Subprefeitura Itaquera
Subprefeitura Itaquera recebe pluviômetro automático do governo federal
A Prefeitura de São Paulo está sendo contemplada por dois projetos implementados pelo Governo Federal, que são eles: Pluviômetros Automáticos e Pluviômetro nas Comunidades. A parceria firmada com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, já resultou na instalação de um moderno aparelho automático na sede da Subprefeitura no dia 17 de outubro. De acordo com o chefe de equipe da Defesa Civil de Itaquera, Dimas Martins da Costa, outros quatro pluviômetros automáticos serão instalados futuramente na região. Os locais escolhidos para receber os novos aparelhos são: o Corpo de Bombeiro do Parque do Carmo, o CEU Azul da Cor do Mar, a ETEC Itaquera, localizada na rua Virginia Ferni e o Centro de Educação Infantil (CEI) da rua Lopes de Medeiros.
Já o Projeto Pluviômetro nas Comunidades beneficiará especialmente os moradores das áreas de risco. “Com a instalação dos aparelhos semiautomáticos nas comunidades poderemos nos antecipar à gravidade vindas da precipitação das chuvas, assim poderemos avisar as famílias sobre uma possível evacuação da área”, explica Dimas. Segundo o laudo técnico do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), existem 12 áreas de riscos nessa região. No total, são 52 comunidades vulneráveis a deslizamento e escorregamento de terra. Outros locais sofrem com o alagamento das vias. Nesse caso, o primeiro medidor será instalado na comunidade do Zorrilho.
Um pouco mais sobre o Projeto Pluviômetros Automáticos
O projeto "Pluviômetros Automáticos" tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico, auxiliando na previsão de desastres naturais e reduzindo os danos socioeconômicos e ambientais.
Assim, o projeto consiste na instalação de pluviômetros automáticos em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, sendo necessário o estabelecimento de parcerias com entidades que possam abrigar este equipamento. Com isso, estas entidades formarão uma importante rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais.
Pra quem não sabe, o pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Os equipamentos que serão instalados pelo Cemaden enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar. Como a função do equipamento é coletar e medir a chuva, é necessário que seja instalado em locais descobertos onde não haja obstáculos (árvores, prédios altos, etc.) que possam interferir na quantidade de chuva captada.
A função da entidade parceira será fornecer o local para a instalação do equipamento, permitir acesso aos profissionais de manutenção (fornecidos pelo Cemaden), zelar pela conservação do aparelho e comunicar eventuais problemas.
Um pouco mais sobre a implementação do Pluviômetro nas Comunidades
O Projeto "Pluviômetros nas Comunidades" visa introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais, envolvendo a população que vive em áreas de risco e fortalecendo as capacidades locais de enfrentamento dos eventos adversos.
O projeto prevê a distribuição de pluviômetros semiautomáticos (equipamento que mede a quantidade de chuva) para serem instalados em áreas de risco e operados por equipes da comunidade local, especialmente treinadas e, desta forma, promover o engajamento e a conscientização dos moradores, completando a rede de informações hidrometeorológicas que fazem parte da estrutura observacional do país para o monitoramento e alertas de desastres naturais.
O projeto será conduzido mediante parceria entre o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - CEMADEN, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres - CENAD, do Ministério da Integração Nacional (MI), buscando identificar outros parceiros interessados em receber e instalar pluviômetro(s) em áreas de risco dos municípios mais suscetíveis e vulneráveis à ocorrência de desastres naturais, principalmente, deslizamentos. Para mais informações sobre os projetos acessar a página da CEMADEN: http://www.cemaden.gov.br/
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk