Notícia na íntegra
Dia Nacional do Choro e programação no Teatro Flávio Império são destaques da programação do feriado
A Prefeitura leva 32 programações gratuitas para todas as regiões da cidade, em mais de 20 equipamentos culturais. Entre workshops, stand-ups e música, os equipamentos recebem também atrações do Abril pra Dança, Abril Literário (em celebração ao Dia Nacional do Livro Infantil, no dia 18) e Abril Indígena (em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, no dia 19).
Com o objetivo de comemorar o Dia Nacional do Choro (23 de abril) a Prefeitura promove programações dedicadas aos fãs do gênero musical neste sábado (19) e segunda-feira (21). No dia 19, a dupla de músicos Rai Santos e GT faz um especial na Casa de Cultura Júlio Guerra, às 14h, enquanto o “Jazz Café” embala o Teatro Flávio Império, às 18h, tocando canções conhecidas do Choro e outras adaptadas ao gênero, com a presença de baristas e produtores de cafés especiais. Já no dia 21, o grupo Terça Maior se encontra com a velha guarda da comunidade Samba da Vela para uma tradicional roda de choro na Casa de Cultura Manoel Mendonça, às 20h.
Outras duas atrações ocupam o Teatro Flávio Império nos dias 18 e 20 de abril. Na sexta-feira (18) e no sábado (19), às 20h, será encenado o monólogo "Galo Índio", de Rodolfo Amorim, com direção de Antônio Januzelli (Janô). O espetáculo autobiográfico explora as memórias do autor sobre a morte de seu pai, utilizando entrevistas, relatos e documentos como base para a narrativa. Já no domingo (20), às 16h, no Parque Daniel Marques, acontece o show “Um Baile de Bambas”, liderado pelo guitarrista Caverna em parceria com o trombonista Ezeq Bone. O musical apresenta temas autorais e releituras de clássicos da música brasileira, utilizando guitarra, trombone, efeitos e loops eletrônicos.
Outro equipamento cultural com programação estendida no feriadão é o Centro Cultural Vila Formosa, com duas atrações de artes cênicas. No sábado, 19 de abril, às 15h, o Teatro Zanoni Ferrite recebe o espetáculo "Um Despertar", protagonizado por Eduardo Rozendo. Também no sábado às 19h, e no domingo (20), às 18h, o mesmo teatro apresenta "Sob a Pele", da T.F.Style Cia de Dança. A obra utiliza a linguagem da dança contemporânea com influências do hip hop para refletir sobre a relação entre o corpo e o ambiente urbano.
Circo no Hip-Hop Sul
O circo contagia a Casa de Cultura Hip-Hop Sul, na Vila São Pedro, com destaque para o circo contemporâneo, neste sábado (19).
Às 13h, o Grupo Irmãos Becker apresenta o "Show dos Becker", performance que combina malabarismo, equilibrismo e palhaçaria. Com uma abordagem que mescla técnicas tradicionais do circo com improvisação cômica, o grupo, ativo desde 2004, busca encantar e divertir o público, destacando-se por sua criatividade e respeito às tradições circenses.
Em seguida, às 15h, a Companhia Laguz Circo e Teatro apresenta "Suspiros e Burbujas", que narra a história de dois palhaços, Suspiro e Burbuja, em uma disputa cômica entre um artista e uma faxineira atrapalhada.
Workshops e oficinas voltam com atividades gratuitas
O feriadão contará com workshops, aulas e oficinas para os munícipes. São três atividades programadas, divididas entre o Polo Cultural Chácara do Jockey e as Casas de Cultura Freguesia do Ó e Vila Guilherme.
O Polo Cultural Chácara do Jockey, no domingo (20) recebe o "Intercâmbio das Artes da Capoeira", promovido pelo grupo Etnias Capoeira. Das 10h às 18h, o Prédio 2 do espaço terá rodas de capoeira, música ao vivo, cerimônias e atividades interativas sobre a luta, reunindo praticantes de diversas idades e origens. No mesmo dia, às 18h30, a Casa de Cultura Freguesia do Ó apresenta o espetáculo "Trajetória do Tango", da Companhia Tango & Paixão, oferecendo aulas com coreografias clássicas que narram a história do tango argentino.
No sábado (19), às 14h, outra casa de cultura da Zona Norte, na Vila Guilherme, sedia o workshop "Renovo – Viver de Arte, Caminhos para o Artista Periférico", cuja atividade, voltada a artistas periféricos, propõe uma orientação ampla sobre como viver no mundo musical, explorar e potencializar seus talentos e como identificar seu nível atual — seja iniciante, praticante ou profissional — a fim de traçar um caminho claro para avançar na carreira artística.
Samba, rock e forró nas Casas de Cultura
Na Casa de Cultura Guaianases a banda Mielina se apresenta no domingo (20), às 11h; forró e cangaço do Trio Amizade na Casa de Cultura São Miguel, no dia 19, às 17h; e samba com Luizinho SP e Fabiano Fubá na Casa de Cultura Raul Seixas, e Samba Praia na Casa de Cultura Guaianases.
A agenda dos equipamentos culturais municipais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está disponível nas redes sociais e no site.
Serviço
Programação para o Feriado - de 18 a 21 de abril
Múltiplos locais e horários
Clique aqui para ter acesso à programação na íntegra.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk