Subprefeitura Itaquera
UBS Vila Santana realiza 12ª formatura do grupo de aleitamento materno
Na tarde desta sexta-feira (15) a UBS Vila Santana em parceria com a Subprefeitura de Itaquera promoveram a formatura do Grupo de aleitamento materno de Itaquera. Os pais das crianças e familiares compareceram para prestigiar.
Em 2008, a iniciativa foi trazida em para a região pela enfermeira Helena Albuquerque, com o objetivo de transmitir às mães a importância do aleitamento materno para o bebê até o seu 6º mês de vida, além de orientações necessárias para o desenvolvimento dos filhos, afinal de contas, “o bebê tem que crescer em média de 20 a 30 gramas diariamente e estamos aqui para ajudar”, afirma.
Sthefanie Lolli é a mãe da Laura Mel de 6 meses de vida. Ela está participando do projeto pela segunda vez, pois o filho João Vitor também fez parte de um grupo de aleitamento e hoje está com 5 anos de idade. Para Sthefanie, “o aleitamento materno é importante porque previne doenças e alergias na criança”, além do mais, ser acompanhada foi útil a ela para ter cuidado melhor do primeiro filho e agora, continuar os cuidados com a filha mais nova.
A cerimônia acontece semestralmente e passou a ocorrer na Subprefeitura após o aumento do grupo de bebês e mães atendidas. A cada formação, cerca de 20 crianças participam da formatura e recebem certificado. Desta vez, foram no total, 21 crianças com poucos meses de nascimento.
A equipe envolvida no projeto gira em torno de 25 profissionais, entre agentes de saúde, enfermeiras, auxilares e médicos. A maior parte das mães atendidas são encaminhadas para os encontros semanais pelos próprios funcionários da UBS nos atendimentos domiciliares que realizam na região.
Entre os presentes, estava o subprefeito e a chefe de gabinete de Itaquera, ambos discursaram e ressaltaram a alegria em receber a população na sede do governo local e agradeceram pelo trabalho desenvolvido com os bebês pela equipe da UBS.
“Eu aprendi muito sobre o aleitamento materno e tudo que faço para cuidar melhor da minha neném e como alimentar ela. Todas as dúvidas que eu tinha, foram esclarecidas”, avalia Lidiane Santos, mãe de uma das formandas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk