Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2025 | Horário: 19:00
Compartilhe:

AMA/UBS Jardim das Laranjeiras realiza ação para haitianos

Unidade, localizada na zona leste, fará atendimentos para apoiar imigrantes falantes do idioma crioulo nesta sexta-feira (28)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, das 9h às 12h, a ação “Vem Cuidar da Sua Saúde” (Vin Pran Swen Santew), na Associação Esportiva Meninos do Laranjeiras, na Avenida Bento Guelfi, 1.264. O evento é destinado à população haitiana da Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim das Laranjeiras, na zona leste de São Paulo, uma área onde muitos haitianos residem. 

Neste dia, os haitianos terão acesso a atendimento com médico de saúde da família, avaliação com enfermeira, coleta de Papanicolau, vacinação, teste rápido e orientação com equipe multidisciplinar, incluindo nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e assistente social. Também serão disponibilizados materiais em língua crioula, como informativos sobre tuberculose, dengue, leptospirose, hanseníase e o Programa Mãe Paulistana.

Esta ação visa garantir um atendimento personalizado e ajuda a clarificar e explicar como funciona o sistema de saúde, para que eles possam ter acesso aos serviços da rede municipal. “É extremamente importante essas ações, porque muitos haitianos não entendem, por exemplo, a importância e quais vacinas estão disponíveis; não tomam remédios por causa da dificuldade com o idioma e acabam desistindo de usar o serviço por não entenderem como funcionam os atendimentos”, explica Nauska Pierre Louis, agente de saúde, que nasceu na República Dominicana, vive no Brasil há cinco anos e fala os idiomas crioulo, espanhol, francês, inglês e português. Nauska estará como intérprete na sexta-feira.

 “Temos a preocupação de identificar as necessidades da população imigrante em uma determinada área e implementar as ações necessárias para garantir uma saúde de qualidade a todos”, explica o secretário municipal da Saúde de São Paulo, Luiz Carlos Zamarco. 

Na cidade de São Paulo, existem cerca de 203 mil migrantes cadastrados nos serviços de saúde. Em relação à nacionalidade, as dez mais atendidas nos serviços de saúde da capital são: Bolívia (271.598), Angola (82.728), Venezuela (60.812), República do Haiti (38.070), Paraguai (27.843), Uganda (25.795), Portugal (24.975), Peru (18.646), Nigéria (10.924) e Argentina (10.764).

Em 2024, o serviço municipal de saúde da cidade de São Paulo registrou 735 mil atendimentos a migrantes. 

Clique aqui para acessar os informativos em outros idiomas. 

collections
Galeria de imagens