Notícia na íntegra

Quarta-feira, 21 de Maio de 2025 | Horário: 12:02
Compartilhe:

Atrações dos palcos da Virada Cultural 2025 terão espaços reservados para pessoas com deficiência e interpretação de Libras

Evento, que será realizado sábado (24) e domingo (25), contará com mais de 150 profissionais responsáveis por recursos de acessibilidade de comunicação

As atrações dos 21 palcos da Virada Cultural 2025, que a Prefeitura promove neste fim de semana em todas as regiões da cidade, terão interpretações simultâneas na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e espaços reservados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Entre os destaques da programação do evento estão os shows dos cantores Belo, no sábado (24), no Anhangabaú; João Gomes, no domingo (25), em M’Boi Mirim e Anhangabaú; e Péricles, na mesma data, no Palco Guaianases. As apresentações de Luísa Sonza, nos dias 24 e 25, na Vila Albertina e em Campo Limpo; e de Xamã, no sábado, em Heliópolis e no bairro do Ipiranga, também integram a programação.

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, comemora mais uma edição da Virada com acessibilidade e inclusão. “Temos uma parceria sólida com a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e vamos marcar presença com muita acessibilidade comunicacional, atitudinal, arquitetônica e digital".

De acordo com Totó Parente, secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, a edição 2025 do evento foi planejada com um olhar atento à inclusão e ao respeito à diversidade. “Nosso compromisso com a acessibilidade se reflete em ações concretas, que garantem a participação plena das pessoas com deficiência em todas as etapas do evento".

Stand-up e teatro
Os recursos de Libras e audiodescrição estarão presentes nos teatros Arthur Azevedo, na Zona Leste, e Paulo Eiró, na região Sul. Ambos receberão os espetáculos O Avesso da Pele, O Veneno do Teatro, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá e Casa Grande e Senzala – Manifesto Musical Brasileiro.

A programação da Virada contará com diversos artistas com deficiência se apresentando na Casa de Cultura Santo Amaro Júlio Guerra, na Zona Sul. Lá, Tatá Mendonça realizará seu show de stand-up Uma Cega na Comédia; Ivan Bernardelli e Hélio Feitosa performarão em Duo para Dois Perdidos; e o Trio Golada levará a música nordestina com forró pé de serra.

Outras assistências
O aplicativo da Central de Intermediação em Libras, que pode ser baixado gratuitamente e não consome os dados móveis, contará com um ícone exclusivo da Virada Cultural para auxiliar no atendimento entre pessoas com deficiência auditiva, surdas e produtores culturais. Estará em funcionamento a partir desta quarta-feira (21) até domingo (25), 24 horas por dia.

Acessibilidade Arquitetônica – A Coordenação de Acessibilidade e Desenho Universal (CADU) e a Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), realizaram vistorias técnicas e análises das plantas de todos os palcos para garantir a acessibilidade arquitetônica. Os espaços contarão com áreas reservadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Acessibilidade Atitudinal – Os produtores da Virada Cultural foram capacitados com o curso Conhecer para Incluir. Durante a formação, foram abordadas informações e orientações importantes, como os tipos de deficiência e as barreiras enfrentadas, além de diretrizes sobre como tornar o evento acessível para todos e como se relacionar com pessoas com deficiência. Diversos produtores com deficiência foram contratados para atuar nos palcos onde acontecerão os shows.

Acessibilidade Digital – A Divisão de Acessibilidade Digital e Comunicação Inclusiva (DADCI), da SMPED, foi responsável por conceder o Selo de Acessibilidade Digital ao site da Virada Cultural. O documento atesta que o endereço eletrônico atende aos critérios de acessibilidade estabelecidos por normas nacionais e internacionais.

Esse mesmo setor implantou o Hand Talk Plugin (ferramenta de acessibilidade web que traduz conteúdo de texto de um site para a Língua Brasileira de Sinais – Libras), tornando o site do evento acessível para a comunidade surda. Essa solução conta com a ajuda de seus tradutores virtuais, Hugo e Maya.

A programação completa da Virada Cultural está disponível no site: viradasp.com.br.

 

Leia também:

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn