Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Participação Socioambiental – Conceitos e metodologias para projetos e para o fortalecimento da cidadania
Apresentação
“Todo o ser humano tem o direito de tomar parte no governo de seu país diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos”. (Declaração Universal dos Direitos Humanos, artigo 21).
Apesar do direito a participação ser concedido legalmente em diversas nações, ele está longe de ser exercido pela maioria dos cidadãos e cidadãs que se encontram à margem dos acontecimentos e das decisões políticas, sem saber dos seus direitos e deveres e, sobretudo, sem saber do poder que possuem ao exercerem a participação fundamental para a mudança social.
A participação social é uma das estratégias para solucionar problemas e conquistar melhores condições de vida para todos. Seus resultados são alcançados satisfatoriamente quando as necessidades de um grupo são expressas de forma organizada, podendo ocorrer em torno de interesses comuns, na maioria das vezes. Isso porque, interesses comuns fazem indivíduos se unirem pela defesa de causas que acreditam.
Objetivos
Refletir sobre o conceito de participação e cidadania e sua importância nas questões socioambientais; conhecer conceitos e algumas metodologias úteis para serem aplicadas durante a elaboração de projetos que visem a participação para o fortalecimento da democracia e a promoção da sustentabilidade.
Convidamos a todos a trazerem algum alimento ou bebida para fazer um almoço coletivo no jardim. Lembramos também que não fornecemos copinhos, por isso traga sua caneca.
Público: ver página do ‘PROGRAMA TECENDO PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS’.
Facilitação: Priscila Col Del Nero, bióloga e educadora ambiental especializada em Ecologia e Biologia Animal, Consultoria Ambiental, Transdisciplinaridade e Cultura de Paz. Atualmente coordena projetos de Educação Ambiental na Divisão de Difusão de Projetos de Educação Ambiental da Umapaz.
Coordenação: Priscila Col Del Nero, bióloga com pós-graduação em Ecologia e Biologia Animal, Consultoria Ambiental, Transdisciplinaridade em Educação e Cultura de Paz, Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis. Atualmente coordena projetos de Educação Ambiental na Divisão de Difusão de Projetos de Educação Ambiental da UMAPAZ.
Adriano Galhardo Pedroso, Pedagogo com pós-graduação em Gestão de Pessoas, Psicopedagogia, Ecologia-Arte-Sustentabilidade, Transdisciplinaridade em Educação e Cultura de Paz; Focalizador em Danças Circulares Sagradas e em Jogos Cooperativos; Designer em Sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Docente e Coordenador de Projetos da Divisão de Formação da UMAPAZ/SP.
Vagas: 50
Dia: 25 de abril de 2018, quarta-feira.
Horário: 18h às 22h
BIBLIOGRAFIA DE APOIO
GOMES M. A. O; SOARES, N.; BRONZATTO L. A. Metodologias Participativas, Elaboração e Gestão de Projetos. WWF. (2015).
(http://mosaicosvp.com.br/wp-content/uploads/2016/12/WWF-Brasil-Metodologias-Participativas.pdf)
MAPEAMENTOS, DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES PARTICIPATIVOS NO SOCIOAMBIENTE Série Documentos Técnicos - 15 Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental Brasília (2007).
(http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/dt_15.pdf)
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).
Inscrições: suspensas
Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.
» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ
Como chegar na UMAPAZ:
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk