Notícia na íntegra
Prefeito de São Paulo encerra missão oficial à Ásia após firmar parcerias e constatar avanços em sustentabilidade
O prefeito Ricardo Nunes encerrou nesta quarta-feira (30) sua missão oficial à China e ao Japão, em que buscou fortalecer relações diplomáticas, explorar tecnologias inovadoras e constatar que São Paulo está no caminho correto no que diz respeito à sustentabilidade. Entre os destaques da viagem oficial, estão o início das tratativas para implementar em São Paulo um sistema inovador para o carregamento de ônibus elétricos e a captação de uma linha de crédito de US$ 100 milhões com o Banco da China para a eletrificação da frota. O prefeito ainda se encontrou com importantes representantes dos governos chinês e japonês, incluindo a governadora da Região Metropolitana de Tóquio, Yuriko Koike.
Em sua última agenda oficial desta missão internacional, nesta quarta-feira (30), Ricardo Nunes recebeu uma sinalização positiva da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) sobre os projetos apresentados pela Prefeitura de São Paulo, como os de combate a enchentes, do Complexo Viário Roberto Marinho, o VLT no Centro da cidade e a parceria público-privada Esplanada da Liberdade. Haverá uma nova reunião em São Paulo para detalhamento dos projetos, em especial os de drenagem urbana, prevenção a alagamentos e intervenções em áreas de risco.
"Estamos todos aqui empenhados em trabalhar para avançarmos muito mais e contamos muito com a parceria, com essa relação Japão-São Paulo, Tóquio-São Paulo, para que a nossa administração seja ainda melhor", declarou o prefeito Ricardo Nunes.
Na missão oficial, o prefeito cumpriu uma intensa agenda para a troca de experiências com relação a soluções baseadas no que há de mais avançado em tecnologia nas áreas de segurança, mobilidade, sustentabilidade e empreendedorismo e qualificação para o mercado de trabalho para jovens.
Além disso, o prefeito demonstrou a governantes e empresários a importância da cidade de São Paulo como potencial de investimentos e polo de desenvolvimento tecnológico. O vice-prefeito, Mello Araújo, assumiu a Prefeitura nesse período.
Veja o resumo das principais agendas do prefeito e clique nos links para ler os releses de cada compromisso oficial:
Projetos de São Paulo apresentados à Agência de Cooperação Internacional do Japão
Em seu último compromisso na viagem oficial ao Japão, nesta quarta-feira (30), o prefeito Ricardo Nunes apresentou à vice-presidente sênior da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), Imoto Sachiko, em Tóquio, uma série de projetos da Prefeitura de São Paulo, entre eles, o Complexo Viário Roberto Marinho, o VLT no Centro da cidade e a parceria público-privada Esplanada da Liberdade, um projeto temático nesse que é conhecido como o bairro japonês da capital paulista. Será marcada uma nova reunião com a representação da JICA em São Paulo para detalhamento dos projetos, em especial os de drenagem urbana, prevenção a alagamentos e intervenções em áreas de risco.
Reunião com Vice-Ministra Parlamentar de Negócios Estrangeiros do Japão
Em reunião na manhã desta quarta-feira (30) com a Vice-Ministra Parlamentar do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão (MOFA), Eiri Arfia, o prefeito Ricardo Nunes debateu temas de interesse mútuo e fortaleceu as relações diplomáticas entre a cidade de São Paulo e o Japão. Neste ano, é comemorado o 130º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. "Hoje tivemos uma reunião com a primeira vice-ministra, Eire Arfia, aqui do Japão, com a nossa comitiva. Ela, hoje aqui no Japão e, no mundo, é uma figura proeminente, que tem se destacado bastante. É muito importante esse diálogo de São Paulo com a Vice-Ministra Eire Arfia”, afirmou o prefeito sobre a importância do encontro com Eire Arfia. Nunes está em missão oficial no Japão até esta quinta-feira (1º).
Visita ao Centro de Incineração Suginami
Nunes visitou o Centro de Incineração Suginami em Tóquio e constatou que São Paulo está à frente da capital do Japão no uso de energia limpa para o abastecimento dos caminhões de coleta de resíduos. Enquanto Tóquio ainda utiliza óleo diesel, São Paulo já utiliza biometano e gás natural em 22 caminhões e 27 carretas. O prefeito destacou a ausência de odores na usina, que recebe 500 toneladas de lixo por dia e da eficiência do sistema, que reduz o volume do lixo em 80% após a incineração. A energia produzida pela usina abastece 60 mil residências. Essa energia é gerada a partir do processamento de 500 mil quilos de lixo coletados de 200 mil domicílios.
Reunião com a governadora de Tóquio
Nunes e a governadora Yuriko Koike reafirmaram a importância da parceria entre as duas cidades, discutindo desafios comuns como alta densidade populacional e compartilhando experiências em mobilidade urbana e sustentabilidade.
Expo Osaka 2025
O prefeito também participou da Expo Osaka 2025, uma feira internacional que reúne 158 países. Ele enfatizou a relevância da sustentabilidade e da conexão global para São Paulo.
Visita a Osaka
Em sua primeira agenda oficial no Japão, na manhã deste sábado (26), o prefeito Ricardo Nunes se encontrou com o chefe do Executivo de Osaka, cidade-irmã de São Paulo, Hideyuki Yokoyama, para discutir avanços sobre tecnologia, segurança, mobilidade e também aprofundar a parceria de 56 anos entre São Paulo e Osaka.
Geração de energia
Em sua última agenda oficial na China, na sexta-feira (25), o prefeito Ricardo Nunes conheceu a Fujie Environmental Tech, empresa líder em tecnologias de biometano e hidrogênio, encerrando a sua missão oficial à China. O objetivo principal da visita foi conhecer de perto as tecnologias inovadoras e mais avançadas no setor de biometano e hidrogênio, com o intuito de avaliar a viabilidade de aplicar essas práticas em São Paulo. Essa iniciativa busca aproveitar os resíduos da geração de energia para explorar novas formas de reaproveitamento e, ao conhecer a usina local, abrir portas para futuras parcerias estratégicas que impulsionem a produção de energia limpa na capital paulista.
Laços com Xangai
Na sexta-feira (25), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, fez uma visita oficial ao prefeito de Xangai, Gong Zheng, para estreitar as relações comerciais, intercâmbio de turismo e eventos culturais entre as duas cidades-irmãs. Durante o encontro, os prefeitos discutiram experiências no gerenciamento urbano, governança e segurança, além de compartilharem ações de resiliência climática.
Visita a Hikvision e Dahua
A missão também incluiu visitas a Hikvision e Dahua, duas das maiores empresas de tecnologia do mundo. Ambas são parceiras da Prefeitura no Smart Sampa, maior e mais moderno sistema de monitoramento da América Latina.
Carregamento de ônibus elétricos
O prefeito iniciou as tratativas de parceria com a Huawei, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, para implementar em São Paulo um sistema inovador para o carregamento de ônibus elétricos para reduzir a dependência da infraestrutura de carregamento utilizada atualmente. A Huawei desenvolveu formas de distribuição de energia e carregamento para veículos elétricos que tornaria o sistema menos dependente da concessionária que distribui energia elétrica e é responsável pela infraestrutura nas garagens com a ligação de rede de média e alta tensão.
Linha de crédito com Banco da China
Nunes fechou uma linha de crédito de US$ 100 milhões com o Banco da China para aquisição de mais ônibus elétricos para o sistema municipal de transporte e deu mais um passo importante para a eletrificação da frota e redução de emissão de poluentes na atmosfera. Esse recurso será utilizado para financiar ônibus elétricos de empresas chinesas, que podem ser fabricados no Brasil. De acordo com o prefeito, a negociação é satisfatória porque a taxa de juros é bem menor do que a normalmente praticada no mercado, inclusive do que dos outros bancos internacionais e o parcelamento será feito em 10 anos.
Painel “Cidades Inteligentes”
Em sua primeira agenda oficial na China, na quarta-feira (23), o prefeito Ricardo Nunes enfatizou a forte ligação e colaboração entre São Paulo e Xangai, cidades-irmãs desde 1988, durante sua participação no painel “Cidades Inteligentes: tecnologia e inovação, exemplo para o mundo”, no “Summit Valor Econômico Brazil-China”. O prefeito ressaltou os desafios urbanos compartilhados e o foco em soluções conjuntas nas áreas de sustentabilidade, áreas verdes, eletrificação da frota de transporte público, biometano e tecnologia, com destaque para o programa Smart Sampa.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk