Subprefeitura Itaquera
Prefeito visita obras da Nova Radial em Itaquera
O prefeito de São Paulo visitou, em 23/6, as obras de prolongamento da avenida Radial Leste. “Este projeto mudará a rotina dos moradores e trabalhadores da região leste que, em breve, ganharão uma nova alternativa de rota para se locomoverem até as regiões de Guaianases e Itaquera e vice-versa”, explicou.
Após o término das obras, a Zona Leste será mais beneficiada ainda devido às interligações entre a Nova Radial e a avenida Calim Eid, por meio do novo viaduto Arthur Alvim, que abrirá acesso à avenida Carvalho Pinto (Córrego Tiquatira) e à Marginal Tietê, totalizando 19,5 Km de vias. Todas essas interligações favorecerão em especial as pessoas que se vão ao centro de São Paulo, à Guarulhos (Aeroporto Internacional) e à Rodovia Ayrton Senna.
Para a viabilização da nova via, construída ao longo da faixa desativada da linha de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), composta de cerca de nove quilômetros de pista dupla, com três faixas de tráfego em cada sentido, foi preciso realizar obras que empreendem todo um complexo viário, como construção de viadutos, viários de entorno, túnel e passarela, envolvendo as subprefeituras da Penha, Itaquera e Guaianases.
Viaduto Arthur Alvim
Um dos principais equipamentos planejados para tornar possível o pleno funcionamento da Nova Radial Leste, o viaduto Arthur Alvim passa sobre a avenida Águia de Haia e fará a interligação do prolongamento da Nova Radial com a avenida Calim Eid (marginal ao córrego Franquinho), levando o fluxo de veículos até a avenida Carvalho Pinto e à Marginal Tietê.
Com cerca de 85% do total concluído, 125 funcionários trabalham na construção do viaduto Arthur Alvim, que possui 230 metros de extensão, 22 metros de largura, duas pistas nos dois sentidos, altura máxima de 6,4 metros e 20 pilares (já finalizados). Iniciadas em agosto de 2006, as obras estão em fase final de concretagem e pavimentação asfáltica do tabuleiro do viaduto, de acabamento da “caixa um” (estrutura de encontro do viaduto com a via) e de início da execução do sistema viário de entorno da parte inferior, e a previsão de entrega é para agosto deste ano. Com custo estimado de R$ 15,3 milhões, a atual gestão reformulou o projeto desta obra a fim de diminuir a extensão do viaduto, o número de desapropriações e, com isso, o valor investido.
Prolongamento da Avenida Nagib Farah Maluf
Importante via de tráfego da região, a avenida Nagib Farah Maluf está sendo prolongada para viabilizar o acesso de Itaquera à avenida Nova Radial Leste. Com início em agosto de 2006, duas pistas (com dois sentidos) e a iluminação já estão prontas. A SIURB fez um desvio do tráfego para a realização de 13 metros da travessia da galeria sobre a estrada de Itaquera. A previsão de conclusão do prolongamento da avenida Nagib Farah Maluf é para julho deste ano, e além da travessia, resta finalizar apenas as calçadas, o plantio de grama e a sinalização definitiva.
Passarela Nova Radial Leste
Localizada próxima à estação Corinthians-Itaquera do metrô - sobre a avenida José Pinheiro Borges, o túnel Odon Pereira e as vias da CPTM -, a passarela para pedestres Nova Radial Leste possui 93 metros de extensão total (contando o desenvolvimento das rampas) e 2,9 metros de largura, e está sendo construída em estrutura pré-moldada de concreto.
Para o lançamento das vigas do vão central foi preciso fazer cálculos de carga para o posicionamento do guindaste na via e programar, junto à CET, a paralisação dos trens da CPTM da região nos dias e horários em que ocorrerão as atividades, ainda neste mês. Com custo de R$ 320 mil e início em setembro de 2007, a previsão de término da passarela é para julho de 2008.
Túnel Jornalista Odon Pereira
Inaugurado em março de 2006 e localizado sobre a Linha E da CPTM (ao lado da estação Corinthians-Itaquera do metrô), o túnel Jornalista Odon Pereira interliga a antiga com a Nova Radial Leste. Antes da construção do túnel, os veículos que chegavam à região de Itaquera pela antiga Radial Leste eram obrigados a utilizar estreitas vias no centro do bairro, o que causava congestionamento.
Com seis metros de altura, 25 m de largura e cerca de 200 m de extensão, o túnel Jornalista Odon Pereira possui três faixas de tráfego em cada sentido e é iluminado por 204 luminárias internas e 39 nas áreas externas. A cobertura do túnel foi executada por um processo não destrutivo, eliminando qualquer risco de paralisação dos trens da CPTM, os quais, por medida de segurança, passavam pela região com velocidade reduzida.
A escavação foi iniciada em setembro de 2005 e as obras de construção do túnel, que geraram 398 empregos diretos (a maioria moradores da região), requereram um investimento total de aproximadamente R$ 33 milhões.
Outras obras
Além dessas obras, já foram realizadas desde 2005: 2,5 quilômetros de nova via entre o túnel Odon Pereira e a estação Arthur Alvim do metrô; a complementação da canalização do córrego Franquinho e a pavimentação de aproximadamente um quilômetro da avenida Calim Eid; e as alças de acesso ao viaduto que ligam a Nova Radial com o centro de Itaquera (concluídas em agosto de 2006).
Com início em dezembro de 2003, o prolongamento da Radial Leste foi paralisado em outubro de 2004 e retomado em julho de 2005. As obras requereram um investimento estimado em R$ 207 milhões, dos quais R$ 98 milhões são da atual gestão. Na administração passada foram concluídos 5,4 km de pista do prolongamento, um viaduto no centro de Itaquera, pontilhões sobre o córrego Rio Verde e o córrego Itaquera, e a canalização de 312,47m do córrego Laranja Azeda.
Outras importantes obras ainda devem ser realizadas para que o prolongamento da avenida Radial Leste atinja aos objetivos e tenha pleno funcionamento, tais como a construção do viaduto Guaianases e sistema viário, a construção de alças de acesso da rua Monsenhor Agnelo (que promoverá a união dos bairros à nova via) e o alargamento da rua Damásio Pinto, para melhor atender à demanda de veículos que acessarem a Nova Radial Leste.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk