Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Programa Tecendo Projetos Socioambientais 2018

INSCRIÇÕES TEMPORARIAMENTE SUSPENSAS

Navegue facilmente pela atividade, clicando no menu:

» Sobre o programa

» Estrutura do Programa

» Cronograma
 

SOBRE O PROGRAMA ‘TECENDO PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS’
O Programa Tecendo Projetos Socioambientais tem o objetivo de oferecer um espaço cooperativo de ação continuada onde projetos socioambientais possam ser gerados e/ou fortalecidos. Com este programa também queremos incentivar a formação de uma rede de diversos atores sociais para o desenvolvimento de ações socioambientais tendo com referência a UMAPAZ.


MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA

• TECELÕES EM FORMAÇÃO: Os tecelões serão aqueles que estiverem participando de todas as atividades oferecidas pelo programa em 2018, com o objetivo, inclusive, de certificarem-se.
• APRENDIZES: Os aprendizes serão todos aqueles que estiverem interessados nas atividades do programa e que participarão de apenas algumas delas.
• TECELÕES DA REDE: tecelões que participaram na primeira edição do programa (2017) e que continuam atuando junto à rede que está em formação.


CRITÉRIOS PARA CERTIFICAÇÃO

Participação igual ou superior a 75% nas atividades que acontecerão aos sábados (carga horária total de 135 horas), sendo possível, portanto, a ausência em até, no máximo, 03 sábados.
 

PÚBLICO FOCALIZADO
⇒ Quem participa de algum projeto socioambiental e deseja fortalecê-lo;
⇒ Quem possui alguma ideia com relação a alguma demanda socioambiental e deseja ajuda/parcerias para colocá-la em ação;
⇒ Quem está em momento de transição, buscando alternativas de atuação profissional, cidadã e ambiental.
 

ESTRUTURA

CAPACITAÇÃO
Ofereceremos um cardápio com opções de atividades para que cada pessoa ou grupo faça sua escolha segundo perfil, sonho e vocação para apoiar o seu processo de construção do projeto, visando à atualização de conteúdos socioambientais.
Esta metodologia (‘cardápio’) está de acordo com a Proposta de Aprendizagem Socioambiental de Livre Percurso da UMAPAZ, onde cada um busca o que é necessário para compor sua aprendizagem, a partir de suas necessidades.

Todas as atividades do cardápio são abertas para qualquer pessoa (aprendiz) que estiver interessada, independentemente de estarem participando de outras atividades do Programa.

  

CARDÁPIO – TECENDO 2018
Março
03/03 (sábado) 9h às 18h            

Procurando o meu propósito
Inscrições para esta atividade pontualmente - APRENDIZ: suspensas
Inscrições para o Programa completo - TECELÃO: suspensas

07/03 (quarta-feira)                                       18h às 22h Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis
Inscrições: suspensas
17/03 (sábado)                                 9h às 18h Pessoas inteligentes entendem de gente
(Parte 1)
Inscrições para esta atividade pontualmente - APRENDIZ: suspensas
Inscrições para o Programa completo - TECELÃO: suspensas
24/03 (sábado) 9h às 18h Elementos básicos de projetos (Parte 1)
Inscrições para esta atividade pontualmente - APRENDIZ: suspensas
Inscrições para o Programa completo - TECELÃO: suspensas
28/03
(quarta-feira)
18h às 22h Educomunicação para projetos Socioambientais
Inscrições: suspensas
Abril
07/04 (sábado) 9h às 18h Pessoas inteligentes entendem de gente
(Parte 2)
Inscrições: suspensas
14/04 (sábado)  9h às 18h
Elementos básicos de projetos
(Parte 2)
Inscrições: suspensas
18/04
(quarta-feira)
18h às 22h Dimensões da Sustentabilidade
Inscrições: suspensas
25/04
(quarta-feira)
18h às 22h Participação Socioambiental – Conceitos e metodologias para projetos e para o fortalecimento da cidadania
Inscrições: suspensas
Maio
05/05 (sábado) 9h às 18h Elementos básicos de projetos
(Parte 3)
Inscrições: em breve
09/05
(quarta-feira)
18h às 22h Políticas Públicas de Meio
Ambiente
Inscrições: em breve
19/05 (sábado) 9h às 18h Tecitura + Experiências
Compartilhadas (3 grupos)
Inscriçõe: em breve
26/05 (sábado) 9h às 18h Redes para o fortalecimento de Projetos Socioambientais
(Parte 3)
Inscrições: em breve
30/05
(quarta-feira)
18h às 22h Princípios e teorias de
ativismo socioambiental
Inscrições: em breve
Junho
09/06 (sábado) 9h às 18h Tecendo o meu propósito
Inscrições: em breve
13/06
(quarta-feira)
18h às 22h Agenda 2030 e Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável
Inscrições: em breve
23/06 (sábado) 9h às 18h Tecitura + Experiências
compartilhadas (3 grupos)
Inscrições: em breve
27/06
(quarta-feira)
18h às 22h Introdução à fluxonomia 4D
Inscrições: em breve
Julho
07/07 (sábado) 9h às 18h Princípios de agroecologia
Inscrições: em breve
11/07
(quarta-feira)
18h às 22h Sonhoeconomia (novos olhares
para economia)
Inscrições: em breve
21/07 (sábado) 9h às 18h Tecitura + Experiências
compartilhadas (3 grupos)
Inscrições: em breve
25/07
(quarta-feira)
18h às 22h Empreendedorismo Socioambiental
Inscrições: em breve
Agosto
04/08 (sábado) 9h às 18h Práticas de permacultura urbana
Inscrições: em breve
08/08
(quarta-feira)
18h às 22h Captação de Recursos para
projetos Socioambientais
Inscrições: em breve
18/08 (sábado) 9h às 18h Empreendendo o meu propósito
Inscrições: em breve
Setembro
01/09 (sábado) 9h às 18h Fechamento
Inscrições: em breve

 

EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS
Além destas atividades, serão organizadas mesas redondas para troca de experiências para conhecer projetos e/ou ações que estão sendo levados a cabo na cidade por organizações diversas com o intuito de motivar e inspirar outros grupos ou pessoas. Nessas mesas o tecelão em formação poderá conhecer melhor sobre as iniciativas e ainda conversar com os gestores dos projetos convidados, entendendo mais sobre as etapas de constituição de um projeto, além de eventuais dificuldades e desafios em cada caso.

TECITURAS
Os momentos de Tecituras são para que as pessoas dialoguem, se conheçam, estruturem ações conjuntas e somem esforços em ações criadas e/ou que precisam ser fortalecidas para que tenhamos uma cidade mais humana, mais justa, mais verde, mais sustentável, por meio de diálogos, rodas de conversa e world café.
 

TUTORIAS
As tutorias são espaços para que os tecelões tirem dúvidas e tenham apoio e orientação do corpo técnico da UMAPAZ para o melhor encaminhamento possível das ações de seu projeto.
 

ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Acontecerá ao longo de todo o programa, para todos que já tem uma proposta de projeto, bem como para aqueles que já participam de algum projeto em andamento e visam fortalecê-lo. Ainda serão motivados aqueles que ainda não possuem uma ideia de projeto e/ou não participem de nenhum projeto em andamento. Nesse sentido, é fundamental a participação nas aulas de ELABORAÇÃO DE PROJETOS, que acontecerão aos sábados (vide cardápio de atividades).


CRONOGRAMA:
Dezembro/2017: Divulgação das datas de todas as atividades do Programa.
Janeiro/2018: Abertura de inscrições.
Março/2018: Começo do programa.
Março - junho/2018: Atualização de Conteúdos; Troca de Experiências e Tecituras.
Julho/2018: Evento de celebração e animação da rede (será divulgado ao longo do programa).
Abril - novembro/2018: Tutorias individuais e/ou coletivas e elaboração de projetos.
Dezembro/2018: Evento de celebração e animação da rede (será divulgado ao longo do programa).


INSCRIÇÕES


• As atividades serão divulgadas e terão inscrições abertas, mensalmente. Os aprendizes deverão se inscrever em cada uma das atividades de seu interesse. Os TECELÕES EM FORMAÇÃO já estarão automaticamente inscritos em todas as atividades aos sábados, sendo necessárias inscrições para as demais atividades do cardápio, de acordo com seu interesse e disponibilidade.
• As vagas serão, prioritariamente, destinadas aos TECELÕES EM FORMAÇÃO, sendo direcionadas, posteriormente, as vagas remanescentes aos APRENDIZES e demais interessados.
• Os TECELÕES DA REDE (2017) poderão integrar as atividades, a qualquer momento, sem prévia inscrição. No entanto, será necessário assinar a lista de presença.
  

Coordenação: Prof. Adriano Galhardo Pedroso: Pedagogo com pós-graduação em Gestão de Pessoas, Psicopedagogia, Ecologia-Arte-Sustentabilidade, Transdisciplinaridade em Educação e Cultura de Paz; Focalizador em Danças Circulares Sagradas e em Jogos Cooperativos; Designer em Sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Docente e Coordenador de Projetos da Divisão de Formação da UMAPAZ/SP. Psicoterapeuta Transpessoal, com formação em Análise Transacional, Programação Neurolinguística, Terapia Comunitária e Florais de Bach.
Priscila Col Del Nero, bióloga com pós-graduação em Ecologia e Biologia Animal, Consultoria Ambiental, Transdisciplinaridade em Educação e Cultura de Paz, Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis. Atualmente coordena projetos de Educação Ambiental na Divisão de Difusão de Projetos de Educação Ambiental da UMAPAZ.

 

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

 

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

  


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ:

 

 

 

Confira nossas redes sociais!