Subprefeitura Guaianases
Programa municipal forma 91 jovens da periferia em direitos humanos
A Prefeitura de São Paulo entregou, na tarde desta sexta-feira (28), os certificados de conclusão para 91 jovens da periferia de São Paulo que participaram da primeira edição do projeto “Bolsa Trabalho – Juventude Viva”. Por um ano, eles receberam mais de 136 horas mensais de formação teórica e prática em direitos humanos e cidadania para articular ações nos bairros onde moram.
Além de modalidades de ensino à distância (EAD), os jovens participaram ainda de atividades do programa federal Juventude Viva e da Prefeitura de São Paulo e de encontros semanais para troca e compartilhamento de experiências. Os bolsistas ainda atuaram em seus territórios de origem com lideranças, agentes do governo local, coletivos culturais e outras organizações da sociedade civil para contribuir com a transformação desses bairros.
No início da ação, foram oferecidas 115 vagas, sendo 60 para mapeamento, diagnóstico territorial e mobilização social, 24 para promoção de comunicação local, 15 para articulação em rede e 16 para fortalecimento da economia solidária e cultura do bairro. Como incentivo para a formação, os jovens recebem bolsa de R$ 1.032.
Entre os critérios de seleção, além de residir em bairros com vulnerabilidade social e ter idade entre 15 a 29 anos, pelo menos 50% das vagas foram reservadas para jovens negros e 50% para jovens mulheres. Cerca de 25% dos jovens cumprem ou cumpriram medida socioeducativa.
Programas
O programa Juventude Viva é um plano de prevenção contra a violência sofrida pela juventude negra, elaborado pela Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República e pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. A ação visa reduzir a vulnerabilidade com estratégias de ampliação de direitos, enfrentamento ao racismo e prevenção da violência, direcionando políticas públicas para os territórios atingidos pelos mais altos índices de mortalidade.
Instituído em 2004 na cidade de São Paulo, o Bolsa Trabalho atinge jovens entre 16 a 29 anos que pertencem a famílias com renda per capita equivalente ou inferior a meio salário mínimo e estejam matriculados na escola ou tenham concluído o Ensino Médio. O programa tem como objetivo estimular a inserção socioeconômica, valorizar as vocações ocupacionais, desenvolver a formação, a experimentação e a habilitação profissional no local de trabalho, além de facilitar a reinserção na vida escolar e a continuidade dos estudos de jovens.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk