Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia
SMIT presente no Primeiro Encontro do Distrito de Inovação de São Paulo
Na última terça-feira, 26, aconteceu a 1ª Conferência do Distrito de Inovação da Cidade de São Paulo, entre a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, universidades, institutos de pesquisa e representes do ecossistema de inovação e tecnologia da capital.
O grupo, criado em 2 de julho após Assinatura do Protocolo de Intenções, se reuniu pela primeira vez no Centro de Inovação da USP (INOVA USP), promovendo discussão das chamadas áreas de inovação, para decidir o que é mais vantajoso para cidade em termos de tecnologia. Contou com a presença de autoridades, gente do meio tecnológico, além do Secretário Adjunto de Inovação e Tecnologia, Humberto de Alencar.
No evento, foram criadas mesas redondas com diversos temas, para que convidados e autoridades fizessem essa troca de informações. Houve pautas como: ‘’Cidades Inteligentes e Questões urbanas para Distritos de Inovação no Brasil: conceitos e propostas’’, ‘’Papel estratégico dos Distritos de Inovação e Parques tecnológicos’’, ‘’Aceleração para maturidade tecnológica via colaboração acadêmica e empresas compradoras de tecnologia’’, entre outros.
Confira as premiações dos certificados ISO:
ABNT NBR ISO 37123:2021
O distrito, mais do que uma expressão urbana, se baseia no conceito de Geografia da Inovação, procurando integrar Secretarias de Estado, USP, Instituto Butantã, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Prefeitura do município.
“A função do Distrito é agregar e direcionar todos os profissionais que trabalham em inovação para pensar em temas relevantes na sociedade; pensar em coisas profundas”, afirmou André Aquino, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, um dos organizadores do evento. O objetivo, lembrou Marcos Bruno, membro do Comitê Gestor do distrito, é promover uma aliança estratégica que crie sinergia, articulação e criação de valor entre as entidades envolvidas e estimule, também, o desenvolvimento de contatos internacionais.
Humberto aproveitou para relembrar que a cidade de São Paulo alcançou a certificação máxima nas Normas ABNT NBR ISO, que regulamenta e classifica um munícipio como Inteligente, Sustentável e Resiliente. São duas Platinas e um Ouro nas categorias.
Isso mostra ainda mais a importância do Distrito de Inovação, para que de forma recorrente inovação e tecnologia sejam priorizadas, com projetos que avancem, ajudando na proximidade do cidadão com o melhor que há de digital. A SMIT se mostra empenhada e aberta para mais encontros, melhorando os nossos serviços e ações para a população.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk