Instituto de Previdência Municipal

Ações e Programas

Esta seção traz informações sobre os instrumentos de planejamento e acompanhamento da execução das políticas públicas e Orçamentárias

A Execução Orçamentária consiste no cumprimento das regras para a realização da despesa tributária, conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Dessa forma, a execução orçamentária pode ser entendida como a trajetória da despesa pública, com identificação das condições de seu início e seu término

O Plano Plurianual (PPA), previsto no art. 165, I da Constituição Federal, é o principal instrumento de planejamento público para orientação estratégica e para o estabelecimento de prioridades e metas. Materializado por meio de Programas e Ações da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), o PPA apresenta as despesas de capital e custeio decorrente de todas as áreas do governo, dando transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos.

O Projeto de Lei contendo o Plano Plurianual (PPA) deve ser enviado ao Poder Legislativo até 30 de setembro do primeiro ano de mandato e deve ser votado pela Câmara Municipal até o fim desse mesmo ano. Dessa maneira, o Plano Plurianual (PPA) tem validade para os três últimos anos da gestão seguinte.

A programação da execução orçamentária deverá seguir o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), prevista no art. 165, II da Constituição Federal, que é o instrumento, de iniciativa do Poder Executivo, para o estabelecimento de metas e prioridades do exercício financeiro da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), pelo período de um ano. Além disso, a execução orçamentária deverá atender as receitas vinculadas às finalidades específicas, independentemente do exercício de ingresso.

Nesse sentido, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) prevê a realização das despesas de capital para o exercício seguinte e confere a possibilidade de realização mais imediata do PPA. Além disso, tem como função a orientação da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que dispõe sobre as alterações na legislação tributária, o estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento e manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas.

A LOA também institui critérios e formas de limitação de emprenho, a determinação das normas relativas ao controle de custos, e a avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos, estabelecendo condições e exigências para transferência de recursos a entidades públicas e privadas.

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, elaborado com apoio da Secretaria Municipal da Fazenda, deve ser enviado para o Poder Legislativo até 15 de abril de cada ano, para votação até 30 de junho desse mesmo ano. Ele deve ser submetido a duas audiências públicas até a data da votação.

Outras informações a respeito dos instrumentos de orçamento público podem ser encontradas no site da Secretaria Municipal da Fazenda e na página de Receitas e Despesas do Portal da Transparência.

 Despesa orçamentária do Regime Próprio de Previdência Social do Município de São Paulo - SP:


ORÇAMENTO 2024
abr/24
IPREM
Orçado
Atualizado
Empenhado
Liquidado
86.675.793,00
93.441.344,64
67.743.574,55
20.659.569,83
abr/24
FUNPREV
Orçado
Atualizado
Empenhado
Liquidado
6.574.065.209,00
6.855.865.083,41
2.009.695.238,45
2.004.293.246,11
abr/24
FUNFIN
Orçado
Atualizado
Empenhado
Liquidado
6.947.362.830,00
6.936.875.234,27
2.136.338.801,98
2.133.622.586,56

 


 
ORÇAMENTO - 2023** IPREM    
       
Orçado Atualizado Empenhado Liquidado 
R$ R$ R$ R$
93.873.280,00    85.704.160,37  76.258.470,56   60.022.136,92 

 

ORÇAMENTO - 2023** FUNFIN    
       
Orçado Atualizado Empenhado Liquidado 
R$ R$ R$ R$
6.809.737.529,00    6.601.821.273,33  4.523.125.154,09  4.521.507.246,52

 

ORÇAMENTO - 2023**FUNPREV    
       
Orçado Atualizado Empenhado Liquidado 
R$ R$ R$ R$
5.754.656.844,00    6.421.433.170,99  4.425.004.696,19  4.424.700.312,65

Informação Atualizada em 26/10/2023

 

 

 
ORÇAMENTO - 2022** IPREM    
       
Orçado Atualizado Empenhado Liquidado 
R$ R$ R$ R$
12,367,254,376.00    8.244.607.198,00  2.819.095.881,96   2.799.530.519,09 

 

ORÇAMENTO - 2022** FUNFIN    
       
Orçado Atualizado Empenhado Liquidado 
R$ R$ R$ R$
    5.283.857.162,95  3.218.693.052,21   3.203.881.868,36 

 

ORÇAMENTO - 2022**FUNPREV    
       
Orçado Atualizado Empenhado Liquidado 
R$ R$ R$ R$
    3.822.932.282,79  3.249.238.065,30  3.248.398.461,39

**Informação atualizada em 31/10/2022

 

ORÇAMENTO - 2021*    
       
Orçado Atualizado Empenhado Liquidado 
R$ R$ R$ R$
 11,479,700,289.00  11,479,700,289.00   10,948,657,585.03  10,936,055,232.60 

 

ORÇAMENTO - 2020*    
       
Orçado Atualizado Empenhado Liquidado 
R$ R$ R$ R$
11,155,097,305.00   11,197,433,738.08   10,572,115,708.49   10,517,446,134.48 

 

* Informação atualizada ao final de cada ano.

 

Passagens e Diárias

Para pesquisar as informações relativas às diárias e passagens aéreas dos servidores públicos municipais, acesse a página Diárias e Passagens no Portal da Transparência.

As informações são disponibilizadas de forma individualizada, de acordo com as seguintes legislações: Decreto Municipal n° 53.179/2012 (tabela de diárias para viagens internacionais); Portaria Secretaria da Fazenda n° 77/19 (dispõe sobre procedimentos para realização de despesas pelo adiantamento); Portaria Secretaria da Fazenda n° 74/19 (tabela de diárias para viagens nacionais); além do Manual do Regime de Adiantamento, elaborado pela Secretaria Municipal da Fazenda.

 

Programa de Metas

O Programa de Metas define as prioridades do governo, as ações estratégicas, os indicadores e as metas quantitativas para cada um dos setores da administração. É possível consultar o conteúdo do programa e acompanhar o desenvolvimento das metas através da página Programa de Metas 2021 - 2024.

>>> “Não consta nenhuma meta vinculada ao IPREM no referido Plano de Metas 2021-2024” <<<

 

Programa de Integridade e Boas Práticas – PIBP

O Programa de Integridade e Boas Práticas consiste no conjunto de mecanismos e procedimentos internos destinados a detectar e prevenir fraudes, atos de corrupção, irregularidades e desvios de conduta, bem como a avaliar processos objetivando a melhoria da gestão de recursos, a transparência, a lisura e a eficiência.

Conforme o Decreto Municipal 59.496/2020 e a Portaria CGM 117/2020, os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município deverão implementar o Programa de Integridade e Boas Práticas (PIBP) estruturados nos seguintes eixos fundamentais:

I - Comprometimento e apoio da alta administração;
II - Existência de unidade responsável no(a) órgão/entidade;
III - Análise, avaliação e gestão dos riscos associados ao tema da integridade;
IV - Monitoramento contínuo dos atributos do Programa de Integridade.

Saiba mais sobre o Programa de Integridade e Boas Práticas. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: cgmpibp@prefeitura.sp.gov.br.

>>> O IPREM ainda não aprovou Plano de Integridade e Boas Práticas, de acordo com o Decreto 59.496/2020 e a Portaria CGM 117/2020 <<<

 

Plano de Ação da Agenda 2030

A agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) é adotada como uma diretriz de políticas públicas em âmbito municipal, conforme estabelecido pela Lei Municipal n° 16.817/2018. A agenda está integrada a outros instrumentos de planejamento, orçamento e gestão, incluindo o Plano Plurianual (PPA), a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Programa de Metas e os planos setoriais da cidade. Cada órgão municipal tem compromissos específicos definidos na Agenda Municipal 2030 e em seu respectivo Plano de Ação, que tem um período de quatro anos, alinhados às suas áreas de atuação. O monitoramento das ações vinculadas à Agenda 2030 é concentrado na Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP), integrante da Secretaria de Governo Municipal. Para consultar mais detalhes sobre o Plano de Ação da Agenda 2030 e entender como ele é implementado na cidade, acesso o documento Plano de Ação da Agenda 2030.

>>> O IPREM ainda não possui plano setorial vinculado a Agenda 2030 <<<