Subprefeitura Guaianases

Quinta-feira, 30 de Junho de 2011 | Horário: 17:33
Compartilhe:

Ação efetiva da Subprefeitura de Guaianases na apreensão de produtos “pirateados” e na Operação Cidade Limpa

O mês de junho trouxe a alegria das festas juninas e a subprefeitura garantiu às comunidades de Guaianases e Lajeado mais segurança

O mês de junho, além da alegria das festas juninas, a subprefeitura trouxe às comunidades dos distritos de Guaianases e Lajeado mais segurança. É o que afirma o engenheiro e coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (CPDU) da subprefeitura de Guaianases, José Almi Alves de Sousa, mestrando na área de Planejamento Urbano e Políticas Sociais: “não há segurança sem antes se pensar em Planejamento Urbano.

Os dois caminham lado a lado, segundo ele. “Quando a população se sente mais segura, passa a participar mais da vida social e se sente mais pertencente à sua cidade”. De acordo com o engenheiro, “quando o Poder Público se faz presente, por intermédio da Fiscalização e divulga tais ações, inibi as práticas ilícitas e propicia qualidade de vida às sociedades”, conclui.

Este exercício de cidadania vem sendo implantado na cidade pelo Prefeito Gilberto Kassab por meio de ações fiscais que coíbem a falta de respeito ao direito de se conviver em coletividade. As calçadas e as praças da cidade, por exemplo, são destinadas à circulação de pedestres e as vias, ruas e avenidas, por sua vez, para o tráfego de ônibus, carros, motos e também de pedestres.

Por essas razões, a cidade de São Paulo tem sido resgata para quem nela habita, trabalha ou estuda. Ultimamente, as ações fiscais que vem sendo realizadas todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, tem tornado a cidade com mais qualidade de vida para os que nela vivem. Conforme, o Coordenador de CPDU, o particular e o individual nunca podem prevalecer sobre o coletivo.

Apreensão recorde de CDs e DVDs piratas

No contexto de garantir a segurança e devolver o espaço público à população, nos dias 13, 23, 25 e, especialmente, no dia 29/6, a supervisão de Fiscalização, com o importante apoio da Guarda Civil Metropolitana, apreenderam cerca de 7mil CDs e DVS piratas na avenida Nordestina, na rua Andes e adjacências. Como essa mercadoria é fruto de falsificação, será destruída por um rolo compressor e não poderá ser reciclada devido à sua matéria prima.

Operação Lambe-Lambe

A Subprefeitura de Guaianases, por meio da equipe Cidade Limpa, iniciou o mês limpando os postes do bairro, raspando com espátulas os panfletos colados por todo o tipo de comerciante, de vidente à limpeza de sofá. No dia 1º de junho, foram limpos centenas de postes localizados na movimentada rua Capitão Pucci, no centro do bairro de Guaianases, e também todas as paredes e caixas de telefonia que ficam no entorno do Mercado Municipal.

No dia 8/6, foram retirados lambe-lambes de mais 267 postes da rua Salvador Gianetti, uma das principais viais do bairro, 42 na Estrada de Poá, 60 na Otelo Augusto Ribeiro, uma via comercial, 15 postes na rua Carnaíba e mais 60 na rua Profº Melo Paiva. No dia 9/6, foram raspados mais 530 postes na Estrada do Lajeado, Estrada Dom João Nery e redondezas.

No dia 30/6, a supervisão de Fiscalização, dentre tantas atribuições ligadas à garantia da vigência, desde 2007, da Lei Cidade Limpa, como: remoção de faixas, aplicação de intimações e multas, retirada de cavaletes e banners, foram limpos outros 1.156 postes localizados na rua Salvador Gianetti. Novecentos orelhões ficaram totalmente livres das etiquetas com apelos sexuais. Outros 200 postes ficaram sem propagandas afixadas na rua Hipólito de Camargo.

Ao total, as 31 subprefeituras removeram cerca 10 mil lambe-lambes de 6 mil postes na cidade. Conforme a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, a operação Lambe-Lambe, retirou, em apenas um dia, mais de 10 mil cartazes de 6 mil postes da capital. O trabalho foi realizado por um batalhão de 300 homens. E a subprefeitura de Guaianases participou intensamente, dando a sua cota de contribuição para transformar a cidade de São Paulo num lugar muito melhor.

A operação é comandada por José Rubens Filho, ex-subprefeito de Cidade Ademar e atual coordenador do grupo especial responsável pela fiscalização da Lei Cidade Limpa que é um marco na regulamentação de publicidade externa. O grupo foi criado pela Prefeitura em fevereiro, deste ano, para reforçar as ações rotineiras por toda a cidade, no intuito de coibir o uso inadequado da publicidade externa na cidade.
 

collections
Galeria de imagens