Subprefeitura Guaianases

Segunda-feira, 13 de Junho de 2016 | Horário: 12:17
Compartilhe:

Em um mês, Plano Baixas Temperaturas realizou quase 250 mil acolhimentos

Em média, são encaminhadas para locais protegidos mais de 9 mil pessoas por dia

Em quase um mês de funcionamento, o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas já realizou 247.753 atendimentos. Apenas nesta madrugada, considerada a mais fria dos últimos cinco anos, foram registrados 10.963 acolhimentos.

Durante a estação mais fria do ano a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) intensifica o trabalho na rede de abordagem e atendimento à população em situação de rua, através da “Operação Baixas Temperaturas”. Em média, as equipes de assistência social da Prefeitura encaminham para locais protegidos mais de 9 mil pessoas por dia. A operação especial entra em ação quando termômetros registram 13° C ou menos.

O plano, iniciado neste ano em 16 de maio, tem o objetivo de zelar pela segurança e bem-estar dos habitantes da cidade, promovendo o acolhimento de crianças, adolescentes e adultos em situação de rua durante o período mais frio do ano. Isso porque, por conta da fragilidade nutricional e de saúde desta população, ela está sujeita a risco de morte por choque térmico.

Operação especial

Até o dia 16 de setembro, funciona um esquema especial de atendimento, inclusive com a ampliação de vagas nos 79 Centros de Acolhida da capital. Normalmente, a rede de acolhimento da Prefeitura possui cerca de 10 mil vagas fixas, mas com o plano a rede ganhou mais 1.200 vagas. De acordo com a demanda, haverá ainda a possibilidade de abertura de alojamentos de emergência, quando as vagas ofertadas pela rede forem insuficientes.

Pessoas em situação de rua interessadas no acolhimento devem procurar uma das unidades da rede. A população em geral também pode acionar a operação por meio do telefone 156, com uma solicitação à Coordenadoria de Atendimento Permanente e de Emergência (CAPE), que funciona 24 horas.

Ao serem encaminhadas a um equipamento da operação, as pessoas em situação de rua terão acesso a acolhimento, com camas, cobertores, travesseiros, banho, alimentação e kits de higiene pessoal. A medida é coordenada de forma compartilhada pelas secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e de Coordenação das Subprefeituras, por meio da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (COMDEC).

A implementação do plano de contingência fica a cargo do Comitê Permanente de Gestão de Situações de Baixas Temperaturas, instituído em maio de 2015, composto por representantes de SMADS e das secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras, da Saúde, de Segurança Urbana, de Direitos Humanos e Cidadania, de Transportes e do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE).

Histórico

Durante a Operação Baixas Temperaturas em 2013, foram realizadas 74.645 abordagens e registrados 1.289.306 acolhimentos. Em 2014, foram 62.405 abordagens, além de 1.473.512 acolhimentos. No ultimo ano, foram 145.625 abordagens e mais de um milhão de acolhimentos. Em geral, as vagas são ocupadas de maneira rotativa de acordo com as necessidades dos atendidos e a oscilação da temperatura.

collections
Galeria de imagens