Subprefeitura Guaianases
Dia Mundial da alimentação: conscientização para uma vida saudável
Para a nutricionista Kátia Lima, o Dia Mundial da Alimentação é uma data importante para refletir e analisar possíveis formas de melhoria na alimentação da população, e assim avaliar estratégias para a implementação de políticas públicas de educação nutricional em benefício de toda a sociedade.
Segundo ela, as pessoas devem se preocupar com alimentação e assim evitar doenças. “Uma boa alimentação com consumo de todos os nutrientes necessários em equilíbrio pode prevenir doenças e melhorar a saúde do organismo, pois diversos alimentos atuam na regulação dos processos orgânicos e imunidade”, afirma.
Ter uma alimentação balanceada é necessário para a saúde, pois fornece as vitaminas que o corpo precisa para se manter. “O consumo excessivo de alimentos industrializados podem causar diversas comorbidades como obesidade, diabetes, dislipidemias e aumento da pressão arterial, inclusive em jovens, devido à má alimentação atualmente”.
Ela considera importante se alimentar de maneira equilibrada e regular para que o corpo se mantenha saudável. “A alimentação não deve ser obrigatoriamente a cada três horas, porém, deve ter uma frequência com a quantidade adequada para o organismo ter energia ao longo de todo o dia, e não sofrer privações ou excessos, evitando, por exemplo, hipoglicemia e tonturas, por ficar horas sem comer ou acabar tendo má digestão devido ao excesso de alimentos em uma única refeição”, conclui.
Saiba mais
O Dia mundial da alimentação é celebrado no dia 16 de outubro, data que foi criada a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no ano de 1945, que tem como objetivos principais combater a fome, insegurança alimentar e a desnutrição, além de utilizar de forma sustentável os recursos naturais para o benefício de toda a população.
A comemoração se iniciou no ano de 1979 quando a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou a data para chamar a atenção sobre o tema e assim conseguir apoio à causa da fome. A sede da FAO fica localizada em Roma, na Itália, e fazem parte dela 191 países, mais a comunidade Europeia. A meta é reduzir a zero a fome até o ano de 2030.
A FAO incentiva os países na modernização de suas atividades florestais, pesqueiras e agrícolas, assegurando o desenvolvimento sustentável, tendo como compromisso buscar a segurança alimentar e dar acesso à população aos alimentos necessários para uma vida saudável.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk