Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia

Telecentros

INSCREVA-SE nos cursos presenciais, a Distância e a Curto Prazo, todos gratuitos!

O objetivo desses cursos e capacitações é fomentar acesso gratuito à internet, atividades de inclusão digital para a população e a formação de cidadãos em tecnologias digitais e inovação.

Para saber os cursos e capacitações, as unidades de Telecentro disponíveis e como se inscrever clique no botão abaixo:

 

 

Mais informações:
inovacao@prefeitura.sp.gov.br
Tel.: 11 2075-7240

+Saiba mais sobre as capacitações de Aprendizagem de Curto Prazo

Parceria Fundação Bradesco 

Cursos online, gratuitos e com certificação: https://www.ev.org.br/cursos
 

PROGRAMA DE METAS 2021-2024

O programa Telecentro está no Plano de Metas 2021-2024 da Prefeitura de São Paulo, com o objetivo estratégico de assegurar o acesso à internet como direito fundamental, promover a inclusão digital e a expansão da economia criativa na cidade. A Meta 60 do PdM 2021-2024 é capacitar 300 mil cidadãos em cursos voltados à inclusão digital.
  

+Informações sobre o Plano de Metas 2021-2024 

 

SOBRE O PROGRAMA

A Prefeitura de São Paulo possui 141 Telecentros que realizam, em média, cerca de 164 mil atendimentos mensais. São equipamentos públicos da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia que contribuem para promover o desenvolvimento humano, econômico e social por meio do uso da linguagem digital como elemento básico para o exercício da cidadania.

Política integrada de inclusão digital

A política de inclusão digital da SMIT é composta pelos 141 Telecentros que atuam no letramento digital da população por meio do papel mediador dos agentes no acesso à tecnologia;

Cada Telecentro é único
Algumas unidades possuem características próprias, de acordo com a região onde estão inseridas ou de outros equipamentos públicos próximos (como CEUs, Clubes Esportivos, Bibliotecas, etc). Por isso, acabam reunindo uma gama de serviços que atendem públicos específicos como infantojuvenil, idosos, pessoas em situação de rua, imigrantes, pessoas com deficiência e adultos.

O levantamento da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia revelou, por exemplo, que mais de 30 unidades atendem crianças com mais frequência, enquanto 28 são mais frequentadas por adolescentes. No centro da cidade de São Paulo, há três unidades em que o fluxo de imigrantes é maior.

O papel do agente de inclusão digital
São mais de 230 agentes que permitem às pessoas qualificarem o uso da internet e dos meios digitais. Atendendo aos princípios da Política de Atendimento ao Cidadão, os Telecentros buscam orientar os cidadãos de acordo com a necessidade específica e o tipo de serviço que ele busca realizar nos equipamentos. Isso permite a criação de um espaço de coaprendizado digital e de uso da internet que ultrapassa as redes sociais.

Perfil dos usuários – Mulher Negra
De acordo com diagnóstico realizado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, em 2018, o público que frequenta as unidades é feminino e mais de 50% se declarou negro ou pardo. O horário de maior frequência se dá no horário de almoço entre 12h e 15h. E mais da metade dos usuários costumam utilizar os Telecentros de 1 a 3 horas de duração.

Inclusão digital é inclusão social
Os Telecentros fazem parte da política de inclusão digital da Prefeitura de São Paulo desde 2001 e cumprem papel estratégico na relação com a comunidade. Com cursos de qualificação, monitoria e auxílio na produção de currículos e vagas de emprego, os equipamentos são referência no esforço das pessoas em se recolocarem no mercado de trabalho.

Mais de 75% dos usuários dos Telecentros declaram estar desempregados e utilizam o serviço para buscar emprego e cursos profissionalizantes. Outra frente de atuação é a oferta de palestras, workshops e o aperfeiçoamento das habilidades no uso da internet e dos meios digitais, qualificando os usuários e usuárias tanto para o mercado de trabalho, quanto para o empreendedorismo regional e o desenvolvimento de alternativas para melhorar de vida.

Política integrada de inclusão digital
A política de inclusão digital da SMIT é composta pelos 130 Telecentros que atuam no letramento digital da população por meio do papel mediador dos agentes no acesso à tecnologia; os Digilabs, projeto piloto que visa modernizar o espaço dos Telecentros diante dos desafios da era de hiperconectividade; pelo FAB LAB Livre SP, a rede pública de laboratórios públicos de fabricação digital (FabLabs); e o programa WiFi Livre SP que democratiza o acesso à internet em toda a cidade (em expansão até 2024).

 

Confira a lista de unidades dos Telecentros no link:  https://cloudprodamazhotmail-my.sharepoint.com/:x:/r/personal/mairadossantos_prefeitura_sp_gov_br/_layouts/15/Doc.aspx?sourcedoc=%7B6A0B7CF7-0EB9-400E-AB26-FEAB81845004%7D&file=Unidades_Atualiza%25u00e7%25u00e3o_ASCOM.xlsx&fromShar

Outros links:

 Conheça a série Telecentro Explica

Confira abaixo os editais publicados referentes aos Telecentros:

 2020

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO nº 01/2020/SMIT