Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Perguntas e respostas
O que é o Centro TEA?
O primeiro Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo "Dra. Marina Magro Beringhs Martinez" da Prefeitura de São Paulo é um espaço de convivência para pessoas que estão no espectro, seus familiares e o público profissional. O equipamento de mais de 5.000 m2 tem o objetivo de promover a autonomia, participação, inclusão e acolhimento.
Quais os requisitos para fazer parte do Centro TEA?
Para participar, é necessário se enquadrar em um dos seguintes grupos:
- Pessoa com TEA, mediante apresentação de laudo;
- Familiares ou cuidadores de pessoas com TEA;
- Profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar com pessoas com TEA;
- Residir no município de São Paulo.
Quais serão os dias e os horários de funcionamento?
De segunda à sexta, das 9h às 19h e aos sábados, das 9h às 16h.
Qual o endereço do Centro TEA?
O Centro TEA está localizado na Avenida Santos Dummont, nº1.318 - Santana.
Até 2028 a a capital contará com mais três unidades nas zonas Sul, Leste e Oeste.
Quais são os eixos do Centro TEA?
- Cultura: O acesso à cultura promove inclusão e expressão pessoal para pessoas com TEA. Atividades como teatro, música, dança, artes plásticas e literatura ajudam no desenvolvimento de habilidades sociais, criatividade e comunicação. Além disso, a participação em eventos culturais pode reduzir o isolamento e fortalecer o senso de pertencimento à comunidade.
- Esporte: A prática esportiva contribui para o desenvolvimento físico, motor e emocional. O esporte melhora a coordenação motora, o equilíbrio e o condicionamento físico, além de promover a socialização, o trabalho em equipe e o autocontrole emocional. Atividades adaptadas são importantes para garantir conforto e segurança.
- Trabalho e Empreendedorismo: O incentivo ao trabalho e ao empreendedorismo oferece oportunidades de independência financeira e
inclusão social. Capacitação profissional e suporte adequado ajudam a desenvolver habilidades específicas, ganhar confiança e encontrar espaços no mercado de trabalho. O empreendedorismo também permite que elas explorem suas habilidades em um ambiente adaptado às suas necessidades. - Cursos de formação: Os cursos de formação têm o objetivo de desenvolver habilidades técnicas, cognitivas e sociais. Eles podem incluir desde treinamentos profissionais até oficinas de habilidades sociais e de comunicação, proporcionando mais autonomia e melhor adaptação em diversos contextos da vida.
- Bem-estar e Autonomia Social: Esse eixo envolve o desenvolvimento de estratégias para aumentar a qualidade de vida, promovendo saúde mental, física e emocional. Atividades como terapia ocupacional, acompanhamento psicológico e programas de inclusão social ajudam a fortalecer a autoestima, a confiança e a capacidade de tomar decisões no dia a dia.
- Expansão dos horizontes: O Centro TEA também promoverá atividades externas que ampliam horizontes, proporcionando oportunidades únicas de interação e integração com a comunidade, além de permitir a exploração de novas habilidades e interesses.
Como serão realizados os atendimentos?
Os atendimentos serão feitos por uma Equipe Multidisciplinar (EM), composta por profissionais de Psicologia, Assistência Social, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Educação Física, Psicopedagogia, Neurologia, Psiquiatria e Administração.
Como faço o agendamento para a triagem?
Para agendar a triagem é necessário acessar o site:
capital.sp.gov.br/centrotea
- Clique em "Iniciar Cadastro.";
- Informe se é da cidade de São Paulo;
- Preencha o CEP;
- Anexe o seu comprovante de residência que pode estar no formato JPEG ou PDF;
- Anexe o laudo que ateste o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autismo que pode estar no formato JPEG ou PDF;
- Preencha o nome completo da pessoa que passará pela triagem;
- Preencha a data de nascimento da pessoa que passará pela triagem;
- Complete o endereço;
- Preencha o nome do responsável, se houver;
- Informe o grau de parentesco do responsável, se houver;
- Preencha os dados de contato com WhatsApp, telefone ou e-mail;
- Escolha a data e horário para o agendamento da triagem;
- Confira se dados informados estão corretos. Caso não esteja, edite-os na página "Resumo".
- Confirme o Agendamento.
A solicitação será analisada pela equipe do Centro TEA para verificar se a pessoa se enquadra nos critérios de atendimento.
Em até 7 (sete) dias úteis, o munícipe receberá uma confirmação do agendamento, com a data e o horário, por WhatsApp, telefone ou e-mail.
Qual a faixa etária de atendimento?
É destinado para pessoas a partir dos 6 (seis) anos de idade.
Por quanto tempo posso ser atendido no Centro TEA?
O munícipe poderá ser atendido por até 12 meses, com três atendimentos diários, com possibilidade de extensão para até 24 meses.
A equipe acompanhará a pessoa com autismo por 6 (seis) meses após o término do atendimento para avaliar a efetividade e verificar a necessidade de reintegração às atividades do Centro TEA.
O familiar principal, cadastrado como acompanhante, poderá participar de até três atividades diárias, como workshops de empreendedorismo, culinária, palestras educativas, entre outras. Já o familiar secundário, registrado separadamente, terá direito a uma atividade diária.
Profissionais, como servidores públicos do município de São Paulo ou aqueles que atuam ou desejam atuar com pessoas com autismo, familiares e público geral, poderão integrar o Centro TEA por meio de capacitações especializadas, seminários, conferências e aulas sobre o tema.
Quem irá gerir o Centro TEA?
A gestão do Centro TEA ficará a cargo do Instituto Lar Mãe do Divino Amor (LEMDA), uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que venceu o Edital de Chamamento Público lançado em 1° de novembro de 2024. A entidade foi fundada por inspiração de Dom Luciano Mendes de Almeida, então Bispo da Região Belém da Arquidiocese de São Paulo, e assumida por casais da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, no Tatuapé. É referência no atendimento a pessoas com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo também apoio às suas famílias.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk