Secretaria Municipal da Saúde

CORONAVÍRUS (COVID 19)

A COVID-19 é uma infecção respiratória aguda, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. É potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global.

 

  
 

   
 

​​O que é?

Infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2.

Modo de transmissão

A covid-19, da mesma forma que outros vírus respiratórios, é transmitida principalmente por três modos: contato, gotículas, por partículas ou aerossóis.

Manifestações clínicas

Os sintomas da covid-19 podem variar desde casos assintomáticos e manifestações clínicas leves até quadros moderados, graves e críticos, requerendo atenção especial aos sinais que indicam piora do estado clínico e a necessidade de hospitalização.

Os sintomas mais comuns incluem:

febre,
tosse,
dor de garganta,
coriza,
mialgia,
calafrios,
fadiga,
cefaleia,
anosmia e/ou ageusia (perda de olfato e paladar),
diarreia e dor abdominal.

Em casos moderados, podem persistir tosse e febre, podendo haver sinais de piora progressiva de outros sintomas relacionados à covid-19.

Nos casos graves, além dos sintomas mencionados anteriormente, pode haver presença de dispneia/desconforto respiratório, pressão persistente no tórax ou saturação de oxigênio (O2) menor ou igual a 94%, ou ainda coloração azulada de lábios, ou rosto, caracterizando uma síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Critérios de confirmação de casos de covid-19

  • Por critério clínico-epidemiológico:

Caso de Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com histórico de contato próximo ou domiciliar nos 7 dias anteriores ao surgimento dos sinais e sintomas, com caso confirmado de covid-19.

  • Por critério laboratorial:

Caso de SG ou SRAG com teste que apresente resultado DETECTÁVEL para SARS-CoV-2, realizado por meio dos seguintes métodos:

Biologia Molecular:

RT-PCR em tempo real.
RT-LAMP.

Pesquisa de Antígeno:

Resultado REAGENTE para SARS-CoV-2, pelo método de Imunocromatografia para detecção de antígeno.

Complicações

Embora a maioria das pessoas com covid-19 desenvolva sintomas leves ou moderados, algumas podem apresentar sintomas graves que requerem suporte de oxigênio e podem apresentar a forma crítica da doença, com complicações como falência respiratória, sepse e choque séptico, tromboembolismo e/ou falência múltipla de órgãos, incluindo lesão hepática ou cardíaca aguda e requerem cuidados intensivos.

Uma complicação associada à covid-19, reportada em crianças e adolescentes, é a Síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P), caracterizada como uma condição tardia e exacerbada que acontece após o contato com o vírus. Casos raros de apresentação clínica semelhante também já foram identificados em adultos (SIM-A). Os casos de SIM-P e de SIM-A são de notificação compulsória. Para notificar e obter mais informações, consulte os documentos técnicos disponíveis em [link para acesso direto].

Tratamento

A associação dos fármacos antivirais nirmatrelvir e ritonavir (NMV/r) foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) para ser utilizada no tratamento da infecção pelo vírus SARS-CoV-2, visando reduzir o risco de internações, complicações e mortes pela covid-19.

O público-alvo para utilização são indivíduos com idade maior ou igual 18 anos com imunossupressão e/ou indivíduos com idade maior ou igual 65 anos.

A indicação clínica de uso do medicamento é para indivíduos do público-alvo, e que independente da situação vacinal:

Tenha covid-19 confirmada por teste rápido de antígeno (TRA) ou por teste de biologia molecular (RT-PCR ou RT-LAMP);
Esteja entre o 1º e o 5º dia de sintomas;
Apresente quadro clínico leve ou moderado (covid-19 não grave), caracterizado por quadro respiratório agudo com pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos;
Não esteja em uso de oxigênio suplementar.

Para obter mais informações quanto ao tratamento consulte o [link para acesso direto].

Medidas de prevenção

A principal medida de prevenção contra formas graves da covid-19 é a vacinação. Aliada à estratégia de vacinação, as medidas não farmacológicas, como distanciamento físico, etiqueta respiratória, higienização das mãos, uso de máscaras, limpeza e desinfecção de ambientes, e isolamento de casos suspeitos e confirmados, constituem outras formas de prevenção e controle da doença.

Vacinação

Para obter mais informações sobre a vacinação consulte o [link para acesso direto].

 

 

 

 

O que deve ser notificado? 

Casos que atendam a definição de caso de: 

Síndrome gripal (SG) suspeito de Covid-19 : Indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois (2) dos seguintes sinais e sintomas:

  •  febre (mesmo que referida),
  • calafrios,
  • dor de garganta,
  • dor de cabeça,
  • tosse,
  • coriza,
  • distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos.

Observações:

  • Em crianças: além dos itens anteriores, considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.
  • Em idosos: deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como sincope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.
  • Na suspeita de COVID-19, a febre pode estar ausente e sintomas gastrointestinais (diarreia) podem estar presentes.

- Síndrome respiratória aguda grave (SRAG) hospitalizado, óbito por SRAG, independentemente de hospitalização - Indivíduo com síndrome gripal que apresente:

  • dispneia/desconforto respiratório OU
  • pressão persistente no tórax OU
  • saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente OU
  • coloração azulada dos lábios ou rosto.

Observações:

  • Em crianças: além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência;
  • Para efeito de notificação no SIVEP-Gripe, devem ser considerados os casos de SRAG hospitalizados ou os óbitos por SRAG independente de hospitalização.  

- Indivíduos assintomáticos com confirmação laboratorial por biologia molecular ou teste de antígeno que evidenciam infecção recente por Covid-19.

 

- Casos suspeitos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica- SIM-P associada à covid-19.

- Casos suspeitos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica em Adultos (SIM-A) associada à covid-19.

- Surto de SG

 

Quem deve notificar?

Profissionais e instituições de saúde do setor público ou privado, em todo o território nacional, segundo a legislação nacional vigente.

 

Quando notificar?

Devem ser notificados dentro do prazo de 24 horas a partir da suspeita inicial do caso ou óbito.

Onde notificar?

  • Notificação de todos os casos de Síndrome Gripal (SG) em todos os equipamentos de saúde do município de São Paulo (Unidades públicas e privadas, unidades de atenção primária, consultórios, clínicas, centros de atendimento, pronto-atendimento, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT) – Sistema e-SUS Notifica

  • Notificação de casos com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) hospitalizados, óbito por SRAG (de qualquer etiologia), independentemente de hospitalização - Sistema SIVEP-GRIPE (Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe).

  • Surto de SG – deve ser notificado de forma agregada no módulo de surto do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan NET). Os casos de surto de SG que evoluírem para forma grave, de acordo com a definição de caso de SRAG, deverão ser notificados individualmente no sistema SIVEP-Gripe. Saiba mais em Vigilância de Vírus respiratórios. 

 

 


 

BOLETIM MENSAL – COVID-19:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/coronavirus/index.php?p=360128

 

​​​​​

 

 

 

 


 

 
 
 
 
 

SAIBA MAIS:

Arte possui fundo laranja. Ao centro, em letras azuis e brancas o texto diz: Painel Covid-19
Arte possui fundo laranja. Ao centro, em letras azuis e brancas o texto diz: Painel Covid-19
Arte possui fundo laranja. Ao centro, em letras azuis e brancas o texto diz: Vacina Sampa, sendo que a letra I, da palavra vacina foi substituída pela ilustração de uma seringa.
 
Arte possui fundo laranja. Ao centro, em letras azuis e brancas o texto diz: Vacina Sampa, sendo que a letra I, da palavra vacina foi substituída pela ilustração de uma seringa.
Fundo branco com 4 mãos coloridas ao centro. Logo abaixo, o texto em letras pretas diz: Cidade Solidária - Ação de voluntariado de São Paulo contra o Coronavírus
Arte possui fundo cor de laranja e ilustrações de vírus na cor branca. Centralizado, em letras azuis está escrito: Reabertura
 
Fundo azul, com ilustrações de vírus em branco e laranja. Texto boletins centralizado em branco
Arte possui fundo azul e ilustrações de vírus em branco e laranja. Texto centralizado diz: coronavírus na cor laranja e perguntas e resposta em branco
Arte possui fundo azul e ilustrações de vírus em branco e laranja. Texto centralizado diz: Coronavírus na cor laranja e Fake News em branco
 
Arte possui fundo azul e ilustrações de vírus em branco e laranja. Texto centralizado na cor branca diz: Sala de Imprensa
Arte possui fundo laranja com texto centralizado na cor azul que diz: notificação compulsória
Arte possui fundo azul com texto centralizado na cor laranja que diz:  coronavírus e na cor branca documentos técnicos
 
Mãos de pessoas unidas de fundo e texto centralizado na cor laranja prefeitura homenageia heróis contra covid-19
Arte possui fundo laranja com texto centralizado na cor azul que diz:  hospitais
Arte possui fundo laranja com texto centralizado na cor azul que diz: coronavírus e na cor branca mobilidade e transportes
 
Arte possui fundo laranja com texto centralizado na cor azul que diz: + notícias
Ilustração de pessoas coloridas de fundo e texto centralizado em azul que diz: Ação vidas no centro
Arte possui fundo cor de rosa Na parte superior o texto diz: Cuidando da família.  Mais abaixo, à direita, o texto diz: confira algumas dicas de como passar a quarentena. À esquerda ilustração de uma bolha azul sorrindo
 

RECOMENDAÇÕES E ORIENTAÇÕES

Enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes

Orientações para Fármacias

 

Orientações sobre HIV/Aids

Orientações Isolamento Domiciliar

 

Orientações para empresas que pretendem fabricar álcool em gel

Recomendação Rede Básica Municipal de Saúde

Plano de Contingência de Gestão de Resíduos Sólidos

MULTIMÍDIA

Dose adicional contra a Covid-19

Esperança - 100% de vacinados contra a Covid-19

Vacina Sampa 2ª Dose

 

Vacina Sampa 2ª Dose

Obrigado São Paulo - 100% dos adultos vacinados contra a Covid-19

Atenção aos cuidados contra a Covid-19

 

Capacidade do sistema de Saúde - 30s

Vacina Sampa

A vacinação começou. Não vamos baixar a guarda!

 

Aos poucos

Máscara salva vidas

 

Máscara salva vidas

 

Médica e paulistana

 

PMSP - Quarentena Coronavírus

Covid-19 nas periferias

 

Fábrica do Samba

Etiqueta Respiratória

Fique em Casa

 

Conheça a Família Nogueira

Família Nogueira

SPlica: Descarte de Lixo

 

Como se prevenir do coronavírus

Prevenção ao Coronavírus em Libras

Saiba mais sobre a COVID-19

 
 

Coronavírus: cuidados com a saúde mental

Coronavírus: Home Office

CARTAZES

Banner para impressão com as informações do conteúdo desta página

Cartaz de orientações

Banner para impressão com informação para que lave bem as mãos com sabão, esfregando a palma contra a outra, o dorso, entre os dedos, polegares, unhas na palma da outra mão, punhos e o aivso para enchaguar bem e secar.

Lave as mão corretamente

Banner para impressão com informação sobre o coronavírus

Flyer Coronavírus

Cartaz sobre o novo coronavírus e a doença falciforme

O novo coronavírus e a doença falciforme

Cartaz sobre o projeto sambando com saúde

Projeto sambando com saúde

 

 

Banner para impressão com informaçãosobre os cuidados domiciliares ao paciente com covid-19

Cuidados Domiciliares aos pacientes com COVID-19 

 

 

 

 

 

 

Cartaz sobre o projeto a pandemia de COVID-19 não acabou. Proteja-se!

A pandemia de COVID-19 não acabou. Proteja-se!

 

Cartaz sobre o projeto a pandemia de COVID-19 não acabou. Proteja-se!

A pandemia de COVID-19 não acabou. Proteja-se!