Infraestrutura Urbana e Obras
“Choro” estilo musical totalmente brasileiro – mais perto de você
Apresentado aos jornalistas pelo Prefeito da cidade de São Paulo durante visita as obras de reforma do Teatro Arthur Azevedo, Mooca, zona leste, no início de março, como responsável pelo projeto do “Clube do Choro”, Danilo Brito, diz que - "O projeto vai além de atender aos "chorões", a ideia é difundir o choro, trazer, cada vez mais pessoas de todas as idades e regiões, não só para apreciar apresentações de grandes músicos, como para aprender a tocar com os mestres e divertir-se em rodas informais gratuitas, aproximar as pessoas do gênero e vice-versa. Tudo ao alcance de todos."
A carreira de sucesso o levou a apresentações no exterior. Durante a entrevista Danilo contou que desde 2007 leva a música brasileira a Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, onde tem centenas de jovens americanos lotando as aulas para aprender este gênero musical brasileiro que não deixa nada a desejar a grandes composições eruditas, no que tange a complexidade de seus elementos (melodia, harmonia e ritmo).
Rodas de 'Choro"
As rodas de choro são encontros que acontecem de maneira informal, como em um quintal, na sombra de uma árvore, numa loja de instrumentos musicais ou mesmo num bar. São encontros de instrumentistas e amantes do estilo que se expressam com emotividade e capacidade de improvisação, e que mantêm vivo o primeiro gênero musical autenticamente brasileiro. O ‘Choro’ tem riquezas de detalhes que praticamente nenhum outro gênero tem, é genuinamente brasileiro.
Hoje, em São Paulo, existem grupos que mantêm o choro em evidência, e que se apresentam tanto em pequenos espaços como em grandes palcos, mas não havia um espaço que reunisse ensino, apresentações e rodas, com inteira dedicação, aproximando mestres, intérpretes e fãs, novos e antigos.
Com este projeto pessoas de todas as idades poderão apreciar boa música, e aprender a tocar diversos instrumentos, sendo também, um local para que novos talentos da música sejam conhecidos do público, e, muito provavelmente, que possam seguir a carreira de músicos instrumentistas.
O Teatro Arthur Azevedo, no coração da Mooca, já foi palco de grandes atores como Walmor Chagas, Cacilda Becker, além de ficar conhecido como o ponto de encontro de grupos amadores de teatro. Agora será o ponto de encontro dos “chorões”.
“Criar um espaço público para difundir esse estilo musical brasileiro é dar um enorme passo cultural para São Paulo”, comenta Danilo Brito.
Um pouco sobre a carreira do músico Danilo Brito - perfil
Danilo Brito nasceu em 29 de março de 1985, filho caçula de cinco irmãos. O despertar para música vem muito cedo, com apenas cinco anos tocou um trecho de “Delicado” de Waldir Azevedo. Seu pai, que tocou em bares de São Paulo na década de 60 provavelmente inspirou o pequeno Danilo, que já de ouvido, aprendeu a tocar bandolim.
Na Paraíba, entre os onze e doze anos, aprendeu mais sobre música com Antônio Messias, músicas ao som do cavaquinho afinado em bandolim, instrumento que o encantou e passou a fazer parte de todas as suas apresentações.
Ao voltar para São Paulo não demorou a frequentar famosas Rodas de Choro da Contemporânea e da Del Vecchio. A carreira decola, Danilo executava valsas, choros, polcas, sambas, frevos, sempre impressionando quem o ouvia.
Até começar a apresentar seus primeiros recitais em palco. O produtor artístico Téo Azevedo logo percebeu o talento de Danilo e decidiu registrar as interpretações e gravar um CD.
Surge então um CD com músicas de Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, entre outros. Em 2004 Danilo Brito venceu o 7º Prêmio Visa – edição instrumental. Passou por 514 concorrentes. Em 2005, por meio deste prêmio, gravou mais um CD, pela gravadora Eldorado – Um Choro na Madrugada. Passou a organizar saraus abertos ao público.
Cuidou pessoalmente o espetáculo “Roda de Choro”. Em 2008 fundou a produtora Orpheu Music e criou, por meio desta iniciativa, o incentivo a música instrumental brasileira. Surge mais um CD – Sem Restrições.
Agora em 2015, Danilo Brito, começa mais um projeto de incentivo a música brasileira, e está à frente do projeto “Clube do Choro”, que será sediado no Teatro Arthur Azevedo, no coração da Mooca, em São Paulo. leia mais sobre a reforma do teatro
saiba mais sobre o músico Danilo Brito no site oficial
Texto: Maria Regina Nogueira - jornalista Mtb 19.271
Fotos: Fábio Arantes / Secom
Foto perfil e foto coletiva: Maria Camillo - produção Danilo Brito
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk