Subprefeitura Itaquera
1º Festival de Cinema da Zona Leste incentiva produção audiovisual na região
Neste último final de semana começaram as exibições dos filmes do 1º Festival de Cinema da Zona Leste, no CEU Quinta do Sol, Vila Cisper - Penha. O primeiro documentário sobre a história dos bairros da Zona Leste foi exibido no sábado, dia 12, às 12 horas, com o filme São Miguel; em seguida foi exibido Itaquera em Movimentos, do cineasta Marcelo Caetano.
O documentário retrata as transformações ocorridas no bairro de Itaquera com a construção dos conjuntos habitacionais no início dos anos 80. Com o depoimento de cinco personagens, o documentário mostra o impacto das políticas de moradia e as ocupações urbanas que trouxeram 200 mil habitantes para região.
Segundo o coordenador do festival, Pedro Dantas, é importante resgatar como a Zona Leste é vista pelo audiovisual e conhecer mais a própria história dos bairros, fortalecendo a identidade brasileira. O festival surgiu a partir do documentário Ermelino é Luz, os idealizadores perceberam a grande necessidade de realizar um festival de cinema na região.
Duas vertentes desenham a linha do critério do festival: a primeira é a pluralidade e diversidade brasileira registrada nos projetos audiovisuais. Já a segunda é oferecida pelo incentivo de documentários que retratam a história das regiões da zona leste. “O importante é resgatar esse novo olhar, buscando trazer para a região o conhecimento da sua identidade cultural, e o incentivo de resgatar um outro olhar sobre o Brasil”, conclui Pedro Dantas.
A ideia é expandir o festival para novas edições que poderão ser exibidas em outros CEU’s. Com essa iniciativa pioneira de trazer o festival de cinema para a Zona Leste a população terá maior incentivo para novos projetos audiovisuais. A programação completa pode ser conferida no site: www.festcinespleste.com.br.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk