Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Pessoas Inteligentes Entendem de Gente
Apresentação
Todo projeto é sonhado e executado por pessoas que se relacionam constantemente durante sua elaboração e implementação. As relações interpessoais são um fator central que determinam a maior ou menor capacidade das equipes de levar a cabo um projeto. É possível nos educarmos para uma maior vivência do senso de equipe e para a vivência de relações interpessoais satisfatórias, proporcionando o desenvolvimento da competência de animação sócio-comunitária, tão necessária para os projetos que realizamos no território em que atuamos e no qual vivemos.
Objetivos: Proporcionar aos/as participantes do programa um contato com vivências cooperativas e integrativas, localizando a competência interpessoal como uma competência necessária àqueles/as que desejam desenvolver projetos, criando um ambiente propício para a vivência da cooperação no coletivo, estimulando a compreensão do funcionamento de rede e a participação inclusiva, não-competitiva e não-violenta.
Público: ver página do ‘PROGRAMA TECENDO PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS’.
Facilitação: Prof. Adriano Galhardo Pedroso: Pedagogo com pós-graduação em Gestão de Pessoas, Psicopedagogia, Ecologia-Arte-Sustentabilidade, Transdisciplinaridade em Educação e Cultura de Paz; Focalizador em Danças Circulares Sagradas e em Jogos Cooperativos; Designer em Sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Docente e Coordenador de Projetos da Divisão de Formação da UMAPAZ/SP. Psicoterapeuta Transpessoal, com formação em Análise Transacional, Programação Neurolinguística, Terapia Comunitária e Florais de Bach.
Coordenação: Priscila Col Del Nero, bióloga com pós-graduação em Ecologia e Biologia Animal, Consultoria Ambiental, Transdisciplinaridade em Educação e Cultura de Paz, Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis. Atualmente coordena projetos de Educação Ambiental na Divisão de Difusão de Projetos de Educação Ambiental da UMAPAZ.
Convidamos a todos a trazerem algum alimento ou bebida para fazer um almoço coletivo no jardim. Lembramos também que não fornecemos copinhos, por isso traga sua caneca.
Vagas: 50
Dias: 17 de março (Parte 1) e 07 de abril de 2018 (Parte 2), sábados
Horário: 09h às 18h
BIBLIOGRAFIA DE APOIO
ALVES, Rubem. O retorno e o terno. São Paulo: Editora Papirus, 1992.
BOFF, Leonardo. SABER CUIDAR: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999.
BOHM, David. Diálogo – Comunicação e Redes de Convivência. São Paulo: Palas Athena, 2005.
FRITZEN, Silvino José. JANELA DE JOHARI. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1978.
MIRANDA, Clara Feldman de, e MIRANDA, Márcio Lúcio de. Construindo a Relação de Ajuda. Belo Horizonte: Editora Crescer, 1996.
MOSCOVICI, Fela. DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL – Treinamento em Grupo. Rio de Janeiro: José Olympio, 1997.
POWELL, John. Felicidade: Um trabalho interior. Belo Horizonte: Editora Crescer, 1995.
ROSENBERG, Marshall B. Comunicação Não-violenta – Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Agora, 2006.
SCHEIN, Edgar H. Ajuda: a relação essencial. São Paulo: Arx – Saraiva, 2009.
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).
Parte 1 - 17 de março - Inscrições para esta atividade pontualmente - APRENDIZ: suspensas
Parte 1 - 17 de março - Inscrições para o Programa completo - TECELÃO: suspensas
Parte 2 - 07 de abril - Inscrições: suspensas
Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.
» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ
Como chegar na UMAPAZ:
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk