Subprefeitura Itaquera
A festa do 322º aniversário de Itaquera continua nesta sexta, 14/11, com a inauguração do auditório do Centro da Mulher
A forte chuva, que desabou sobre a cidade, no início da noite de sexta-feira, 7/11, não inibiu a participação do público no coquetel que abriu as comemorações do 322º aniversário de Itaquera, no Clube Elite. Mais de 400 pessoas prestigiaram o evento. Amanhã a festa continua no CCMI, Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera, com a inauguração do auditório. É esperada a presença de várias lideranças, autoridades locais e representantes de entidades.
As comemorações dos 322 anos do bairro tiveram início na última sexta-feira, 7/11, no Clube Elite Itaquerense, onde foi realizado o coquetel de abertura. Confira os detalhes.
Antes da composição da mesa, o Subprefeito de Itaquera passeou pelo salão agradecendo pessoalmente a presença de cada um dos convidados. Aproveitou e posou para fotos ao lado dos amigos, homenageados e suas respectivas famílias. No palco, um telão retratava, por meio de uma apresentação produzida em parceria com o jornal Notícias de Itaquera, ilustrava a evolução histórica do bairro.
A Coordenadora de Ação e Desenvolvimento Social, uma das organizadoras do evento, assumiu o papel de mestre de cerimônia e teve a honra de chamar os homenageados para o recebimento da placa. O símbolo de agradecimento foi entregue por representantes de parlamentares que atuam na região, bem como pela chefe de gabinete que também compôs a mesa dos trabalhos.
O critério primordial na escolha dos homenageados foi o comprometimento com as ações sociais. E, neste quesito, ninguém melhor pra encabeçar a lista do que a irmã Maria Thereza Lorenzzoni, do grupo Marcelinas e o Padre Rosalvino da Obra Social Dom Bosco.
Irmã Maria é diretora financeira da mais expressiva organização médica de Itaquera, com a qual mantém vínculo desde 1956. Sua experiência, como gestora e farmacêutica, conferiu-lhe medalhas e reconhecimento de organizações civis e governamentais. “Como religiosa, tem deixado uma trajetória de vida marcada pela dedicação, fraternidade, amizade e carinho por seus doentes”, afirmou a mestre de cerimônia.
O Pe. Rosalvino Moran Vinãyo foi o segundo a receber a placa de honra. Reconhecido líder religioso da região, tem uma história ímpar de trabalho na área social. Sua vida, sua crença e sua força estão voltadas ao atendimento, por meio de programas de caráter social e pedagógico para mais de 5 mil crianças, jovens e trabalhadores.
Depois dos religiosos, foi a vez do legítimo representante do samba em Itaquera receber o reconhecimento da comunidade. Vestido todo de vermelho, Leandro de Itaquera subiu ao palco. Lembrando que no próximo carnaval irá abrir o desfile das escolas do grupo especial no Sambódromo. Leandro foi homenageado ainda por ocasião do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
O quarto homenageado da noite, representou o setor empresarial de Itaquera. Flávio Gazarra foi o primeiro presidente da AIRI – Associação das Indústrias da Região de Itaquera, bem como fundador do Rotary Clube de Itaquera e o primeiro presidente da ACM - Associação Cristã de Moços. “Trazendo sua primeira indústria para Itaquera, germinou a idéia do Pólo Empresarial”, explicou a anfitriã.
O entrelaçamento de sua vida com a história do bairro, levou o baiano Dr. Francisco Nicolau ser lembrado pelo poder público. Filho de Manoel Nicolau e Auta Guimarães Nicolau, veio a passeio e, em São Paulo, ficou. “Como possuía experiência em cartório, passou a exercer a sua profissão, o que fez por 48 anos consecutivos”, esclareceu a Coordenadora. No Registro Civil e Tabelionato de Notas de Itaquera trabalhou por 33 anos seguidos.
O Superintendente do Shopping Metrô Itaquera, Jonas Fortes, foi o próximo homenageado. “Esse importante empreendimento foi trazido há um ano para Itaquera, por um grupo de empresários arrojados”, afirmou a mestre de cerimônia. Lembrou-se que o empreendimento trouxe à região mais de 3500 empregos e muitas opções de lazer e compra. O slogan tão perto e tão nosso, retrata a concepção de ´pertencimento´ do lugar, que oferece 180 lojas, oito salas de cinema - a única 3D da Zona Leste-, um hipermercado e uma das mais agradáveis e estruturadas praça de alimentação da cidade.
Mais um religioso, por seu trabalho na área social, foi elencado para a lista de celebridades: o Pe. José João, que, em 2004 assumiu a Paróquia São José Operário, em Itaquera, bem como a Ação Comunitária São José Operário. Por intermédio de projetos sócio-educativos com crianças, idosos e recentemente, com a Ação Família, se reveste da maior importância para Itaquera.
A Colônia Japonesa foi condecorada nas pessoas de Ronaldo Massaki Morita e Milton Shiguer Ikemori. O primeiro é engenheiro agrônomo, tesoureiro da Liga Nipo-Brasileira de Tênis de Mesa e também do Nikkei Clube. Ainda jovem para tantas realizações, dedica-se também, como diretor adjunto da Associação Pró Excepcional Kodomo-No-Sono, importante representante da cultura nipônica de Itaquera. O segundo é produtor rural, amante da natureza, nascido em Itaquera. Atualmente é membro da diretoria do Sindicato Rural de São Paulo e do Nikkei Clube. E, neste ano, junto com a Colônia, recepcionou o Príncipe Naruhito, herdeiro do Japão.
Marco Antonio Stanojeu Pereira é um cientista que nasceu e mora em Itaquera. Membro de família tradicional do bairro, a família Roldan, fez mestrado e doutorado em química, na USP. No Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da universidade desenvolve projeto pioneiro voltado à questão da duração das baterias de celular. Especialista em radiografia com nêutrons e micro-radio afirma: “se tudo der certo, as baterias só precisarão de recarga de vez em quando”.
Pelo trabalho voluntário na Casa de Cultura Raul Seixas, Célia Mourão, foi homenageada. Há dez anos, se dedica ao desenvolvimento da prática do Tai–Chi–Chuan. E, semanalmente, reúne para conversas e massagens, grupos de pessoas idosas. Ela foi representada por seu filho Milton Mourão Júnior.
O esforço em levar o Fórum Regional de Itaquera para próximo da estação do metrô, garantindo acessibilidade e qualidade no atendimento, bem como melhores condições de trabalho a todos, e também a sua destacada atuação junto à 104ª Subsecção Itaquera, da qual foi também presidente no triênio 2004/2006, fez o Dr. Sidney D`Alberto Liberal ser lembrado como um personagem de destaque.
Benedito Tadeo Firmo nasceu e foi criado em Itaquera. Com mais de 30 anos de trabalho e de atuação junto à associações, atual presidente da Associação Jardim Morgante; diretor das entidades: Frente Paulista e Associação Movimento Itaquera, fez de Benedito Tadeo Firmo uma referência às organizações do terceiro setor da região. Em seu escritório de contabilidade, ajuda a implantar diversos trabalhos sociais.
Vinda dos rincões nordestinos, Maria do Socorro Alves, a Dona Socorro, embora de aparência frágil, é uma guerreira. Há muito busca benefícios à sua comunidade, onde se dedica na área social. Embora uma rocha, se emociona quando lembra sua filha falecida, cuja morte a impulsionou na batalha de combate às drogas!
João Gomes da Silva Neto começou como comerciante em Itaquera em meados de 1979, com supermercado alimentício. Atualmente atua no ramo de autopeças. De 1989 a 1994, participou como diretor e, em seguida, como presidente do Clube dos Lojistas de Itaquera (CDLI). Com o Careca Autopeças, a partir de 1996, conquistou o posto de diretor do SINCOPEÇAS, Sindicato Comércio Varejista de Auto Peças do Estado de São Paulo.
O professor Sidney da Silva, representou o diretor e proprietário do Colégio Augusto Maia, Sr. Cláudio Domingues Leal Maia. “Dentre muitas escolas que existem hoje, em Itaquera, nos orgulhamos especialmente do Augusto Maia”, afirmou a mestre de cerimônia. Esta avaliação é fruto dos resultados das provas do ENEM que se mostraram superiores à média nacional, estadual e municipal, quando comparada às escolas particulares e públicas.
Um grupo de jovens esportistas, que levou e elevou o nome de Itaquera na conquista de medalhas, em diversas modalidades, nos Jogos da Cidade e campeonatos paulista e brasileiro, também foi homenageado. São eles: Cintia Calheiros da Rocha e Marina Lima Vieira, medalhistas de bronze no xadrez; Rafael Alves Araujo, medalhista de ouro no Futsal; Antonio Michel Silva, medalha de ouro no Futebol de Campo; e Sérgio Ricardo de Moraes, campeão paulista e mundial de Jiu-Jitsu, invicto na categoria VALE TUDO.
O dirigente do Clube Elite Itaquerense, Evandro Reis recebeu homenagem por sua atuação junto à instituição que abrigou a festa. Fundada em 1º de dezembro de 1922, tem se destacando no campo esportivo, recreativo, social, político e cultural da sociedade local. “Suas ´seleções´ são imbatíveis na Zona Leste e motivo de orgulho à nossa tradição”, ressaltou a anfitriã.
Com esta última homenagem, a entrega das placas foi encerrada, dando início ao baile que seguiu conduzido por RAI e seu teclado.
A programação no primeiro final de semana
A programação de aniversário continuou no sábado com um parque lúdico montado na Praça Brasil para as crianças e jovens da Cohab José Bonifácio. O domingo, por sua vez, foi marcado, no período da manhã, pela inauguração das obras que ampliaram o prédio Centro Profissionalizante da Obra Social Dom Bosco.
O evento, que contou com a participação de muitas pessoas, recebeu também o prefeito Gilberto Kassab, além do Subprefeito de Itaquera Laert de Lima Teixeira e parceiros suíços que ajudaram na concretização do projeto que até o momento já formou mais de 15 mil jovens, num total de 17 cursos. Na ocasião, os convidados assistiram um desfile de moda, bem como visitaram as dependências do ampliado Centro Profissionalizante.
À tarde, milhares de jovens, graças a parceria da Subprefeitura de Itaquera com a Rádio 89 FM, puderam se divertir, na Praça Brasil, ao som de Marcelo D2 e das bandas Caps Lock e Fresno.
No período da noite, os evangélicos da região, reuniram-se num belíssimo e representativo Culto de Ação de Graças, na Igreja Assembléia de Deus, Ministério do Belém, no Jardim Morgante.
A programação prossegue até o dia 25 de novembro. Confira:
- Dia 14/11 – (sexta-feira)
Caminhada pela Paz da Obra Social Dom Bosco
A Obra Social Dom Bosco realizará mais uma caminhada pela Paz. O ponto de partida será a Praça Brasil, às 9 horas. E de lá todos comandados pelo Pe. Rosalvino seguirão para o SESC Itaquera. Anualmente, o evento reúne mais de cinco mil pessoas de todas as idades.
Às 14h, é a vez das mulheres protagonizarem a festa com a inauguração do Anfiteatro do CCMI - Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera, sito à rua Ibiajara, nº 495, na Parada XV de Novembro.
- Dia 15/11 – (sábado)
Festa de Aniversário de XV de Novembro
Dentre as comemorações, está o 82º aniversário do bairro de XV de Novembro. A festa será realizada a partir das 9h, na Praça Jauarapa, sito à rua Damásio Pinto.
À tarde, a partir das 14h30, acontece o 5º Encontro de Capoeiristas de Itaquera, no CEU Azul da Cor do Mar, sito à avenida Jacu-Pêssego, próximo à Unicastelo.
- Dia 16/11 – (domingo)
Missa de Ação de Graças
Neste dia, os católicos se reunirão na Igreja Nossa Senhora do Carmo para a Missa de Ação de Graças. Conforme a história do bairro, os moradores da Vila Carmosina ergueram, na década de 20, a capela em louvor à Nossa Senhora do Carmo. O primeiro vigário foi o Revmo. Pe. José Bibiano de Abreu, natural de São Paulo, que inaugurou a Matriz em 23 de dezembro de 1928.
- Dia 25/11 – (terça-feira)
1º Encontro Cultural dos Idosos
Fechando a programação, em 25/11, às 14 h, acontece o 1º Encontro Cultural de Idosos, no CEU Azul da Cor do Mar, sito à avenida Jacu-Pêssego, próximo à Unicastelo. “O público da melhor idade será contemplado por um encontro que visa a valorização das pessoas com mais de 50 anos”, esclarece o Subprefeito de Itaquera Laert de Lima Teixeira, um dos defensores das ações que estimulam a conscientização em torno do assunto, por meio da promoção de discussões, bem como o surgimento de propostas e iniciativas concretas favoráveis aos idosos.
(Fotos: Mariana Antunes Camila Marques, Thayza Liberal e Alice Cardoso)
(Texto: Alice Cardoso)
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk