Subprefeitura Guaianases
Inaugurado mais um Telecentro em Guaianases
Foi inaugurado no dia 22/6 mais um Telecentro em Guaianases. O novo equipamento, ligado à Associação Comunitária Santa Luzia, denominado Viver a Vida, fica localizado na rua Conjunto da Paz, 39, no Jd. Miriam II. Agora, os distritos de Lajeado e Guaianases contam com 13 unidades funcionando a pleno vapor. Especialmente neste mês de férias.
A nova unidade funciona de segunda a sexta das 8h às 18h e no sábado das 9h às 14h. Em média, passam pelo local cerca de 90 pessoas, entre eles, adultos, jovens e crianças. Para efetuarem o cadastro, os menores de 12 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de 18 anos, com os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência.
O Telecentro Viver a Vida possui 18 máquinas que são distribuídas e utilizadas para a realização de cursos e uso livre. Para acessar livremente, basta ter idade acima de 7 anos. Já os cursos são destinados às crianças com idade a partir dos 10 anos. Para o curso de Introdução à Informática, que acontece de segunda à sexta, das 10 às 12h, 14h às 16h e 16h às 18h, já conta com 20 alunos. No dia 18/7, será dado início à nova turma.
O uso livre, por sua vez, tem a duração de uma hora. Depois disso, o internauta deve dar lugar a outro usuário cadastrado. A Supervisora Michele Brito de Souza, informa que, neste período de férias, estão sendo montadas oficinas, a exemplo da oficina de reciclagem, que parte de pesquisas de desenhos e cliparts. Além desta inovação, Michele adianta que o próximo passo é montar uma turma de idosos.
Para a estudante do 6º ano, Jéssica Albuquerque Negreiros da Costa, 11 anos, o novo equipamento ajuda na elaboração de textos que são solicitados pela escola. Já Luana Ferreira Sobral, 13 anos, que, em geral, faz uso livre dos computadores do Telecentro, pretende fazer os cursos pela manhã, pois à tarde tem aula regular numa escola da região. Antes da inauguração do Telecentro, ela gastava três reais, todos os dias, na lan house mais próxima de sua casa. No Telecentro já pesquisou sobre o tema Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes e outros assuntos ligados à disciplina de Ciências.
De acordo com a dona de casa Maria Aparecida Pereira Dias, 43 anos, o curso de Introdução à Informática a ajudará a conquistar uma vaga no ramo do telemarketing. Para o gráfico desempregado, Valmir do Nascimento, 46 anos, “o setor nos obriga a ter conhecimento sobre informática, porque todas as gráficas atualmente possuem equipamentos computadorizados, desde a copiadora de chapa, até as máquinas de impressão e acabamento”, explica. Recém formado no ensino médio, Valmir espera, depois do curso, voltar ao ramo. “Esse Telecentro me deu a oportunidade de continuar no mercado de trabalho”, concluiu o gráfico.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk