse ano, teve como tema escolhido: a Literatura Nacional.

O evento, organizado conjuntamente com a Diretoria Regional de Ensino de Guaianases (DRE-G) e órgãos ligados à área da segurança pública, contou com a participação e colaboração de militares, estudantes, professores, esportistas da terceira idade que, de forma lúdica, divulgaram as obras e a história de 27 escritores brasileiros, entre eles: Machado de Assis, Castro Alves, Mario de Andrade, Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade. O criador da turma da Mônica, Maurício de Souza, foi representado por alunos da EMEF do CEU Lajeado.

O desfile foi aberto pela banda da Polícia Militar que tocou o Hino Nacional, durante o hasteamento das bandeiras do Município e Estado de São Paulo e a do Brasil. Em seguida, o público acompanhou a parada militar, com apresentações da Polícia Militar, por meio do pelotão do 28º Batalhão, viaturas da Força Tática, Rádio Patrulha, Ronda Escolar, ROCAM (motos), Corpo de Bombeiros e pela Banda de Clarins do Regimento da Polícia Montada “9 de julho”. O helicóptero Águia da PM deu um show à parte com exibições e manobras aéreas.

A Guarda Civil Metropolitana (GCM), que desenvolve junto à Subprefeitura projetos que visam garantir a Segurança Urbana, com destaque à proteção escolar, ambiental, patrimonial e do espaço público, apresentou-se com as suas viaturas e foi saudada pelo público, em especial pelas crianças. A Guarda Mirim fechou o desfile do bloco militar.

Depois, foi a vez de centenas de alunos das escolas, que compõem a rede local de ensino fundamental, apresentar-se em homenagem ao aniversário do bairro. Várias EMEFs, além de estudantes dos CEUS: Jambeiro, Lajeado e Inácio Monteiro e Água Azul trouxeram o melhor da literatura brasileira, emocionando a platéia. As crianças desfilaram com roupas e cartazes alusivos aos personagens das estórias. O escritor Jorge Amado foi homenageado pela EMEF João Ribeiro de Barros, por meio de roda de capoeira e roupas típicas da Bahia.

Para o pedreiro aposentado, Devaldo José de Jesus, 71 anos, que acordou cedo para ver o desfile, “o bairro evoluiu muito e, por isso, temos que comemorar.”. Jesus, que mora numa rua bem localizada no centro de Guaianases, acompanha as comemorações anuais há 15 anos. “Venho pelo prazer estar aqui", concluiu.  

O subprefeito Saint Clair da Rocha Coutinho Sobrinho, prestigiou o evento saudando no discurso de abertura, os Guaianasenses e administradores que o antecederam pelo desenvolvimento da região nos últimos tempos. O “parabéns a você” foi cantado duas vezes. A primeira às 11h, seguido da estoura de fogos de artifício, e no final do desfile, por volta das 13h.

A festa continua no próximo sábado, 28/5, com a realização do Sábado Feliz, sob o comando da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases. O evento acontece no CEU Jambeiro, a partir das 10h. Haverá brinquedos como pula-pula e muitas brincadeiras para as crianças se divertirem.
 

collections
Galeria de imagens