Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 17 de Abril de 2024 | Horário: 11:00
Compartilhe:

Dengue: saiba mais sobre a vacinação contra a doença

Coordenadora do Programa Municipal de Imunizações da SMS fala sobre o esquema vacinal, voltado à faixa etária dos 10 aos 14 anos

Dentro das estratégias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para combater a dengue, a informação ocupa um lugar primordial. Por isso, o Portal da SMS preparou uma série de conteúdos com informações sobre vários aspectos da doença, desde os mecanismos da infecção por meio do Aedes aegypti até sintomas, orientações para a busca de atendimento, controle de possíveis focos de proliferação do mosquito e também prevenção. No que diz respeito à prevenção, a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações (PMI) da SMS, Mariana de Souza Araújo, dá mais informações sobre a vacina contra a dengue, disponível na capital desde o dia 4 de abril.

Por que a faixa etária entre 10 e 14 anos foi escolhida como primeira a receber a vacina contra a dengue?
Esta é uma orientação do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) com base em dados que mostram que a faixa etária das crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos é a que concentra o maior número de hospitalizações por dengue depois do grupo dos idosos, para o qual a vacina ainda não foi autorizada pela Anvisa. Segundo dados do ministério, foram 16,4 mil hospitalizações nesta faixa etária entre janeiro de 2019 e novembro de 2023. O objetivo, portanto, é proteger quem mais precisa, uma vez que o número de doses disponíveis é limitado, em razão da capacidade de fornecimento do laboratório. Vale ressaltar que o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal.

A vacina é segura?
A vacina disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi desenvolvida com o vírus da dengue atenuado, o que a torna segura para ser aplicado sem causar a doença. Sua função é estimular o sistema imunológico a produzir células e anticorpos específicos para proteger a pessoa infectada. Vale lembrar que a agência reguladora brasileira, Anvisa, é rigorosa na aprovação de novos medicamentos, que precisam passar por testes para comprovar sua eficácia e segurança.

Qual é o esquema vacinal para este imunizante?
A imunização é feita em duas doses, sendo a segunda três meses depois da primeira; é importante que os pais voltam para a segunda dose para alcançar a imunidade contra a doença. Vale ressaltar que quem já teve dengue deve esperar seis meses para tomar a vacina, quem está com sintomas da doença também não deve tomar a vacina, e que ela não deve ser aplicada de forma simultânea com outros imunizantes.

Como os pais e responsáveis devem proceder para vacinar seus filhos?
Eles devem levar seus filhos à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima com o documento de identidade e a carteira da vacinação, se possível; as UBSs funcionam de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, e aos sábados a vacinação acontece nas AMAs/UBSs, das 7h às 19h. Por meio da plataforma De Olho na Fila é possível verificar se a unidade de saúde está com fila de espera para vacinação.

collections
Galeria de imagens