Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis

Apresentação
Mais do que nunca precisamos pensar em novas formas de trabalhar a educação ambiental para que seja efetiva, inclusiva, crítica e amorosa e possa trazer à tona a emancipação do sujeito e propiciar um espaço de uma reflexão profunda e mais contextualizada sobre nossa realidade socioambiental que rume em direção á uma sociedade sustentável. Ingredientes fundamentais como a nossa cultura, a ancestralidade, a história, a política devem ser os pilares desta construção.

Objetivos:
Refletir sobre o conceito de sociedades sustentáveis e educação ambiental; mostrar formas de se trabalhar a educação ambiental no contexto de projetos socioambientais.

Público: ver página do ‘PROGRAMA TECENDO PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS’. 

Convidamos a todos a trazerem algum alimento ou bebida para fazer um almoço coletivo no jardim. Lembramos também que não fornecemos copinhos, por isso traga sua caneca.

 

Facilitação:


Gabriela Tibúrcio, Licenciada e bacharela em Ciências Biológicas pela Unesp (Rio Claro) e mestra em Ciências Ambientais pela Ufscar (São Carlos). Atualmente é educadora ambiental pelo Sesc Interlagos (São Paulo) e cursa especialização em Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis pela USP (Esalq).

 
Giuliana do Vale Milani , Bacharela em Gestão Ambiental, designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education realizado na Uniluz, atualmente estudante da especialização do curso Educação Ambiental e Sociedades Sustentáveis ESALQ/USP.


Maria Luísa Branco Soares - educadora ambiental e professora de ciências e biologia, formada em Ciências Biológicas pela UNESP, campus Rio Claro, em 2014, atualmente está cursando a especialização "Educação Ambiental e a Transição para Sociedades Sustentáveis" na ESALQ/USP. Desenvolve trabalhos como educadora ambiental desde 2010, em projetos realizados pela Universidade com as escolas do entorno, tanto com estudantes como com os professores; atualmente trabalha na Escola Teia Multicultural.


Nathália de Toledo Moura Marques – gestora ambiental pela USP, campus Leste, com tecnólogo em Controle Ambiental pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, cursando a especialização “Educação Ambiental e a Transição para Sociedades Sustentáveis”, na ESALQ/USP. Atualmente trabalha na promoção da sustentabilidade com foco na responsabilidade social corporativa.


Ana Carolina Gonsalez - Engenheira Ambiental pela (UNESP) e pós-graduanda no curso de especialização em Educação Ambiental e a Transição para Sociedades Sustentáveis pela (ESALQ)/ (USP). Atuou com educação ambiental no planejamento e execução de projetos, programas e intervenções educativas para fortalecer os programas e serviços ambientais da prefeitura de Piracicaba. Fez parte de um projeto que envolveu e articulou diversas instituições do município de Piracicaba para a criação de um programa de educação integral para jovens de ensino médio. Atualmente atua como consultora ambiental na empresa ERM Brasil.


Camila Mariah Faria de Sant Anna - Engenheira agrônoma e licenciada em ciências agrárias pela ESALQ/USP. Participou de projetos de educação ambiental como a Alfabetização Agroecológica Ambientalista da EJA no extremo Sul da BA. Atualmente cursa especialização em Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis pela ESALQ/USP.

Parceria: Grupo da Especialização em Educação Ambiental para a Transição para Sociedades Sustentáveis - OCA/ESALQ – Laboratório de Política e Educação Ambiental. Departamento de Ciências Florestais da Universidade de São Paulo (Piracicaba).

Coordenação: Priscila Col Del Nero, bióloga com pós-graduação em Ecologia e Biologia Animal, Consultoria Ambiental, Transdisciplinaridade em Educação e Cultura de Paz, Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis. Atualmente coordena projetos de Educação Ambiental na Divisão de Difusão de Projetos de Educação Ambiental da UMAPAZ.
Adriano Galhardo Pedroso, Pedagogo com pós-graduação em Gestão de Pessoas, Psicopedagogia, Ecologia-Arte-Sustentabilidade, Transdisciplinaridade em Educação e Cultura de Paz; Focalizador em Danças Circulares Sagradas e em Jogos Cooperativos; Designer em Sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Docente e Coordenador de Projetos da Divisão de Formação da UMAPAZ.


Vagas: 50
Dia: 07 de março de 2018, quarta-feira.
Horário: das 18h às 22h.

 

BIBLIOGRAFIA DE APOIO

FERRARO JUNIOR, Luiz Antônio (Org.). Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. Vol. 3. Brasília: MMA/DEA, 2013. p.143-153.
SORRENTINO, Marcos. Educador Ambiental Popular. In: FERRARO JUNIOR, Luiz Antônio (Org.). Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. Vol. 3. Brasília: MMA/DEA, 2013. p.143-153.
Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global
www.mma.gov.br/port/sdi/ea/deds/pdfs/trat_ea.pdf
Programa Nacional de Educação Ambiental:
http://www.mma.gov.br/publicacoes/educacao-ambiental/category/98-pronea
Coleção Encontros e Caminhos (Ministério do Meio Ambiente).

http://www.mma.gov.br/publicacoes/educacao-ambiental/category/101-serie-desafios-da-ea

DIEGUES, Carlos Antonio. (2003). Sociedades e comunidades sustentáveis.
http://nupaub.fflch.usp.br/sites/nupaub.fflch.usp.br/files/color/comsust.pdf

 

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

 

Inscrições: suspensas

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: