Hospital do Servidor Público Municipal
Dia Nacional de Conscientização Sobre a Esclerose Múltipla esclarece sobre a doença
Arte: Jéssika Amorim
Instituído pela Lei n° 11.303/2006, o Dia Nacional de Conscientização Sobre a Esclerose Múltipla, celebrado em 30 de agosto, busca informar a população sobre a existência dessa patologia, alertar para a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado.
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica, progressiva inflamatória e autoimune, na qual as células de defesa do nosso corpo atacam o nosso próprio sistema nervoso, como se ele não pertencesse ao nosso organismo, afetando o cérebro e a medula espinhal. O ataque acontece porque o corpo confunde o revestimento dos neurônios com invasores e passa a atacá-lo, provocando interferências na comunicação entre o cérebro e o corpo.
Esta patologia acomete mais mulheres, em uma proporção de duas mulheres para cada homem diagnosticado. Alguns dos sintomas são fadiga, dor, desequilíbrio, fraqueza muscular e alterações cognitivas. Apesar de se tratar de uma doença sem cura, há tratamentos medicamentosos que buscam reduzir a inflamação e os surtos ao longo dos anos.
Dra. Taís Benevides, Médica da Clínica de Neurologia do HSPM.