Secretaria Municipal da Saúde
Dia do Trabalho: Saúde da capital conta com 121 mil profissionais
Uma rede com 1.056 equipamentos de saúde só atinge seu objetivo com gente que cuida de gente e, na capital paulista são 121 mil profissionais na Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Esses 121 mil trabalhadores atuam nas seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), principalmente na atenção básica, que abrange entre outros equipamentos as 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além dos equipamentos de atenção especializada, dos hospitais municipais, UPAs, da sede da SMS e Samu.
Segundo dados da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), entre os profissionais da rede estão cerca de 25 mil médicos e 42 mil profissionais de enfermagem entre auxiliares, técnicos e enfermeiros, além de psicólogos, assistentes sociais, estomaterapeutas, nutricionitas, educadores físicos, cirurgiões dentistas, entre outros.
Outra categoria com presença significativa é a dos agentes comunitários de saúde (ACSs), com mais de 10 mil profissionais nas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). Os ACSs são o elo entre a população e a rede de assistência no território.
Não somente neste 1º de Maio, mas em todos os dias e plantões do ano, a SMS reconhece o comprometimento de seus profissionais e parabeniza cada um pela dedicação no desempenho de seu trabalho.
“Temos a alegria de compartilhar com esse time dedicado e que não mede esforços seja no enfrentamento a epidemias ou na promoção permanente da saúde e qualidade de vida na maior cidade do país, que o nosso trabalho é reconhecido pela população, que pelo quinto ano consecutivo elegeu o SUS como o melhor serviço público de São Paulo. É um trabalho árduo que nos enche de orgulho e somos gratos a cada integrante desta equipe”, comenta o secretário Luiz Carlos Zamarco.
LEIA TAMBÉM: Serviço público de saúde da capital é eleito o Melhor de São Paulo pelo 5º ano seguido
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk