Hospital do Servidor Público Municipal
Novo posto oferece atendimento acessível
Por Luísa Carvalho
O HSPM recebeu um Posto de Atendimento Presencial (PAP) da Central de Intermediação em Libras (CIL), com atendimento acessível aos pacientes com deficiência auditiva e surdos.
O atendimento presencial, que teve início no final do ano passado no hospital, é ágil e acontece por meio de uma videochamada, em tempo real. A comunicação é estabelecida entre a pessoa com deficiência auditiva ou surda, o servidor que está atendendo e o intérprete de libras (Língua Brasileira de Sinais), que faz a tradução simultânea de forma acessível e eficiente.
O serviço é oferecido por meio de parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), que conta com intérpretes de libras e visa facilitar a comunicação e o atendimento em equipamentos públicos da cidade de São Paulo. Também é possível acessar o serviço por celular ou tablet, através da plataforma da CIL, pelo link https://call.icom-libras.com.br/smped sem custos para o usuário e sem o consumo de seus dados móveis durante as videochamadas.
Além do atendimento em libras, o HSPM tem investido em melhorias no atendimento às pessoas com deficiência física e visual, por meio de adequações de infraestrutura, e em seus serviços digitais, por meio do site institucional do hospital, que possui linguagem acessível às pessoas com deficiência visual e auditiva.
A lei nº 18.224, de 9 de janeiro de 2025, assegura o direito às pessoas com deficiência auditiva serem atendidas por meio da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, em todas as instituições públicas do município de São Paulo.
Assista ao vídeo produzido pela equipe do HSPM no link https://bit.ly/librasnoHSPM e conheça o passo a passo do atendimento em libras no hospital.
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