Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Dia Nacional do Choro e programação no Teatro Flávio Império são destaques da programação do feriado

São Paulo, 17 de abril de 2025 - A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, leva 32 programações gratuitas para todas as regiões da cidade, em mais de 20 equipamentos culturais. Entre workshops, stand-ups e música, os equipamentos recebem também atrações do Abril pra Dança, Abril Literário (em celebração ao Dia Nacional do Livro Infantil, no dia 18) e Abril Indígena (em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, no dia 19). Aproveite o Domingão Tarifa Zero com gratuidade no ônibus para curtir as programações sem gastar nada.
O destaque do feriadão na Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa fica também para outra data comemorativa: o Dia Nacional do Choro. Celebrado no dia 23 de abril, há programações dedicadas aos fãs do gênero musical no sábado (19) e segunda-feira (21). No dia 19, a dupla de músicos Rai Santos e GT faz um especial na Casa de Cultura Júlio Guerra, às 14h, enquanto o “Jazz Café” embala o Teatro Flávio Império, às 18h, tocando canções conhecidas do Choro e outras adaptadas ao gênero e “de forma jazzística”, com a presença de baristas e produtores de cafés especiais. Já no dia 21, o grupo Terça Maior se encontra com a velha guarda da comunidade Samba da Vela para uma tradicional roda de choro na Casa de Cultura Manoel Mendonça, às 20h.
Outras duas atrações ocupam o Teatro Flávio Império nos dias 18 e 20 de abril. Na sexta-feira (18) e no sábado (19), às 20h, será encenado o monólogo "Galo Índio", de Rodolfo Amorim, com direção de Antônio Januzelli (Janô). O espetáculo autobiográfico explora as memórias do autor sobre a morte de seu pai e o silêncio que permeou esse evento durante sua infância, utilizando entrevistas, relatos e documentos como base para a narrativa. Já no domingo (20), às 16h, no Parque Daniel Marques, acontece o show “Um Baile de Bambas”, liderado pelo guitarrista Caverna em parceria com o trombonista Ezeq Bone. O espetáculo instrumental apresenta temas autorais e releituras de clássicos da música brasileira, utilizando guitarra, trombone, efeitos e loops eletrônicos.
Outro equipamento cultural da Secretaria com programação estendida no feriadão é o Centro Cultural Vila Formosa, com duas atrações de artes cênicas. No sábado, 19 de abril, às 15h, o Teatro Zanoni Ferrite recebe o espetáculo "Um Despertar", protagonizado por Eduardo Rozendo. A apresentação combina mágica, música e humor, fruto de pesquisas no universo da palhaçaria e da música, e destaca-se pela improvisação e pela participação ativa da plateia. Também no sábado às 19h, e no domingo (20), às 18h, o mesmo teatro apresenta "Sob a Pele", da T.F.Style Cia de Dança. A obra utiliza a linguagem da dança contemporânea com influências do hip hop para refletir sobre a relação entre o corpo e o ambiente urbano. A companhia, atuante em São Paulo desde 2002, é reconhecida por seu trabalho que mescla movimentos urbanos e contemporâneos.
Circo no Hip-Hop Sul
No sábado (19), o circo contagia a Casa de Cultura Hip-Hop Sul, na Vila São Pedro, com destaque para o circo contemporâneo.
Às 13h, o Grupo Irmãos Becker apresenta o espetáculo "Show dos Becker", uma performance que combina malabarismo, equilibrismo e palhaçaria. Com uma abordagem que mescla técnicas tradicionais do circo com improvisação cômica, o grupo, ativo desde 2004, busca encantar e divertir o público, destacando-se por sua criatividade e respeito às tradições circenses.
Em seguida, às 15h, a Companhia Laguz Circo e Teatro apresenta "Suspiros e Burbujas", um espetáculo que narra a história de dois palhaços, Suspiro e Burbuja, em uma disputa cômica entre um artista e uma faxineira atrapalhada, enfatizando a importância do respeito e da convivência. Criado por Felipe Abreu e Romina Sanchez, o espetáculo é uma homenagem aos antigos clowns de picadeiro, teatro e cinema, adaptados para o público contemporâneo.
Workshops e oficinas voltam com atividades gratuitas
Assim como na semana passada, o feriadão na Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa conta com workshops, aulas e oficinas para os munícipes. São três atividades programadas, divididas entre o Polo Cultural Chácara do Jockey e as Casas de Cultura Freguesia do Ó e Vila Guilherme.
O Polo Cultural Chácara do Jockey, no domingo (20) recebe o "Intercâmbio das Artes da Capoeira", promovido pelo grupo Etnias Capoeira. Das 10h às 18h, o Prédio 2 do espaço contará com rodas de capoeira, música ao vivo, cerimônias e atividades interativas sobre a luta, reunindo praticantes de diversas idades e origens. No mesmo dia, às 18h30, a Casa de Cultura Freguesia do Ó apresenta o espetáculo "Trajetória do Tango", da Companhia Tango & Paixão, oferecendo aulas com coreografias clássicas que narram a história do tango argentino, claro que contando com clássicos como "Por Una Cabeza", "El Día Que Me Quieras" e "La Cumparsita".
No sábado (19), às 14h, outra casa de cultura da zona norte da cidade, na Vila Guilherme, sedia o workshop "Renovo – Viver de Arte, Caminhos para o Artista Periférico", cuja atividade, voltada a artistas periféricos, propõe uma orientação ampla sobre como viver no mundo musical, explorar e potencializar seus talentos e como identificar seu nível atual — seja iniciante, praticante ou profissional — a fim de traçar um caminho claro para avançar na carreira artística.
Samba, rock e forró nas Casas de Cultura
Independente do estilo musical que aprecia, a programação que percorre as Casas de Cultura da cidade contam com performances e shows de música variados: desde rock e pop na Casa de Cultura Guaianases, com a banda Mielina no dia 20 de abril, às 11h; forró e cangaço do Trio Amizade na Casa de Cultura São Miguel, no dia 19, às 17h; e samba com Luizinho SP e Fabiano Fubá na Casa de Cultura Raul Seixas, Paulinho Bigail na Casa de Cultura São Mateus e Samba Praia na Casa de Cultura Guaianases.
A agenda dos equipamentos culturais municipais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está disponível nas redes sociais e no site.
Lembrando: Vem aí Virada Cultural 2025. A maior virada cultural da história!
Serviço:
Programação para o Feriado - de 18 a 21 de abril
Múltiplos locais e horários
Veja a programação completa:
TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO
Atração: Galo Índio
Quando: 18 e 19/04 (Sexta e sábado) às 20h
Onde: R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Espetáculo autobiográfico que remonta as memórias do ator e autor Rodolfo Amorim em relação à morte de seu pai e o silêncio criado em torno desse fato na sua infância em Sorocaba. Tudo através de uma pesquisa sobre a memória e as possibilidades de exploração da multiplicidade e transformações de uma narrativa. Entrevistas, relatos de pessoas próximas desse acontecimento e documentos são materiais provocadores na construção desse retrato, que conta com a direção de Antônio Januzelli (Janô).
Atração: Jazz Café
Quando: 19/04 (Sábado) às 18h
Onde: R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Jazz Café é um combo musical formado por Aquiles Faneco na guitarra e Geremias Tiófilo no saxofone. O duo interpreta standards e canções de forma jazzística. No repertório, músicas que vão do jazz à bossa nova, passando pelo pop, choro e música latina, com uma roupagem moderna. A proposta é fazer das apresentações uma experiência, envolvendo música e sabor, com a presença de baristas e produtores de cafés especiais servindo a bebida no método V60.
Atração: Um Baile de Bambas
Quando: 20/04 (Domingo) às 16h / Parque Daniel Marques
Onde: R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Através da linguagem da guitarra, trombone, efeitos e loops eletrônicos, o músico Caverna apresenta um show de música instrumental popular com temas autorais e de grandes nomes da música brasileira, em parceria com o trombonista Ezeq Bone. No repertório, clássicos de Jorge Benjor, Cartola, Tom Jobim, Erasmo Carlos, Vinícius de Moraes, entre outros.
POLO CULTURAL CHÁCARA DO JOCKEY
Atração: Intercâmbio das Artes da Capoeira
Quando: 20/04 (Domingo) às 10h às 18h / Prédio 2
Onde: R. Santa Crescência, 323 - Ferreira
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Um dia inesquecível de celebração, aprendizado e troca cultural. O evento organizado pelo Etnias Capoeira reúne capoeiristas de todas as idades, com cerimônias, jogos, música e muita energia. Uma experiência única para vivenciar a arte e a tradição da capoeira.
CENTRO CULTURAL PENHA
Atração: Sexta do Riso - Rodrigo Caceres
Quando: 18/04 (Sexta) às 20h / Teatro Martins Penna
Onde: Largo do Rosário, 20 - Penha de França
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Sexta do Riso apresenta Rodrigo Costa Cáceres, ator profissional, dublador, humorista, radialista, locutor, imitador e músico considerado um dos melhores imitadores do Brasil, tendo em seu repertório mais de 100 vozes.
CENTRO CULTURAL VILA FORMOSA
Atração: Um Despertar
Quando: 19/04 (Sábado) às 15h / Teatro Zanoni Ferrite
Onde: Av. Renata, 163 - Vila Formosa
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Em Um Despertar, Eduardo Rozendo tem a intenção de despertar o público para o universo do aparentemente impossível. Por meio dos pilares fundamentais de mágica, música e humor, o espetáculo se propõe a realizar uma verdadeira proeza, dando vida ao que, à primeira vista, parece inalcançável. A presença do improviso é constante, levando em algumas situações a momentos inesperados e divertidos. A interação contínua com a plateia é um elemento essencial, buscando criar uma ligação participativa única com o público.
Atração: Espetáculo de Dança - Sob a Pele
Quando: 19/04 (Sábado) às 19h e 20/04 (Domingo) às 18h / Teatro Zanoni Ferrite
Onde: Av. Renata, 163 - Vila Formosa
Ingresso: Grátis
Classificação: + 12 anos
Duração: 50 minutos
Sinopse: Existo. E, na pele, minha existência concretiza-se em constante relação entre corpo e cidade. Pele. O maior órgão do corpo humano. Sensível ao toque e à temperatura. Por ela transpiro, sinto prazer, respiro... Nela carrego minhas memórias, lugar onde se imprimem marcas, cicatrizes. E o tempo. Protege meu interior, delimita minha relação com o ambiente. Quais sensações meu corpo percebe potencializadas pela cidade? Quais opressões, medos e angústias o ambiente urbano me proporciona? Esta obra busca refletir sobre as várias percepções sentidas, profundamente, sob a pele.
CENTRO CULTURAL GRAJAÚ
Atração: Brasilidade – Muito Prazer, As Iyálódes
Quando: 19/04 (Sábado) às 19h
Onde: R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: O espetáculo cênico e musical coloca no mesmo patamar o trabalho musical e o discurso ativista em prol do feminismo negro. É entrecortado pela dança, poesia, música e oralidade. Encerra o aprisionamento da mulher negra no papel de objeto nas letras das músicas, evidencia sua participação na construção da música popular sob sua perspectiva e lhe confere protagonismo.
CENTRO CULTURAL OLIDO
Atração: Mulheriu Clã
Quando: 19/04 (Sábado) às 17h / Vitrine da Dança
Onde: Av. São João, 473 - Centro Histórico
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 80 minutos
Sinopse: O projeto nasceu da força de vontade e da união de mulheres do movimento hip hop, que em sua maioria não consegue vivenciar e enxergar um espaço digno para mostrar seus trabalhos no movimento. O objetivo é mostrar a força da mulher dentro da cultura hip hop, com todos os elementos do hip hop.
CASA DE CULTURA FREGUESIA DO Ó
Atração: CIA Tango & Paixão - Trajetória do Tango - Dança de Salão
Quando: 20/04 (domingo) às 18h30
Onde: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: A apresentação conta a trajetória do tango, desde seu surgimento até os dias atuais. Clássicos do tango argentino fazem parte deste evento, como Por Una Cabeza (do filme “Perfume de Mulher”) , El Dia Que Me Queiras, Mi Buenos Aires Querido, Caminito, Volver, La Cumparsita, A Media Luz e outros sucessos.
CASA DE CULTURA VILA GUILHERME
Atração: Renovo - Viver de Arte, Caminhos para o Artista Periférico - Workshop
Quando: 19/04 (sábado) às 14h
Onde: Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Nesta palestra, os participantes são convidados a explorar a jornada do artista periférico desde os primeiros passos no mundo musical até a monetização de sua arte. O objetivo é ajudar cada participante a identificar seu nível atual — seja iniciante, praticante ou profissional — e traçar um caminho claro para avançar na carreira artística.
Atração: Christian Monterro - Sertanejo
Quando: 19/04 (sábado) às 18h
Onde: Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: A Banda Cristian Monterro atua no cenário do sertanejo contemporâneo. Com um estilo único que mescla a autenticidade do sertanejo tradicional com toques modernos e inovadores, a banda conquista públicos de todas as idades, levando o melhor da música sertaneja a cada apresentação.
CASA DE CULTURA GUAIANASES
Atração: Mielina - Mielina toca o melhor do POP ROCK - Música
Quando: 20/04 (domingo) às 11h
Onde: R. Castelo de Leça, s/n - Jardim Soares
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: A banda Mielina é formada pelo duo paulista composto por Silas Bezerra (guitarra e vocal) e Kevyn Gomes (bateria e Back vocal) e conta com a participação dos músicos Roberto Ventura (contrabaixo) e Igor Cavalcante (teclados e vocal). Desde 2019, o grupo se apresenta em espaços públicos/privados e festas particulares. Mielina traz momentos de alegria, nostalgia e festividade para seu público através dessas músicas que marcaram essa geração, como Jota Quest, Capital Inicial.
Atração: Samba Praia - Música
Quando: 20/04 (domingo) às 12h
Onde: R. Castelo de Leça, s/n - Jardim Soares
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Em sua apresentação musical, o cantor Edu traz uma mescla de samba/pagode, desde os mais clássicos ao mais atuais. Em seu repertório, artistas como Zeca Pagodinho, Revelação, Exaltasamba, Thiaguinho, Nuance e são marcas registradas.
CASA DE CULTURA RAUL SEIXAS
Atração: Luizinho SP - Uma Festa de Samba Inesquecível com Luizinho SP - Música
Quando: 19/04 (sábado) às 15h30
Onde: R. Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Neste espetáculo musical, Luizinho SP apresenta suas composições autorais e presta uma homenagem aos grandes nomes do samba, como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Grupo Fundo de Quintal, Grupo Sensação e Dudu Nobre. Com música e emoção, o artista leva o público a um encontro entre os clássicos do samba e a originalidade de suas criações. Prepare-se para uma celebração contagiante da música brasileira que vai fazer todo mundo cantar e sambar!
Atração: Fabiano Fubá - Fabiano Fubá canta Fundo de Quintal - Música
Quando: 20/04 (domingo) às 16h
Onde: R. Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: A apresentação é uma homenagem ao Grupo Fundo de Quintal, um dos maiores conjuntos de samba de todos os tempos. Com uma banda de músicos renomados e um repertório especial, Fabiano Fubá canta clássicos e sucessos do Grupo Fundo de Quintal,trazendo muita nostalgia e samba de altíssima qualidade. Venha conferir!
CASA DE CULTURA SÃO MIGUEL
Atração: Trio Amizade - Forró e Cangaço
Quando: 19/04 (sábado) às 17h
Onde: R. Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Ritmos do Sertão: "Forró e Cangaço" é uma atração imperdível, uma homenagem apaixonada aos ritmos do forró pé de serra e à cultura nordestina. Na apresentação, grandes músicos se reúnem para recriar os clássicos atemporais do forró, transportando o público para o coração do Nordeste. Todos os participantes estão caracterizados com roupas e chapéus típicos nordestinos, criando um ambiente autêntico que ressalta a riqueza da cultura do Nordeste.
CASA DE CULTURA SÃO MATEUS
Atração: Paulinho Bigail - Amigos do Paulinho Bigail - Música
Quando: 20/04 (domingo) 18h
Onde: R. Monte Mandirá, 40 - Jardim Nove de Julho
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Paulinho Bigail lançou, em 2022, o Projeto “Amigos do Paulinho Bigail”, que consiste em uma apresentação contagiante que traz um repertório de músicas autorais e sucessos do cenário do samba.
CASA DE CULTURA HIP-HOP SUL
Atração: Grupo Irmãos Becker - Show dos Becker - Circo
Quando: 19/04 (sábado) às 13h
Onde: Rua Sant'Ana, 201 - Vila São Pedro
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Desde 2004, o Grupo Irmãos Becker tem encantado e divertido plateias com suas habilidades excepcionais em malabarismo, equilibrismo e a arte do palhaço. Com uma abordagem inovadora e experimental e um profundo respeito e admiração pelo circo tradicional, o Grupo Irmãos Becker combina técnicas tradicionais circenses com uma dose generosa de improvisação cômica. O resultado são apresentações dinâmicas e cativantes que conquistam o público de todas as idades.
Atração: Laguz Circo - Suspiros e Burbujas - Circo
Quando: 19/04 (sábado) às 15h
Onde: Rua Sant'Ana, 201 - Vila São Pedro
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: “Pedra no Sapato" traz os palhaços Suspiro e Burbuja em uma hilariante disputa entre o protagonista que tenta apresentar seu espetáculo e a atrapalhada faxineira do teatro. Com humor físico e refinado, o espetáculo explora as "pedras no sapato" das relações humanas, destacando a importância do respeito e da convivência. Criado por Felipe Abreu e Romina Sanchez, o espetáculo é uma ode aos antigos clowns de picadeiro, teatro e cinema revitalizados para o público contemporâneo.
Atração: Mis Ivy - Mis Ivy Ao Som do Ragga - Música
Quando: 19/04 (sábado) às 18h
Onde: Rua Sant'Ana, 201 - Vila São Pedro
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Mis Ivy é cantora de ragga há 20 anos e é uma das representantes do estilo no Brasil. A apresentação traz músicas 100% autorais, somadas à intervenção de dança e interação com o público, criando um ambiente de celebração. Mis Ivy destaca sua carreira e a representação do ragga feminino, com foco na vivência e empoderamento de mulheres.
CASA DE CULTURA SANTO AMARO - MANOEL MENDONÇA
Atração: Especial do Choro: Terça Maior e a velha guarda do Samba da Vela - Música
Quando: 21/04 (segunda) às 20h
Onde: Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 - Santo Amaro
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: O Grupo Terça Maior, que atua desde 2017, firma o encontro com a comunidade Samba da Vela para comemorar o Dia do Choro. Tradicionalmente, a roda de choro é o local onde a linguagem deste gênero musical se expressa em sua essência, proporcionando a troca de experiências entre as gerações e a continuidade desta cultura.
CASA DE CULTURA SANTO AMARO - JÚLIO GUERRA
Atração: Rai Santos e GT - Dia Nacional do Choro - Música
Quando: 19/04 (sábado) às 14h
Onde:Praça Floriano Peixoto, 131 - Santo Amaro
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: A apresentação, nascida da vontade de realizar um trabalho paralelo da dupla, transmite alegria e emoção pelos bares e locais onde tocam, sempre fazendo amizades e novos seguidores.
TEATRO ARTHUR AZEVEDO
Atração: O Mar
Quando: 19/04 às 21h e 20/04 às 19h
Onde: Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca
Ingresso: Grátis
Classificação: + 12 anos
Duração: 70 minutos
Observação: No 2º sábado (19/04) terá Libras e áudio descrição
Sinopse: Na trama, as palestinas Adila e sua neta Farida chegam ao escritório da advogada israelense Dania, que defende mulheres israelenses presas por levarem palestinas para conhecer o mar. A avó tem um pedido: sua neta quer conhecer o mar. Um acontecimento inesperado obriga as três a permanecerem juntas e a descobrirem possibilidades de relação.
Ficha técnica:
Texto: Federico Roca
Direção: Fernando Nitsch
Elenco: Bete Dorgam, Yael Pecarovich e Laura La Padula
Atração: As Desventuras de Pinóquio
Quando: 19/04 e 20/04 / Sábado e Domingo 16h
Onde: Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca
Ingresso: R$ 20 inteira e R$ 10 meia
Classificação: Livre
Duração:60 minutos
Sinopse: Sete artistas, um palco e um desafio: contar a história de Pinóquio como você nunca viu! Em As Desventuras de Pinóquio, o Grupo Trapo reinventa o clássico, trazendo uma abordagem moderna e envolvente para o público infantil. Misturando humor, criatividade e muita contação de histórias, essa trupe transforma a jornada do boneco de madeira em uma aventura repleta de surpresas. Afinal, como seria contar essa história nos dias de hoje? Venha descobrir e se encantar com essa versão inédita do boneco mais famoso da literatura!
Ficha técnica:
Direção: João Carlos Ferreira da Silva
Elenco:Camila Suzane, Vitoria Rabelo, Muriel Vitória, Ana Luiza Sousa de Oliveira, Pedro Henrique Gonçalves Lima, Isaque Patrício Matias, Bruno Bertolli, Wellington do Nascimento.
TEATRO PAULO EIRÓ
Atração: Supernada Ep02
Quando: 19/04 (Sábado) a 20/04 (Domingo) às 16h
Onde: Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
Sinopse: Supernada Ep02 é o segundo episódio da intervenção coreográfica para crianças. Este episódio parece um livro que arrancaram as páginas, misturaram e agora sei lá o que é o começo e o que é o fim. Tem umas princesas perdidas e umas coisas estranhas correndo, tipo um chocolate azul e uma nota de dinheiro gigante sangrando.
Ficha técnica:
Direção e coreografia: Clarice Lima
Bailarinos: Amanda Dias, Aline Bonamin, Diego Kang, i Gonçalves, Ísis Andreatta, Karen Marçal, Paulo Carpino, Marcela Costa, Maurício Alves e Sabrina Ferreira.
Atração: Onde Vivem os Bárbaros
Quando: 18/04 (Sexta-feira) a 20/04 /2025 (Domingo) / Sexta e sábado às 21h e domingo 19h
Onde: Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro
Ingresso: Grátis
Classificação: +14 anos
Duração: 70 minutos
Sinopse: Depois de anos sem se ver, três primos se reencontram. O anfitrião, diretor de uma ONG reconhecida, revela estar envolvido em um estranho assassinato, fato que desencadeia manifestações de violência entre os convidados. Este encontro
aparentemente familiar torna-se cada vez mais terrível com o aparecimento de personagens que vão agravar as ideias que cada um construiu sobre o outro, sobre o inimigo.
Ficha técnica:
Texto: Pablo Manzi
Direção: Wallyson Mota
Elenco: Abel Xavier, Carol Vidotti, Ernani Sanchez, Ton Ribeiro e Wallyson Mota
TEATRO CACILDA BECKER
Atração: Parque Industrial
Quando: 18/04 (Sexta) e 19/04 (Sábado) às 20h30 e 20/04 (Domingo) às 19h
Onde: R. Tito, 295 - Lapa, São Paulo
Ingresso: Grátis
Classificação: + 16 anos
Duração: 120 minutos
O espetáculo mergulha no romance Parque Industrial, de Pagu, que denuncia as condições precárias das mulheres trabalhadoras da década de 1930. Ao embarcar nessa obra quase um século depois, onze mulheres refletem sobre os desafios políticos e sociais enfrentados ainda hoje em batalhas contra praticamente as mesmas opressões e desigualdades.
Ficha técnica:
Direção e Adaptação: Gilka Verana
Elenco: Barbara Garcia, Bruna Betito, Emilene Gutierrez, Ericka Leal, Flávia Rossi Tápias, Letícia Bassit e Tati Caltabiano
Atração: Caravana Zona Leste
Quando: 19/04 (Sábado) e 20/04 (Domingo) / Sábado e domingo às 16h
Onde: R. Tito, 295 - Lapa, São Paulo
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: O espetáculo completa três anos de existência. Circense, reúne nove artistas em cena, que apresentam números coletivos de habilidades. Unem números de técnicas circenses sofisticadas, com referências de Circo Contemporâneo, Circo Tradicional e o Circo de Rua, no mesmo trabalho.
Ficha técnica:
Direção: Adriano Mauriz
Performance: Adriano Mauriz, Rafael Barros, Chico Ribas, Mizael Alves, Henrique Augusto, Anna Karolina, Guilherme Torres, Simone Gonçalves, Zanza Santos
BIBLIOTECAS CSMB
Histórias de um Cavaquinho
Rafael de Barros
A livre adaptação da história inusitada sobre o choro “Brasileirinho”.
Vamos descobrir como o seu sobrinho e um Cavaquinho quebrado, ajudaram Waldir Azevedo a compor essa música tão importante para a cultura brasileira. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 19 de abril às 11h - Ponto de Leitura Juscelino Kubitschek
Viveiro de Cantigas
O grupo musical “Viveiro de Cantigas” nasceu em 2024 e surge com o objetivo de potencializar, estimular e exaltar a música brasileira. Fazendo isso, seus integrantes se colocam como guardiões que agem para difusão da riqueza sonora do nosso país atrelada à performances poéticas que fazem referência e se inspiram na tradição das cantigas populares brasileiras, possibilitando espaços onde manifestações da identidade cultural floresçam e abracem novas gerações.
Unindo músicos, cantores, atores e atrizes, o grupo se apresenta no formato cortejo e valoriza a música e a poesia como ferramentas de transformação social, destacando a importância das artes na promoção da saúde e do bem-estar. Ao proporcionar um viveiro onde cantigas possam crescer, multiplicar e nutrir-se não apenas de música, mas também de memória ancestral. Classificação indicativa: Livre - Jovens. Duração: 60 minutos.
Dia 19 de abril às 11h - Ponto de Leitura Parque Piqueri
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
Contação de histórias – Era uma Vez… com Quem Escreveu! (com Luciano Pontes)
19 e 20/4
Sábado e Domingo, às 15h
Bibliotecas – Sala de Leitura Infantil
Classificação indicativa: livre
Grátis
Sem necessidade de retirada de ingressos
Em celebração ao Dia Nacional do Livro Infantil, este mês será dedicado a encontros mágicos entre leitores e aqueles que dão vida às histórias. Nesta programação especial, escritores de literatura infantil que também são contadores de histórias assumem a missão de narrar suas próprias obras. Com vozes cheias de encanto, eles compartilham não apenas suas histórias, mas também os bastidores de suas criações, inspirando crianças e adultos a mergulharem no universo da imaginação e da escrita.
Participante: Luciano pontes
Escrito por: Enzo Sapio | Revisado por: Suzane Rodrigues
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk