Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia

Telecentro Explica

Tutoriais facilitam acesso do cidadão a serviços e ferramentas digitais durante isolamento social

Para facilitar o acesso do cidadão a serviços, a ferramentas digitais e entretenimento online e diminuir sua necessidade de sair de casa em tempos de pandemia e isolamento social, o Telecentro iniciou uma série de mini tutoriais explicativos, denominada “Telecentro Explica”, sobre o uso de aplicativos online tanto da Prefeitura de São Paulo quanto de outras esferas de governo e aplicativos de terceiros. 

 
O primeiro vídeo da série Telecentro Explica é do SP156, e está disponível nas redes sociais do Telecentro. Vamos lá?
 
Vídeo 1: Tutorial SP156 (Aplicativo da Prefeitura de São Paulo)
 
O que é? 
 
SP156: Prefeitura sem sair de casa. Ou onde você estiver! Esse número você já conhece: é o 156 de sempre, para o qual você provavelmente já ligou para fazer algum pedido ou reclamação à prefeitura. Mas agora, como parte da concretização da Política de Atendimento ao Cidadão, o SP156 está muito mais moderno, registrando pedidos e oferecendo serviços direto no seu celular.
 
 
  
Vídeo 2: Tutorial Coronavírus - SUS (Aplicativo do Governo Federal)
 
O que é? 
 
O Ministério da Saúde lançou o app Coronavírus-SUS com o objetivo de conscientizar a população sobre o Coronavírus / COVID-19, para isso, o aplicativo conta com as seguintes funcionalidades: 
 
• Informativos de diversos tópicos (como os sintomas, como se prevenir, o que fazer em caso de suspeita de infecção, etc);
 
• Mapa indicando unidades de saúde próximas; 
 
• Em caso de suspeita de infecção, o cidadão pode conferir se os sintomas são compatíveis com o do Corona. Se positivo, será instruído e encaminhado para a unidade de saúde básica mais próxima; 
 
• Seção de notícias oficial do Ministério da Saúde com foco no Coronavírus;
 
• Acesso às informações sobre Fake News (notícias falsas) relacionadas ao Coronavírus.