Subprefeitura Itaquera

Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025 | Horário: 13:13
Compartilhe:

Prefeitura conclui primeira fase de obras no Terminal Itaquera

Prefeitura conclui primeira fase de obras no Terminal Itaquera Nova passarela é entregue, enquanto as obras do novo terminal avançam para beneficiar mais de 430 mil pessoas na região da Zona Leste
A imagem é uma vista aérea de uma grande estação de transporte público, provavelmente uma estação de trem ou metrô, localizada em uma área urbana densamente povoada.  No centro da imagem, destacam-se várias plataformas cobertas com telhados de cor clara, possivelmente brancos ou cinza claro, com estruturas de apoio em tons de laranja ou vermelho. As plataformas estão posicionadas sobre trilhos de trem, que se estendem em diferentes direções, indicando uma importante linha de transporte.  Há várias vias de acesso e áreas de circulação ao redor da estação, incluindo viadutos e ruas com fluxo de veículos. É possível observar automóveis e ônibus em movimento.  Ao redor da estação, há uma vasta área com edifícios de diferentes tamanhos e alturas, indicando uma cidade grande. Há também áreas verdes, como gramados e algumas árvores, mas a predominância é de construções urbanas.  No canto inferior direito, há uma estrutura que parece ser um parque ou área de lazer, com algumas formas geométricas e áreas gramadas.  A imagem sugere uma infraestrutura de transporte público moderna e integrada à área urbana, com uma grande movimentação de pessoas e veículos.

Para oferecer um sistema de transporte mais funcional e de melhor qualidade, o prefeito Ricardo Nunes entregou nesta quinta-feira (9) a primeira fase das intervenções do Terminal Itaquera, na Zona Leste, e também vistoriou obras da construção do novo Terminal Satélite de Itaquera, que ampliará a capacidade de atendimento, terá novas linhas de ônibus e beneficiará cerca de 430 mil pessoas diariamente na região. O investimento da Prefeitura é de R$ 252,3 milhões.

“Hoje, nós entregamos a ampliação da fase 1 desse projeto. O terminal recebe em torno de 35 mil passageiros por dia e tinha um problema de mobilidade e, com esses ajustes, já vai melhorar muito o fluxo”, explicou o prefeito Ricardo Nunes, lembrando que essa parte concluída inclui a expansão do terminal e a implantação de uma passarela ligando o local ao metrô, CPTM, Poupatempo e Shopping Itaquera.

A estrutura também foi equipada com duas escadas rolantes, uma escada fixa, um elevador e recursos de acessibilidade, proporcionando maior conforto, segurança e ampliando as opções de deslocamento para os passageiros. 

Sobre a ampliação do Terminal Satélite de Itaquera, Nunes ressaltou que estão sendo gerados durante a obra 500 empregos diretos e indiretos. A estrutura aumentará a capacidade de atendimento, passando de 35 para 52 mil passageiros diariamente. “Em janeiro de 2026 eu entrego a conclusão dessa obra, que vai atender mais passageiros e acrescentará 11 linhas para melhorar essa integração do transporte coletivo de ônibus com o metrô e CPTM”. 

Além disso Nunes explicou que o terminal terá cerca 500 vagas para veículos, entre carros e motos, e 12 elevadores panorâmicos. “Vai ficar muito bonito. Então a gente vai ter aqui uma obra de arte arquitetônica em Itaquera, mas principalmente um sistema de transporte mais funcional e de melhor qualidade, tanto para o passageiro como para os profissionais motoristas que trabalham no transporte coletivo aqui no terminal”. 

Veja as fases do projeto: 

  • Ampliação do terminal existente: etapa concluída.
  • Construção de um novo terminal ao lado do existente: obras em andamento e avançando com serviços de escavação, fundações, execução de pilares e estruturas de concreto sendo erguidas.
  • Interligação dos terminais: última fase, que incluirá a instalação de uma estrutura metálica e uma membrana de conexão entre os dois terminais.

Futuro Terminal
O novo Terminal Itaquera contará com 36 mil m² de área e está sendo construído em um terreno vizinho ao terminal atual, ampliando sua capacidade para atender à crescente demanda da região. 
Contará com infraestrutura para receber novas linhas de ônibus e promover a integração multimodal com a Linha 3 - Vermelha do Metrô (Corinthians/Itaquera) e a Linha 11 - Coral da CPTM.

O projeto inclui três pavimentos, dois subsolos para estacionamento com 463 vagas para automóveis e 98 para motos, e uma série de melhorias, como novas plataformas para embarque e desembarque, salas operacionais, vigilância, salas multiuso, serviços de informação, guichês de bilheterias, além de acessibilidade completa com rampas, elevadores panorâmicos e escadas rolantes. A infraestrutura também contará com sanitários públicos, fraldário, refeitório, vestiários, quiosques comerciais, além de um paisagismo renovado e novas alças de acesso ao terminal.

A expectativa é que a conclusão das obras traga um impacto significativo na mobilidade urbana da região, oferecendo mais agilidade, conforto e um espaço modernizado e funcional para os usuários do transporte público.

collections
Galeria de imagens