Hospital do Servidor Público Municipal
Dr. Marcos Yoshio Yano retoma a coordenação da Ortopedia do HSPM
Por Luísa Carvalho
Formado em Medicina, pela Universidade Severino Sombra (USS) do Rio de Janeiro, o Dr. Marcos Yoshio Yano retomou a coordenação da Clínica de Ortopedia e Cirurgia de Mão do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), após três anos à frente da direção da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS).
O profissional iniciou sua carreira no HSPM, em 2005, como residente. Em 2011 retornou como servidor do hospital e atuou como preceptor dos residentes médicos. Foi coordenador da Clínica de Ortopedia de 2015 a 2017. Entre 2019 e 2021 foi assessor do ex-diretor do DAS, Dr. Alexandre Crippa Sant'anna, e, entre 2021 e 2024, foi o diretor do DAS.
Sobre sua trajetória, o Dr. Marcos declarou que a pandemia foi o período mais difícil de sua carreira, principalmente na volta à normalização após o período, mas que a experiência lhe trouxe muitos aprendizados e melhorias ao hospital. Considerando isso, houve ampliação do volume cirúrgico em quase 100% entre 2020 e 2023: “Antes trabalhávamos com cinco salas cirúrgicas e hoje trabalhamos com dez” informou.
A implantação do controle de acesso para visitantes e acompanhantes e o aprimoramento do fluxo de comunicação entre as clínicas, diretorias e profissionais do HSPM, foram outras conquistas da gestão. A abertura do Centro de Agendamento Cirúrgico (CAC) (iniciou na gestão anterior – outubro de 2020) também foi uma melhoria importante neste período e teve como foco o preparo do paciente pré-cirúrgico e a otimização dos agendamentos. Como resultado, foram realizados, em 2024, 4663 procedimentos cirúrgicos das diversas especialidades.
“Durante a segunda onda da pandemia, eu contei com a ajuda de várias pessoas, por isso agradeço a toda a equipe, em nome da Dra. Daniela, Dr. Thiago, Dra. Márcia e Dra. Michele, e também agradeço à Superintendente do HSPM e à Dra. Flávia Ivana Pallinger, pelo suporte dado nesta fase; sem isso eu não teria conseguido montar uma equipe qualificada para agir neste período” disse o Dr. Marcos Yoshio. O Ortopedista também declarou que suas funções no HSPM o fizeram aprender a lidar com as pessoas, a conversar e a ser mais incisivo na tomada de decisões: “Nunca pensei em ser gestor. O meu maior aprendizado foi tomar as decisões e, através da apresentação dos números, fazer com que as pessoas entendessem que as mudanças trariam melhoras para todo o hospital”.
A Diretoria de Atenção à Saúde, que tem 1.350 profissionais, é responsável pelas áreas médicas, de enfermagem e assistencial do HSPM. Segundo o relatório 2024, o serviço é composto por 49 unidades, 43 especialidades e 182 subespecialidades. Após a pandemia, o número de consultas dos ambulatórios dobrou, passando de 201.497 (2020) para 404.721 (2023) e o volume de cirurgias passou de 3.834 (2020) para 6.110 (2023) cirurgias graças ao aumento no número de profissionais e a contratação dos anestesistas no Centro Cirúrgico.
“Dirigir o HSPM foi um desafio que superou minhas expectativas. Muito obrigado a todos os que me apoiaram nessa caminhada”, finaliza Dr. Marcos.