Infraestrutura Urbana e Obras

Obras de reforma e ampliação do Teatro Arthur Azevedo

Depois da inauguração do Teatro Arthur Azevedo em 02 de agosto de 1952 está é a terceira reforma, e a primeira obra de ampliação. Agora este espaço será o ponto de encontro dos "chorões".

O Teatro Arthur Azevedo está localizado na avenida Paes de Barros, 955, Mooca, e faz parte da história do bairro. A casa recebeu artistas consagrados como Cacilda Becker, Procópio Ferreira e WalmorChagas. Em 1978 passou pela primeira reforma que também restaurou o painel do artista plástico Renato Sotto Mayor. O painel fica no saguão de entrada do teatro. O primeior restauro foi entregue, conforme anotações na obra, em 08/08/1978 - Icaro. O teatro ficou interditado de 1988 até 1990 por causa do precário estado da rede elétrica. Em 1992 o Teatro passou por outra recuperação e foi reaberto no mesmo ano. O painel de Sotto Mayor passou por mais um restauro, e conforme as anotações na obra foi entregue em 05/03/1992 - Restbasecril.

Este teatro, assim como outros na cidade de São Paulo, foram construídos por meio de um plano da Prefeitura de São Paulo, que na década de 50 visava manter espaços culturais em bairros mais afastados do centro da cidade. Os teatros João Caetano, Vila Clementina, e Paulo Eiró, Santo Amaro, são exemplos deste legado da arquitetura moderna paulistana. 

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, SIURB, por meio do Departamento de Edificações, EDIF, iniciou as obras de reforma e ampliação do Teatro Arthur Azevedo em 02/07/2012 e a previsão é concluir as obras de infraestrutura em 30/04/2015. Em seguida a obra será entregue a Secretaria Municipal de Cultura que fará os testes e organização do espaço para a reabertura ao público. O investimento nesta obra é de R$ 7,82 milhões.

O terreno tem 3.027,42 m², e a área construída original é de 1.359,88m². A obra ampliou o teatro em mais 675,60m², totalizando 2.035,48m². O teatro tem capacidade para 376 lugares, além dos espaços destinados a pessoas com necessidades especiais.

O projeto desenvolvido pela Departamento de Projetos do EDIF buscou trazer inovações tecnológicas e de modernização mantendo os aspectos históricos do teatro. Toda infraestrutura cênica e espaço físico foram reformados, além da criação de novos espaços para administração, ensaios, e sala multiuso. Com estas obras o teatro recebeu tratamento acústico, banheiros para pessoas com necessidades especiais, elevador, elevador para acesso ao palco, novo sistema de iluminação, iluminação de emergencia, sistema de combate incêndio, reservatório de água, troca de telhado, portas, e janelas; troca das poltronas; troca do piso do palco para piso em tábuas de tauarí em peças corridas de 70 x 20 m apoiadas em barrotes de madeira isoladas sobre placas de neoprene, dando ao palco efeito de piso flutuante, que absorve melhor impactos. O teatro terá o piso de pastilhas do saguão preservado. 

O Teatro Arthur Azevedo também recebeu diversas peças de grupos amadores e é um marco no circuito artisto da cidade. A primeira peça encenada no dia da inauguração em 1952 foi "O príncipe medroso" atuada pela Sociedade Paulista de Teatro Graça Mello. O edifício é tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimonio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo - Conpresp. O teatro recebe este nome em homenagem ao poeta e dramaturgo maranhense Arthur Nabantino Gonçalves de Azevedo (1855-1908), que sucedeu a cadeira de Martins Penna na Academia Brasileira de Letras.

Prefeito anuncia "clube do Choro" durante visita

O Teatro Arthur Azevedo tem espaço para grupos musicais, aulas de instrumentos de cordas e de sopro, além de espaço para apresentações em grande estilo. A reforma está devolvendo ao bairro conhecido como um dos mais genuínos de São Paulo, um espaço cultural que será o ponto de encontro dos ‘chorões’. Este projeto será coordenado pelo bandolinista Danilo Brito. Leia mais.

Clube do Choro – por Danilo Brito

Clique aqui para acessar todos os dados técnicos desta obra

Texto e fotos: Maria Regina Nogueira - jornalista Mtb 19271

 Veja Fotos