Hospital do Servidor Público Municipal

Quinta-feira, 31 de Outubro de 2024 | Horário: 11:52
Compartilhe:

Dia Nacional do Doador de Medula Óssea incentiva este ato de solidariedade

Para ser um doador é preciso ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado de saúde e não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue

O transplante de medula óssea é a substituição de células doentes de medula óssea por células saudáveis. Essas células saudáveis podem ser obtidas por meio de um doador ou do sangue de cordão umbilical. A medula óssea é um tecido líquido quer ocupa o interior dos ossos e que realiza a produção dos componentes do sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas).Com essa substituição o organismo do paciente transplantado passa a produzir novas células da medula óssea e do sangue.

Para ser um doador é preciso ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter nenhuma doença impeditiva para cadastro e doação de medula óssea (veja a lista em https://bit.ly/impeditivos ). Levar um documento de identificação oficial com foto. Não é necessário agendamento. O doador voluntário se cadastra no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME) em um dos hemocentros da rede, localizados em todos os estados do país, quando será coletada uma amostra de sangue para avaliação de compatibilidade. É importante ressaltar que a doação de medula óssea não é imediata e dependerá da compatibilidade com um possível receptor.

Veja abaixo onde você pode realizar seu cadastro de doador de medula óssea na cidade de São Paulo:

 

Hospital São Paulo de Ensino - Unifesp São Paulo

Rua Dr. Diogo de Faria, nº 824 - 1º andar - Vila Clementino - São Paulo, São Paulo

Horário: 8h às 17h30 (segunda a sexta-feira)

Mais informações: (11) 5576-4240 Opção:1

Hemocentro da Santa Casa de São Paulo/ Laboratório de Histocompatibilidade

Rua Marques de Itú, 579 - Laboratório 4º Andar - Vila Buarque - São Paulo, São Paulo

Horário: 7h às 17h (segunda a sexta-feira) e 7h às 15h (aos sábados)

Mais informações: (11) 2176-7155

A doação é um ato de solidariedade e que pode ajudar pacientes que têm o transplante como a única chance de cura. Seja um doador!

Pelo Dr. Caio Cássio Adileu Miranda, médico da Clínica de Hematologia do HSPM

 


 

collections
Galeria de imagens