Subprefeitura Itaquera
Príncipe Naruhito e prefeito inauguram monumento no Parque do Carmo
A inauguração fez parte das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa. O monumento é uma criação do japonês Kota Kinutan. Tem sete pedras de granito, sendo uma vermelha ao centro, simbolizando o sol, e seis brancas ao redor, representando os seis continentes.
O Príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, e o prefeito de São Paulo inauguraram, em 20/06, o Monumento em Homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa. Fica no Parque Municipal do Carmo, em Itaquera.
"É com honra e alegria que recebo o representante da Família Imperial japonesa, para juntos inaugurarmos um monumento que é símbolo das relações de amizade entre o Brasil e o Japão", afirmou o prefeito a imigrantes e descendentes de japoneses que assistiam à solenidade. Para o prefeito de São Paulo, a obra representa a integração e a cooperação entre os dois povos. Há 100 anos, o navio Kasato Maru atracou no porto de Santos.
As seis pedras de granito japonês Inada - de tonalidade branca, oriundas da região de Ibaraki - foram esculpidas no Japão durante um ano e meio. As esculturas são interativas e permitem aos visitantes escalar o monumento. Já a pedra vermelha central é feita de granito Red Dragon, brasileiro, oriundo do Ceará.
A escolha do Parque Municipal do Carmo para abrigar a escultura se deve ao fato de a região de Itaquera concentrar a colônia de moradores de origem japonesa responsável pelo Bosque das Cerejeiras, que fica na área verde. A comunidade promove todos os anos a Festa da Cerejeira no local, para celebrar a florada das árvores.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk