Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia
Descomplica SP: a Prefeitura perto da sua casa
Descomplica SP é uma praça de atendimento presencial onde o cidadão de São Paulo encontra, em um só lugar, cerca de 350 serviços municipais, como a validação da senha web, cadastro para recebimento de benefícios sociais, o requerimento do Seguro Desemprego, dentre muitos outros, além de contar também com diferentes serviços estaduais e federais em cada unidade (veja quais).
Com um novo padrão de atendimento ao cidadão, mais ágil, integrado e descentralizado, onze unidades do programa já operam na Capital: em São Miguel Paulista, Penha, São Mateus (zona Leste), Campo Limpo, Jabaquara, Capela do Socorro (zona Sul), Santana/Tucuruvi, Vila Maria/Vila Guilherme (zona Norte), Butantã (zona Oeste), Cidade Tiradentes (zona Leste) e a mais recente Ipirianga (zona Sul).
Descomplica SP Digital
O Descomplica Digital é um espaço de cidadania digital dentro das unidades do Descomplica, para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos.
Os atendentes são capacitados para entender a necessidade, identificar o serviço correspondente e ajudar o cidadão a realizar cada etapa do serviço digital: https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br/
Política de excelência
Lançado em março de 2018, em um projeto-piloto na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na Zona Leste, o programa Descomplica SP já realizou mais de 4,8 milhões de atendimentos na Capital, com um índice de satisfação de 99% pelos cidadãos.
É o início da concretização da Política de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de São Paulo, que estabelece, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, diretrizes e padrões de excelência nos serviços ofertados pela administração municipal, incluindo aqueles prestados por terceiros ou mesmo por empresas contratadas.
A nova política de atendimento foi instituída a partir do decreto 58.426/18, assinado pelo prefeito Bruno Covas, e tem foco na promoção e no acompanhamento da qualidade dos serviços municipais, assegurando atendimento mais integrado, ágil e eficiente. Também aponta o norte quanto a conceitos relacionados à acessibilidade, à priorização dos canais eletrônicos de atendimento ou mesmo quanto a necessidade de capacitação e treinamento técnico constante dos servidores públicos.
dos servidores públicos.