Secretaria Municipal da Saúde
Capital reforça ações de conscientização sobre hanseníase ao longo de janeiro
Janeiro Roxo é o mês de conscientização sobre a hanseníase, doença causada por uma bactéria (bacilo de Hansen) que compromete a pele e os nervos, deixando sequelas se não for tratada.
Na capital, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) programou mais de 1.600 ações para a campanha Janeiro Roxo em 2025, com o objetivo de levar até a população orientações sobre a hanseníase, divulgando sinais e sintomas da doença, visando um diagnóstico precoce e tratamento, para evitar as incapacidades físicas, causadas pelo diagnóstico tardio.
Na intensificação do trabalho, de 17 a 24 de janeiro, acontece a “Semana H” em todas as regiões da cidade, com ações de busca ativa e eventos em locais públicos de grande circulação, como praças, parques, estações de metrô e terminais de ônibus, para divulgar e informar os sinais e sintomas da doença, no passado conhecida como lepra.
Um dos destaques é a caminhada de conscientização sobre a hanseníase, que irá ocorrer no Parque Independência, e frente ao Museu do Ipiranga, às 14h do dia 17 de janeiro.
Durante a campanha também haverá ações educativas junto às comunidades locais e intensificação dos exames em suspeitos e contatos dos pacientes em tratamento.