Subprefeitura Itaquera
Festa das Nações agita aniversário de Itaquera
A cultura japonesa que tantas influências trouxe para Itaquera, não poderia ficar de fora das comemorações do 324º aniversário do bairro. A Federação de Sakura e Ipê do Brasil, em parceria com a Subprefeitura de Itaquera e a Universidade Camilo Castelo Branco – Unicastelo realizou no último sábado, dia 13, a Ação Cultural. Durante toda tarde, uma série de manifestações das culturas nipônica e brasileira foram apresentadas ao público que compareceu em bom número ao ginásio de esportes da Unicastelo.
As atrações começaram ao meio-dia com a ginástica Rádio Taissô, com a participação da comunidade nipônica de Itaquera, Ponte Rasa e Vila Matilde, alguns componentes com mais de 80 anos. Em seguida, aconteceu a apresentação de Taikô (tambor), com o Grupo Tenryo, de São Miguel.
A cultura milenar teve origem há cerca de dois mil anos. O instrumento era usado nos tempos de guerra para sinalizar a aproximação de inimigos. “Hoje é usado em festas e eventos da cultura japonesa. Uma lenda diz que o som do tambor ajuda afastar maus espíritos”, conta Hinodoru Omiyague, diretor do grupo Fubuki.
Outro grupo de taikô que se apresentou foi o Miliyoku, de Itaquaquecetuba. Houve ainda apresentações de dança Odori, Circular e Country. Na parte brasileira, música instrumental com Karol Campenelli e dança circular com clássicos da música popular, como Xote das Meninas e outros.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk