Subprefeitura Guaianases
Subprefeitura de Guaianases inspeciona áreas de risco no Jd. São Paulo
Com o período das chuvas, a Subprefeitura de Guaianases está dando continuidade ao trabalho de remoção de famílias que construíram irregularmente suas moradias em áreas classificadas pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da Universidade de São Paulo (USP) como sendo de alto risco de deslizamento de terra. Ao todo, foram identificadas 407 áreas de risco na cidade.
As duas áreas inspecionadas no Jd. São Paulo, nesta quarta-feira, 11/01, ficam bem próximas e foram alvos de desocupação no ano passado. A desocupação da primeira delas, localizada nas proximidades da rua Teotônio Pavão, teve início em abril de 2011, quando o poder público removeu 46 famílias, com o intuito de preservar a vida dos moradores.
A segunda área inspecionada fica na rua Estanislau de Toledo Piza, num terreno que pertence à Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP), onde várias casas foram construídas irregularmente na encosta do morro. Ali, a desocupação ocorreu em agosto de 2011, quando a Subprefeitura realizou uma operação de desfazimento e apreensão de materiais de construção.
Para acompanhar de perto a situação, o subprefeito vistoriou a área e conversou com os moradores sobre a necessidade deles se mudarem o mais rápido possível, já que a terra da encosta está muito molhada e pode ceder a qualquer momento.
Para tanto, informou-lhes sobre a existência do cadastro socioeconômico que as famílias deverão recorrer para cobrirem as despesas com as novas moradias. Além da parceria com a Secretaria da Habitação, o trabalho vem sendo realizado conjuntamente com a Defesa Civil, Supervisão de Fiscalização, Supervisão de Habitação, Coordenadoria de Obras e ATOS – Assessoria Técnica de Obras e Serviços, da Secretaria da Coordenação das Subprefeituras.
Na manhã desta quinta-feira, 12/01, o Subprefeito reuniu-se na sede da subprefeitura com representantes da Cohab, Hab-Lest, para definir em conjunto uma saída para promover uma nova desocupação do local. Ficou acertado que as famílias seriam cadastradas e incluídas no Programa Parceria Social Auxílio-Aluguel para que pudessem ser retiradas da área de risco.
Assessoria de Imprensa
Subprefeitura Guaianases
2961-7278
http://guaianases.prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk